Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180662 |
Resumo: | As transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado. |
id |
UNSP_7c8438646550c2b1931b5f22de8c44cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/180662 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus MachadoDiscovering digital skills in academics: a challenge for IFSULDEMINAS - Campus MachadoInovações tecnológicasEducação profissionalEnsinoInternetTechnological innovationsProfessional educationTeachingAs transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado.The transformations in the school and educational environment are accelerating, with the result that there was a readaptation of educational actions and educational proposals. However, not all teachers follow such changes, due to the fears and uncertainties they feel in the face of the new. On the other hand, students get immersed in the cyber environment and research through virtual spaces, which happen in a faster, more current and more connected with the future, creating a bubble between one generation and another. New information and communication technologies (ICTs), all marked by the technological advances coming from the digital era and the creation of different electronic devices that glimpse the whole, advance every day and provoke a great ease in the communication between the people, giving rise to a differentiated enchantment by these devices that can facilitate and improve people's lives by modifying the way they think and act. And the educational sector can not remove these modernizations from within its process, but rather take advantage of them as pedagogical tools to break the paradigm that the school is only a place of content transmission, producing a new educational image for the present, where learning to learn is fundamental, in a constant construction of knowledge where the competence to know how to seek, understand, criticize and use this knowledge is well established to train quality citizens for the future. This was the motto of our study, which in a research of the participant type raises data analyzed qualitatively, mapping and explaining details of a unit of IFSULDEMINAS - Campus Machado.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Afonso Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Débora Jucely de2019-02-05T19:23:16Z2019-02-05T19:23:16Z2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18066200091234033004137066P599988246475361090000-0002-5669-5425porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-09T06:02:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180662Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T11:54:04.482381Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado Discovering digital skills in academics: a challenge for IFSULDEMINAS - Campus Machado |
title |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
spellingShingle |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado Carvalho, Débora Jucely de Inovações tecnológicas Educação profissional Ensino Internet Technological innovations Professional education Teaching |
title_short |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
title_full |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
title_fullStr |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
title_full_unstemmed |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
title_sort |
Descobrindo habilidades digitais em acadêmicos: um desafio para o IFSULDEMINAS - Campus Machado |
author |
Carvalho, Débora Jucely de |
author_facet |
Carvalho, Débora Jucely de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Afonso Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Débora Jucely de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovações tecnológicas Educação profissional Ensino Internet Technological innovations Professional education Teaching |
topic |
Inovações tecnológicas Educação profissional Ensino Internet Technological innovations Professional education Teaching |
description |
As transformações no ambiente escolar e educacional avançam aceleradamente, com isso houve uma readaptação as ações educativas e nas propostas educacionais. Entretanto, nem todos os docentes acompanham tais mudanças, em função dos medos e das incertezas que sentem diante do novo. Por outro lado, os alunos chegam imersos no ciberambiente e nas pesquisas por meio dos espaços virtuais, que acontecem de maneira mais veloz, mais atual e mais conectada com o futuro, criando uma bolha entre uma geração e outra. Novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), todas marcadas pelos avanços tecnológicos advindos da era digital e da criação de diferentes dispositivos eletrônicos que vislumbram a todo, avançam cada dia e provocam uma grande facilidade na comunicação entre as pessoas, fazendo emergir um encantamento diferenciado por esses dispositivos que podem facilitar e melhorar a vida das pessoas, modificando a maneira de pensar e agir. E o setor educacional não pode apartar essas modernizações de dentro de seu processo, mas sim aproveitá-las como ferramentas pedagógicas para a quebra do paradigma de que a escola é apenas local de transmissão de conteúdos, produzindo uma nova imagem educacional para a atualidade, onde aprender a aprender seja fundamental, numa construção constante de conhecimentos onde a competência de saber buscar, compreender, criticar e utilizar esse conhecimento seja bem sedimentada para formar cidadãos de qualidade para o futuro. Este foi o mote de nosso estudo, que numa pesquisa do tipo participante levanta dados analisados qualiquantitativamente, mapeando e explicitando detalhes de uma unidade do IFSULDEMINAS – Campus Machado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-14 2019-02-05T19:23:16Z 2019-02-05T19:23:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/180662 000912340 33004137066P5 9998824647536109 0000-0002-5669-5425 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/180662 |
identifier_str_mv |
000912340 33004137066P5 9998824647536109 0000-0002-5669-5425 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803045899782324224 |