Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Débora Jucely de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180662
Resumo: As transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado.
id UNSP_7c8438646550c2b1931b5f22de8c44cf
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180662
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus MachadoDiscovering digital skills in academics: a challenge for IFSULDEMINAS - Campus MachadoInovações tecnológicasEducação profissionalEnsinoInternetTechnological innovationsProfessional educationTeachingAs transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado.The transformations in the school and educational environment are accelerating, with the result that there was a readaptation of educational actions and educational proposals. However, not all teachers follow such changes, due to the fears and uncertainties they feel in the face of the new. On the other hand, students get immersed in the cyber environment and research through virtual spaces, which happen in a faster, more current and more connected with the future, creating a bubble between one generation and another. New information and communication technologies (ICTs), all marked by the technological advances coming from the digital era and the creation of different electronic devices that glimpse the whole, advance every day and provoke a great ease in the communication between the people, giving rise to a differentiated enchantment by these devices that can facilitate and improve people's lives by modifying the way they think and act. And the educational sector can not remove these modernizations from within its process, but rather take advantage of them as pedagogical tools to break the paradigm that the school is only a place of content transmission, producing a new educational image for the present, where learning to learn is fundamental, in a constant construction of knowledge where the competence to know how to seek, understand, criticize and use this knowledge is well established to train quality citizens for the future. This was the motto of our study, which in a research of the participant type raises data analyzed qualitatively, mapping and explaining details of a unit of IFSULDEMINAS - Campus Machado.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Débora Jucely de2019-02-05T19:23:16Z2019-02-05T19:23:16Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18066200091234033004137066P599988246475361090000-0002-5669-5425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:02:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180662Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-09T06:02:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
Discovering digital skills in academics: a challenge for IFSULDEMINAS - Campus Machado
title Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
spellingShingle Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
Carvalho, Débora Jucely de
Inovações tecnológicas
Educação profissional
Ensino
Internet
Technological innovations
Professional education
Teaching
title_short Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
title_full Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
title_fullStr Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
title_full_unstemmed Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
title_sort Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
author Carvalho, Débora Jucely de
author_facet Carvalho, Débora Jucely de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Afonso Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Débora Jucely de
dc.subject.por.fl_str_mv Inovações tecnológicas
Educação profissional
Ensino
Internet
Technological innovations
Professional education
Teaching
topic Inovações tecnológicas
Educação profissional
Ensino
Internet
Technological innovations
Professional education
Teaching
description As transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-14
2019-02-05T19:23:16Z
2019-02-05T19:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180662
000912340
33004137066P5
9998824647536109
0000-0002-5669-5425
url http://hdl.handle.net/11449/180662
identifier_str_mv 000912340
33004137066P5
9998824647536109
0000-0002-5669-5425
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964491258003456