Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141853 |
Resumo: | Neste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos. |
id |
UNSP_7aa8af6e010e858dac866ac79c0bcb9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141853 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em químicaFormação continuadaQuímicaUniversidade-escolaNeste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP]Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP]Lima, Heliana Rocha [UNESP]2016-07-19T13:00:46Z2016-07-19T13:00:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5222-5230application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-52302357-7819http://hdl.handle.net/11449/141853ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf109411379166541279898377279107590000-0002-5240-4870porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141853Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:55.759270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
title |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
spellingShingle |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] Formação continuada Química Universidade-escola |
title_short |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
title_full |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
title_fullStr |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
title_full_unstemmed |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
title_sort |
Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química |
author |
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] |
author_facet |
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP] Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP] Lima, Heliana Rocha [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP] Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP] Lima, Heliana Rocha [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP] Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP] Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP] Lima, Heliana Rocha [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Química Universidade-escola |
topic |
Formação continuada Química Universidade-escola |
description |
Neste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:46Z 2016-07-19T13:00:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-5230 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141853 ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf 1094113791665412 7989837727910759 0000-0002-5240-4870 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141853 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-5230 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf 1094113791665412 7989837727910759 0000-0002-5240-4870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5222-5230 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129436084600832 |