Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Omote, Sadao [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000024
http://hdl.handle.net/11449/30595
Resumo: OBJETIVOS: verificar os conhecimentos dos professores sobre a perda auditiva, suas opiniões sobre a educação de alunos com esse tipo de privação sensorial e também conhecer suas atitudes frente à proposta da inclusão. MÉTODOS: participaram desta pesquisa quatro grupos de professores do ensino fundamental, com e sem experiência com aluno com perda auditiva. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e um questionário. Comparações entre os resultados de diferentes grupos, por meio de provas estatísticas apropriadas, foram feitas, sempre que a natureza dos dados o recomendava. RESULTADOS: os professores de 1ª a 4ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes com referência às atitudes sociais acerca da inclusão, tanto na dimensão ideológica quanto na operacional. Professores de 5ª a 8ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes nos itens ideológicos, porém divergiram nos itens operacionais. em relação aos conhecimentos, os grupos de professores com experiência não apresentaram conhecimentos diferenciados sobre aspectos relativos à perda auditiva, quando comparados com os grupos de professores sem experiência, e todos os grupos enfatizaram os aspectos comunicativos. CONCLUSÃO: a análise revela que os dados provenientes de diferentes instrumentos se complementam e sugerem que os professores são ideologicamente favoráveis à inclusão, entretanto, não têm conhecimentos suficientes para operacionalizar tal proposta.
id UNSP_7b8b16eb1c25466daf95fcf19ffa6936
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/30595
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusãoTeachers' knowledge about hearing loss and attitudes towards the inclusionEducaçãoReabilitação de Deficientes AuditivosSurdezPerda AuditivaEducationRehabilitation of Hearing ImpairedDeafnessHearing LossOBJETIVOS: verificar os conhecimentos dos professores sobre a perda auditiva, suas opiniões sobre a educação de alunos com esse tipo de privação sensorial e também conhecer suas atitudes frente à proposta da inclusão. MÉTODOS: participaram desta pesquisa quatro grupos de professores do ensino fundamental, com e sem experiência com aluno com perda auditiva. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e um questionário. Comparações entre os resultados de diferentes grupos, por meio de provas estatísticas apropriadas, foram feitas, sempre que a natureza dos dados o recomendava. RESULTADOS: os professores de 1ª a 4ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes com referência às atitudes sociais acerca da inclusão, tanto na dimensão ideológica quanto na operacional. Professores de 5ª a 8ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes nos itens ideológicos, porém divergiram nos itens operacionais. em relação aos conhecimentos, os grupos de professores com experiência não apresentaram conhecimentos diferenciados sobre aspectos relativos à perda auditiva, quando comparados com os grupos de professores sem experiência, e todos os grupos enfatizaram os aspectos comunicativos. CONCLUSÃO: a análise revela que os dados provenientes de diferentes instrumentos se complementam e sugerem que os professores são ideologicamente favoráveis à inclusão, entretanto, não têm conhecimentos suficientes para operacionalizar tal proposta.PURPOSE: to check teachers' knowledge about hearing loss, their opinion about the students with this kind of sensorial privation and to know about their attitudes towards the inclusion proposal. METHODS: four groups of teachers from primary and secondary school, with and without experience with hearing loss students, took part in this research. The instruments utilized on this data were Lickert Scale of Attitudes toward Inclusion (ELASI) and a questionnaire, comparisons between different groups, by means of proper statistical tools, whenever the data features recommended it. RESULTS: the primary school teachers, with and without experience on hearing loss students, showed similar responses related to social attitudes about inclusion, both in under the ideological and operational dimension. The secondary school teachers, with and without experience, showed similar responses on the ideological items, however, they disagreed on the operational items. Related to the knowledge about hearing loss aspects, when compared with the group without experience and all groups emphasized the communicative aspects. CONCLUSION: the analysis revealed that different data collection procedures produced complementary data and suggested that teachers were ideologically favorable to inclusion, but they had not enough knowledge to make it feasible.Universidade Estadual Paulista Departamento de Fonoaudiologia Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação EspecialUniversidade Estadual Paulista Departamento de Fonoaudiologia Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Educação EspecialCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]Omote, Sadao [UNESP]2014-05-20T15:17:45Z2014-05-20T15:17:45Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article633-640application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000024Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 633-640, 2010.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/3059510.1590/S1516-18462010005000024S1516-18462010000400013S1516-18462010000400013.pdf7647316253011798SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:38:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/30595Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:38:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
Teachers' knowledge about hearing loss and attitudes towards the inclusion
title Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
spellingShingle Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]
Educação
Reabilitação de Deficientes Auditivos
Surdez
Perda Auditiva
Education
Rehabilitation of Hearing Impaired
Deafness
Hearing Loss
title_short Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
title_full Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
title_fullStr Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
title_full_unstemmed Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
title_sort Conhecimentos de professores sobre perda auditiva e suas atitudes frente á inclusão
author Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]
author_facet Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]
Omote, Sadao [UNESP]
author_role author
author2 Omote, Sadao [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Delgado-Pinheiro, Eliane Maria Carrit [UNESP]
Omote, Sadao [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Reabilitação de Deficientes Auditivos
Surdez
Perda Auditiva
Education
Rehabilitation of Hearing Impaired
Deafness
Hearing Loss
topic Educação
Reabilitação de Deficientes Auditivos
Surdez
Perda Auditiva
Education
Rehabilitation of Hearing Impaired
Deafness
Hearing Loss
description OBJETIVOS: verificar os conhecimentos dos professores sobre a perda auditiva, suas opiniões sobre a educação de alunos com esse tipo de privação sensorial e também conhecer suas atitudes frente à proposta da inclusão. MÉTODOS: participaram desta pesquisa quatro grupos de professores do ensino fundamental, com e sem experiência com aluno com perda auditiva. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a Escala Lickert de Atitudes Sociais em Relação à Inclusão (ELASI) e um questionário. Comparações entre os resultados de diferentes grupos, por meio de provas estatísticas apropriadas, foram feitas, sempre que a natureza dos dados o recomendava. RESULTADOS: os professores de 1ª a 4ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes com referência às atitudes sociais acerca da inclusão, tanto na dimensão ideológica quanto na operacional. Professores de 5ª a 8ª séries, com e sem experiência com alunos com perda auditiva, apresentaram respostas semelhantes nos itens ideológicos, porém divergiram nos itens operacionais. em relação aos conhecimentos, os grupos de professores com experiência não apresentaram conhecimentos diferenciados sobre aspectos relativos à perda auditiva, quando comparados com os grupos de professores sem experiência, e todos os grupos enfatizaram os aspectos comunicativos. CONCLUSÃO: a análise revela que os dados provenientes de diferentes instrumentos se complementam e sugerem que os professores são ideologicamente favoráveis à inclusão, entretanto, não têm conhecimentos suficientes para operacionalizar tal proposta.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
2014-05-20T15:17:45Z
2014-05-20T15:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000024
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 633-640, 2010.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/30595
10.1590/S1516-18462010005000024
S1516-18462010000400013
S1516-18462010000400013.pdf
7647316253011798
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000024
http://hdl.handle.net/11449/30595
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 12, n. 4, p. 633-640, 2010.
1516-1846
10.1590/S1516-18462010005000024
S1516-18462010000400013
S1516-18462010000400013.pdf
7647316253011798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 633-640
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128114516033536