Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141821 |
Resumo: | O presente Relato de Experiência busca estabelecer uma possível comparação entre duas medidas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo uma delas as Classes de Correção de Fluxo (2001/2005) e a outra as Salas de Recuperação Intensiva (2012), ambas impactando o ensino de Matemática de forma nem sempre positiva. A partir de tal comparação realizamos um trabalho de formação continuada com cinco professores de Matemática de uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em ATPC e Orientação Técnica, visando envolvê-los no processo de elaboração de um currículo simplificado, versando conteúdos curriculares, metodologias, materiais de apoio e formas de avaliação. A pertinência de tal comparação esta em salientar que apesar da descontinuidade das políticas públicas educacionais, as mesmas retornam frequentemente ao cenário educacional, sem ao menos passar por adequações ou análises que permitam aos seus idealizadores/implementadores um melhor ajuste às reais demandas da escola pública. |
id |
UNSP_7b10c1594ca2952766449bf8c68dc647 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141821 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemáticaRecuperação intensivaFormação continuadaMatemáticaO presente Relato de Experiência busca estabelecer uma possível comparação entre duas medidas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo uma delas as Classes de Correção de Fluxo (2001/2005) e a outra as Salas de Recuperação Intensiva (2012), ambas impactando o ensino de Matemática de forma nem sempre positiva. A partir de tal comparação realizamos um trabalho de formação continuada com cinco professores de Matemática de uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em ATPC e Orientação Técnica, visando envolvê-los no processo de elaboração de um currículo simplificado, versando conteúdos curriculares, metodologias, materiais de apoio e formas de avaliação. A pertinência de tal comparação esta em salientar que apesar da descontinuidade das políticas públicas educacionais, as mesmas retornam frequentemente ao cenário educacional, sem ao menos passar por adequações ou análises que permitam aos seus idealizadores/implementadores um melhor ajuste às reais demandas da escola pública.Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências de BauruUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP]2016-07-19T13:00:36Z2016-07-19T13:00:36Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7455-7464application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7455-74642357-7819http://hdl.handle.net/11449/141821ISSN2357-7819-2014-7455-7464.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-24T14:28:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141821Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:44:50.112961Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
title |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
spellingShingle |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP] Recuperação intensiva Formação continuada Matemática |
title_short |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
title_full |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
title_fullStr |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
title_full_unstemmed |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
title_sort |
Uma possível comparação entre as salas de recuperação intensiva e as classes de correção de fluxo: propondo a formação continuada de professores de matemática |
author |
Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP] |
author_facet |
Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Buranello, Luciana Vanessa de Almeida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recuperação intensiva Formação continuada Matemática |
topic |
Recuperação intensiva Formação continuada Matemática |
description |
O presente Relato de Experiência busca estabelecer uma possível comparação entre duas medidas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, sendo uma delas as Classes de Correção de Fluxo (2001/2005) e a outra as Salas de Recuperação Intensiva (2012), ambas impactando o ensino de Matemática de forma nem sempre positiva. A partir de tal comparação realizamos um trabalho de formação continuada com cinco professores de Matemática de uma das 91 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, em ATPC e Orientação Técnica, visando envolvê-los no processo de elaboração de um currículo simplificado, versando conteúdos curriculares, metodologias, materiais de apoio e formas de avaliação. A pertinência de tal comparação esta em salientar que apesar da descontinuidade das políticas públicas educacionais, as mesmas retornam frequentemente ao cenário educacional, sem ao menos passar por adequações ou análises que permitam aos seus idealizadores/implementadores um melhor ajuste às reais demandas da escola pública. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:36Z 2016-07-19T13:00:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7455-7464 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141821 ISSN2357-7819-2014-7455-7464.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141821 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7455-7464 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-7455-7464.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7455-7464 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128973386809344 |