Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP], Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP], Lima, Heliana Rocha [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141853
Resumo: Neste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos.
id UNSP_7aa8af6e010e858dac866ac79c0bcb9e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141853
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em químicaFormação continuadaQuímicaUniversidade-escolaNeste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia (FEIS), Departamento de Física e Química, Ilha Solteira, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP]Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP]Lima, Heliana Rocha [UNESP]2016-07-19T13:00:46Z2016-07-19T13:00:46Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5222-5230application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-52302357-7819http://hdl.handle.net/11449/141853ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf109411379166541279898377279107590000-0002-5240-4870porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141853Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:32:55.759270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
title Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
spellingShingle Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Formação continuada
Química
Universidade-escola
title_short Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
title_full Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
title_fullStr Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
title_full_unstemmed Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
title_sort Avaliando uma proposta de metodologia de formação continuada em química
author Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
author_facet Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP]
Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP]
Lima, Heliana Rocha [UNESP]
author_role author
author2 Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP]
Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP]
Lima, Heliana Rocha [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Maria Angela de Moraes [UNESP]
Laurentiz, Rosangela da Silva de [UNESP]
Matos, Juliana Pinheiro de [UNESP]
Lima, Heliana Rocha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Química
Universidade-escola
topic Formação continuada
Química
Universidade-escola
description Neste trabalho descrevem-se ações metodológicas realizadas durante a execução de um projeto de intervenção realizado em parceria com a Diretoria de Ensino de Andradina, envolvendo professores de química vinculados a ela. Nessa proposta consideram-se os aspectos pessoais, profissionais e organizacionais, na tentativa de promover um professor que observa e reflete sobre a sua própria prática pedagógica. Os encontros ocorreram, na Diretoria, na Universidade e em salas de aula das escolas onde os professores atuam, sob a responsabilidade dos gestores, pesquisadores e professores, respectivamente. O professor participa do processo, sugerindo temas, e arranjos necessários para que os encontros aconteçam. Os pesquisadores levam em consideração as sugestões e ainda adaptam as atividades práticas para o contexto da sala de aula. Os professores reproduzem os elementos considerados essenciais para os pesquisadores tais como, envolvimento com o tema, com o aluno e com o contexto social, buscando parceria com os alunos e gestores, como revelado em seus relatos e por observação de sua atuação em sala de aula. A metodologia proposta valoriza a contribuição do grupo em cada indivíduo, fortalecendo os laços pessoais e profissionais, tão necessários para garantir a participação de todos os envolvidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:46Z
2016-07-19T13:00:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-5230
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141853
ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf
1094113791665412
7989837727910759
0000-0002-5240-4870
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141853
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5222-5230
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5222-5230.pdf
1094113791665412
7989837727910759
0000-0002-5240-4870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5222-5230
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129436084600832