Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915311.pdf
Resumo: This research seeks to understand the learning difficulties in reading and writing during the literacy phase. For literacy teachers who work in the initial years of elementary school, the number of children with learning difficulties is increasing, and they reach the end of the third year without acquiring basic reading and writing skills. It is considered that the research will lead to the understanding of the difficulties of learning in reading and writing by seeking, through a bibliographical research, to understand what characterizes a learning difficulty in reading and writing, and how scientific articles analyze and conceptualizes such difficulties. For such a goal, a bibliographic survey of national scientific articles was carried out in the Scielo database, having as a temporal cut the last 9 years, which characterizes the research as bibliographical in a qualitative perspective. As the focus is restricted to the theme of literacy, only those articles that bring the reality of learning difficulties in the initial years of elementary school were selected
id UNSP_7b678cbd189efa81f61f03f835c9d2b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203429
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidasAprendizagemLeituraEscritaAlfabetizaçãoEnsino fundamentalInabilidade na leituraThis research seeks to understand the learning difficulties in reading and writing during the literacy phase. For literacy teachers who work in the initial years of elementary school, the number of children with learning difficulties is increasing, and they reach the end of the third year without acquiring basic reading and writing skills. It is considered that the research will lead to the understanding of the difficulties of learning in reading and writing by seeking, through a bibliographical research, to understand what characterizes a learning difficulty in reading and writing, and how scientific articles analyze and conceptualizes such difficulties. For such a goal, a bibliographic survey of national scientific articles was carried out in the Scielo database, having as a temporal cut the last 9 years, which characterizes the research as bibliographical in a qualitative perspective. As the focus is restricted to the theme of literacy, only those articles that bring the reality of learning difficulties in the initial years of elementary school were selectedO trabalho busca compreender as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita na fase da alfabetização. Para os professores alfabetizadores, que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental, é crescente o número de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e chegam ao final do terceiro ano sem adquirir habilidades básicas relacionadas à leitura e escrita. Considera-se que a pesquisa levará ao entendimento das dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita buscando, por meio de pesquisa bibliográfica, entender o que caracteriza uma dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita e como os artigos científicos analisam e compreendem tais dificuldades. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos nacionais no banco de dados da Scielo tendo como recorte temporal os últimos 9 anos, o que caracteriza a pesquisa como bibliográfica em uma perspectiva qualitativa. Como o foco se restringe a temática alfabetização, foram selecionados apenas os artigos que trazem a realidade das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]2021-03-10T12:57:03Z2021-03-10T12:57:03Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis49 f.application/pdfMILANI, Beatriz Francischineli. Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/203429990009153110206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915311.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T16:47:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203429Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:04:52.317164Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
title Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]
Aprendizagem
Leitura
Escrita
Alfabetização
Ensino fundamental
Inabilidade na leitura
title_short Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
title_full Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
title_sort Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas
author Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]
author_facet Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Beatriz Francischineli [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Leitura
Escrita
Alfabetização
Ensino fundamental
Inabilidade na leitura
topic Aprendizagem
Leitura
Escrita
Alfabetização
Ensino fundamental
Inabilidade na leitura
description This research seeks to understand the learning difficulties in reading and writing during the literacy phase. For literacy teachers who work in the initial years of elementary school, the number of children with learning difficulties is increasing, and they reach the end of the third year without acquiring basic reading and writing skills. It is considered that the research will lead to the understanding of the difficulties of learning in reading and writing by seeking, through a bibliographical research, to understand what characterizes a learning difficulty in reading and writing, and how scientific articles analyze and conceptualizes such difficulties. For such a goal, a bibliographic survey of national scientific articles was carried out in the Scielo database, having as a temporal cut the last 9 years, which characterizes the research as bibliographical in a qualitative perspective. As the focus is restricted to the theme of literacy, only those articles that bring the reality of learning difficulties in the initial years of elementary school were selected
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-03-10T12:57:03Z
2021-03-10T12:57:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILANI, Beatriz Francischineli. Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203429
990009153110206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915311.pdf
identifier_str_mv MILANI, Beatriz Francischineli. Dificuldades de aprendizagem: o que as constitui e como são entendidas. 2018. 49 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
990009153110206341
url http://hdl.handle.net/11449/203429
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915311.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129580667502592