Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Gavião Bastos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141726
Resumo: Este trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar.
id UNSP_7b2be0d008471de56dc648a89a402e8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141726
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusãoFormação de professoresInclusãoCurso de PedagogiaEste trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Adriana Gavião BastosDall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]2016-07-19T13:00:12Z2016-07-19T13:00:12Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9348-9357application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-93572357-7819http://hdl.handle.net/11449/141726ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141726Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:35:56.577620Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
title Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
spellingShingle Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
Oliveira, Adriana Gavião Bastos
Formação de professores
Inclusão
Curso de Pedagogia
title_short Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
title_full Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
title_fullStr Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
title_full_unstemmed Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
title_sort Curso de pedagogia:contribuições para a construção de saberes docentes para a inclusão
author Oliveira, Adriana Gavião Bastos
author_facet Oliveira, Adriana Gavião Bastos
Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]
author_role author
author2 Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Gavião Bastos
Dall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Inclusão
Curso de Pedagogia
topic Formação de professores
Inclusão
Curso de Pedagogia
description Este trabalho objetiva demonstrar a importância para a formação inicial de professores de uma disciplina específica com temas ligados à inclusão escolar articulada com a realização de estágio de 20h. A disciplina e o estágio fazem parte do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas, ofertada no 6º período do curso. O estágio oportuniza aos alunos visitar as escolas de apoio do Município, a escola regular onde há alunos com deficiência, observa-los na sala regular e na sala de recursos, entrevistar professores, supervisores e diretores das instituições escolares. Os resultados apresentados nos relatórios escritos e na socialização dos estágios evidenciam a importância desta experiência para reflexão das práticas docentes encontradas no cotidiano com os alunos da inclusão escolar. A junção da teoria com a prática na formação inicial demonstrou mudança qualitativa nos conhecimentos dos alunos e uma visão menos preconceituosa sobre as deficiências e as possibilidades de aprender do aluno incluído. Ressaltou a importância do Curso de Pedagogia para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:12Z
2016-07-19T13:00:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-9357
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141726
ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141726
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9348-9357
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-9348-9357.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9348-9357
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128833132429312