Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santo, Stela Cezare do [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202249
Resumo: A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender e discutir as concepções de professores das salas regular e de recursos sobre o trabalho docente junto aos alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), com foco no trabalho colaborativo e nas estratégias utilizadas para a adaptação curricular. Participaram, treze professores, sendo seis atuantes no ensino regular, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e sete nas salas de recursos de duas escolas localizadas no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza como instrumento de coleta de dados: roteiros de entrevistas semiestruturados e ficha de identificação com a compilação de informações sobre formação e experiência profissional. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se a precarização das condições de trabalho docente; déficit na formação inicial dos professores e necessidade de uma formação contínua; transposição de responsabilidades entre os atores que fazem parte do processo educativo do aluno PAEE; compreensão reducionista acerca do conceito de adaptação curricular e significativas limitações e/ou inexistência de articulação de um trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e das salas de recursos. Os dados obtidos podem contribuir para as reflexões e discussões referentes ao trabalho docente com o aluno PAEE, práticas pedagógicas e atuação dos profissionais envolvidos neste processo.
id UNSP_7c7ee3ee0c9ba7f51d00661f436b7898
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202249
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docenteCurriculum adaptation and collaborative work in são paulo state network: the teaching perspectiveCurrículoTrabalho colaborativoEducação especialAtendimento educacional especializadoProfessores formaçãoCurriculumCollaborative workSpecial educationSpecialized educational serviceTeacher trainingA presente pesquisa apresenta como objetivo compreender e discutir as concepções de professores das salas regular e de recursos sobre o trabalho docente junto aos alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), com foco no trabalho colaborativo e nas estratégias utilizadas para a adaptação curricular. Participaram, treze professores, sendo seis atuantes no ensino regular, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e sete nas salas de recursos de duas escolas localizadas no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza como instrumento de coleta de dados: roteiros de entrevistas semiestruturados e ficha de identificação com a compilação de informações sobre formação e experiência profissional. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se a precarização das condições de trabalho docente; déficit na formação inicial dos professores e necessidade de uma formação contínua; transposição de responsabilidades entre os atores que fazem parte do processo educativo do aluno PAEE; compreensão reducionista acerca do conceito de adaptação curricular e significativas limitações e/ou inexistência de articulação de um trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e das salas de recursos. Os dados obtidos podem contribuir para as reflexões e discussões referentes ao trabalho docente com o aluno PAEE, práticas pedagógicas e atuação dos profissionais envolvidos neste processo.This research aims to understand and discuss the conceptions of teachers of the regular classrooms and resources on the teaching work with the Target audience Students of Special Education (TSSE) with a focus on collaborative work and on the strategies used for curriculum adaptation. Thirteen teachers participated, six of them working in regular education, in the final years of elementary and high school, and seven in the resource rooms of two schools located in the interior of the State of São Paulo. The research adopts a qualitative approach, of the case study type, and uses as an instrument of data collection: semi-structured interview scripts and identification form with the compilation of information on training and professional experience. The data were analyzed according to the content analysis technique. As a result, the precariousness of teaching work conditions was highlighted; deficit in initial teacher training and the need for continuous training; transposition of responsibilities among the actors who are part of the TSSE student’s educational process; reductionist understanding of the concept of curricular adaptation and significant limitations and/or lack of articulation of a collaborative work between regular education teachers and resource rooms. The data obtained can contribute to the reflections and discussions regarding the teaching work with the student TSSE, pedagogical practices and the performance of the professionals involved in this process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88882.432601/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santo, Stela Cezare do [UNESP]2021-01-05T17:59:28Z2021-01-05T17:59:28Z2020-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20224933004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202249Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
Curriculum adaptation and collaborative work in são paulo state network: the teaching perspective
title Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
spellingShingle Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
Santo, Stela Cezare do [UNESP]
Currículo
Trabalho colaborativo
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores formação
Curriculum
Collaborative work
Special education
Specialized educational service
Teacher training
title_short Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
title_full Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
title_fullStr Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
title_full_unstemmed Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
title_sort Adaptação curricular e trabalho colaborativo na rede estadual paulista: a perspectiva docente
author Santo, Stela Cezare do [UNESP]
author_facet Santo, Stela Cezare do [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santo, Stela Cezare do [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Trabalho colaborativo
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores formação
Curriculum
Collaborative work
Special education
Specialized educational service
Teacher training
topic Currículo
Trabalho colaborativo
Educação especial
Atendimento educacional especializado
Professores formação
Curriculum
Collaborative work
Special education
Specialized educational service
Teacher training
description A presente pesquisa apresenta como objetivo compreender e discutir as concepções de professores das salas regular e de recursos sobre o trabalho docente junto aos alunos público alvo da Educação Especial (PAEE), com foco no trabalho colaborativo e nas estratégias utilizadas para a adaptação curricular. Participaram, treze professores, sendo seis atuantes no ensino regular, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio e sete nas salas de recursos de duas escolas localizadas no interior do Estado de São Paulo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, e utiliza como instrumento de coleta de dados: roteiros de entrevistas semiestruturados e ficha de identificação com a compilação de informações sobre formação e experiência profissional. Os dados foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, evidenciou-se a precarização das condições de trabalho docente; déficit na formação inicial dos professores e necessidade de uma formação contínua; transposição de responsabilidades entre os atores que fazem parte do processo educativo do aluno PAEE; compreensão reducionista acerca do conceito de adaptação curricular e significativas limitações e/ou inexistência de articulação de um trabalho colaborativo entre os professores do ensino regular e das salas de recursos. Os dados obtidos podem contribuir para as reflexões e discussões referentes ao trabalho docente com o aluno PAEE, práticas pedagógicas e atuação dos profissionais envolvidos neste processo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-28
2021-01-05T17:59:28Z
2021-01-05T17:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202249
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/202249
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649772950650880