Projeto estendendo o horizonte: educação e tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho26.htm http://hdl.handle.net/11449/148180 |
Resumo: | No primeiro semestre de 1997 o Grupo de Pesquisa e Suporte em Educação e Tecnologia -GPSETE iniciou o projeto "Estendendo o Horizonte: Educação e Tecnologia", integrante do programa Informática na Educação, convênio IBM/UNESP, que envolve a parceria entre a IBM, a UNESP e a comunidade de Presidente Prudente. O desenvolvimento do projeto está inserido num contexto amplo, estendendo-se para fora dos limites da universidade, pois tem como escola parceira a EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon", localizada na periferia de Presidente Prudente. Este trabalho contemplou os interesses comuns da IBM e da FCT/UNESP nesta área, atendendo os anseios de ambas as partes. Da IBM, na difusão do software MicroMundos* para Presidente Prudente e região, podendo contar com pesquisadores trabalhando não apenas no suporte a seus software, mas também no desenvolvimento de novas idéias e metodologias que eventualmente poderão ser incorporadas. Por sua vez, o GPSETE tem tido melhores oportunidades e condições técnicas para desenvolvimento de pesquisas, pois foi contemplado com a instalação de um laboratório de Informática para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades de formação, tendo a oportunidade de trabalhar com professores e alunos de uma escola, vivenciando situações reais. A escola parceira no projeto conta atualmente com 1070 alunos. Fazem parte do seu quadro docente, 35 professores, sendo 06 efetivos, 01 estável, os demais professores são servidores e conta com dois coordenadores pedagógicos. Atualmente, oito destes professores participam das atividades do projeto, incluindo um dos coordenadores e a vice-diretora. O projeto "Estendendo o Horizonte: Educação e Tecnologia" tem como objetivos: estruturar o GPSETE, grupo de pesquisa emergente da FCT/UNESP, preparando-o para atuar e desenvolver pesquisas na área de Informática na Educação, e participar de atividades de formação destinadas a comunidade em geral; criar um ambiente computacional na EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon", visando utilizar o computador como ferramenta educacional, com base na abordagem construcionista; capacitar os professores da escola parceira para atuarem no ambiente mencionado acima; integrar a universidade com a escola, por meio da participação dos alunos dos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Geografia nas atividades propostas. Visando atingir estes objetivos, um grupo de professores da EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon" foi capacitado através de cursos de extensão universitária envolvendo subsídios da linguagem Logo. Buscando refletir sobre as práticas pedagógicas, foram realizados seminários, palestras, leituras e discussões de textos e vídeos. Cada professor desenvolveu um projeto individualmente, visando aplicá-lo com os alunos, embora tenham sido orientados que um projeto interdisciplinar seria mais rico e propiciaria a discussão e a troca de informações e experiências. Os professores tiveram a oportunidade de trabalhar com alunos em dois momentos, supervisionados pelos membros do GPSETE. As atividades foram desenvolvidas com base na abordagem construcionista, segundo a qual o aluno constrói o seu conhecimento com projetos interdisciplinares que desenvolvem usando o computador. A ênfase está na aprendizagem, que se dá pela descoberta e pelo "fazer". Tal metodologia, idealizada por Seymour Papert, está fundamentada no construtivismo piagetiano, onde o professor assume o papel de mediador e o erro desempenha um papel importante, pois o aluno vivencia o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração. No primeiro momento, os alunos exploraram os comandos básicos da linguagem Logo e os outros recursos do software MicroMundos. No segundo, trabalharam com os projetos apresentados pelos professores e conseguiram transformá-los em outros muito mais interessantes, introduzindo questões e respostas orais, por meio do uso de som e gravação. Isto mostra que o aluno domina a tecnologia com mais facilidade e rapidez, e surpreende pela criatividade e ousadia. A partir do mês de outubro de 1998, as atividades que eram até então desenvolvidas no Laboratório do GPSETE, nas dependências da FCT, puderam ser desenvolvidas na própria escola, que foi contemplada com cinco computadores enviados pelo governo estadual. Foi possível observar o interesse dos alunos e alguns chegaram a demonstrar um melhor aproveitamento em sala de aula. Isso reflete que o computador, quando utilizado segundo a abordagem construcionista, traz mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, as dificuldades encontradas foram muitas: - a escola não contava com os computadores no início do projeto; - houve mais de uma troca de direção da escola, o que dificultou um entrosamento melhor entre os participantes do projeto, a direção e os membros do GPSETE; - como a escola conta com um grande número de professores servidores, nem todos que participaram do projeto durante o ano de 1997 continuam na escola até hoje. Por esse motivo, acrescido a outros, como problemas de saúde e particulares, o projeto perdeu alguns participantes. Mesmo os que estão participando do projeto atualmente, poderão não estar na escola no próximo ano letivo; - em geral, os professores não estão abertos aos novos paradigmas. Muitos deles não estão familiarizados com a tecnologia e ainda não incorporaram a necessidade de uma mudança no paradigma educacional, de modo a formar um cidadão mais crítico e preparado para a sociedade de hoje e do futuro; - não tem sido fácil incorporar novas tecnologias às práticas educativas tradicionais e redimensionar a sua utilização em uma escola que ainda se define pelo conservadorismo dos sistemas fechados de ensino. O projeto terá continuidade, durante o ano letivo de 1999, com o subprojeto "Educação Ambiental", que consiste em desenvolver um estudo interdisciplinar sobre o Meio Ambiente, na EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon, utilizando os computadores. Tal subprojeto é significativo pois a escola está situada próximo a um córrego poluído, chamado "Córrego do Veado", que produz um cheiro desagradável, e próximo a um "lixão", ambos causando riscos à saúde da população do bairro e aos alunos da escola. A metodologia a ser utilizada prevê o uso do computador integrado a outras mídias tais como filmadora, máquina fotográfica, e microcâmera. A pesquisa na Internet e o uso do software MicroMundos serão somados as atividades de pesquisa em bibliotecas, entrevistas, excursões, aulas expositivas e palestras. Todas as ações desencadeadas serão registradas na forma de mapas, gráficos, fotos, figuras, textos, etc., e darão subsídios à reflexão sobre os problemas do bairro e uma possível alternativa de solução a ser encaminhada aos órgãos competentes. As atividades serão desenvolvidas no laboratório de informática da escola, contemplando o aprender a aprender, o "fazer", o "colocar as mãos na massa", de modo que o aluno participe ativamente da construção do seu conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, foram oferecidos estágios para alunos dos cursos de licenciatura da FCT, bem como cursos de extensão universitária para alunos da FCT e professores da rede oficial de ensino. Os membros do GPSETE participaram ainda, no ano de 1998, do Projeto de Educação Continuada - PEC, do convênio UNESP/SEE, ministrando um curso para professores vinculados à Delegacia de Ensino de Dracena - SP, e ofereceram o curso Introdução à Informática para Educadores (Módulo I), do convênio FDE/UNESP. Foram atendidos setenta professores, possibilitando um primeiro contato com os computadores e proporcionando um repensar sobre sua prática pedagógica. Os cursos ministrados, bem como os estágios oferecidos, contribuíram na formação acadêmica dos alunos dos cursos de licenciatura da FCT, permitindo vislumbrar e vivenciar o uso dos computadores segundo uma abordagem diferenciada. Os cursos do PEC e da FDE propiciaram a formação da comunidade em geral e com isso estamos intensificando a integração entre a universidade e as escolas, atingindo assim um dos objetivos do projeto. Acreditamos que as novas tecnologias podem provocar uma revolução no sistema educacional vigente ou pelo menos atuar como catalisador da mudança do paradigma educacional. Os computadores estão chegando às escolas públicas e particulares e os professores ainda não estão preparados para atuarem com as novas tecnologias. Assim, o momento é propício para capacitá-los e desencadear a reflexão sobre sua ação. O projeto "Estendendo o Horizonte: Educação e Tecnologia" tem sido de fundamental importância para o grupo colocar em prática as teorias estudadas, e assim contribuir com a necessária transformação das escolas de primeiro e segundo graus, de modo a melhor formar o cidadão. |
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Por sua vez, o GPSETE tem tido melhores oportunidades e condições técnicas para desenvolvimento de pesquisas, pois foi contemplado com a instalação de um laboratório de Informática para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades de formação, tendo a oportunidade de trabalhar com professores e alunos de uma escola, vivenciando situações reais. A escola parceira no projeto conta atualmente com 1070 alunos. Fazem parte do seu quadro docente, 35 professores, sendo 06 efetivos, 01 estável, os demais professores são servidores e conta com dois coordenadores pedagógicos. Atualmente, oito destes professores participam das atividades do projeto, incluindo um dos coordenadores e a vice-diretora. 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Buscando refletir sobre as práticas pedagógicas, foram realizados seminários, palestras, leituras e discussões de textos e vídeos. Cada professor desenvolveu um projeto individualmente, visando aplicá-lo com os alunos, embora tenham sido orientados que um projeto interdisciplinar seria mais rico e propiciaria a discussão e a troca de informações e experiências. Os professores tiveram a oportunidade de trabalhar com alunos em dois momentos, supervisionados pelos membros do GPSETE. As atividades foram desenvolvidas com base na abordagem construcionista, segundo a qual o aluno constrói o seu conhecimento com projetos interdisciplinares que desenvolvem usando o computador. A ênfase está na aprendizagem, que se dá pela descoberta e pelo "fazer". Tal metodologia, idealizada por Seymour Papert, está fundamentada no construtivismo piagetiano, onde o professor assume o papel de mediador e o erro desempenha um papel importante, pois o aluno vivencia o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração. No primeiro momento, os alunos exploraram os comandos básicos da linguagem Logo e os outros recursos do software MicroMundos. No segundo, trabalharam com os projetos apresentados pelos professores e conseguiram transformá-los em outros muito mais interessantes, introduzindo questões e respostas orais, por meio do uso de som e gravação. Isto mostra que o aluno domina a tecnologia com mais facilidade e rapidez, e surpreende pela criatividade e ousadia. A partir do mês de outubro de 1998, as atividades que eram até então desenvolvidas no Laboratório do GPSETE, nas dependências da FCT, puderam ser desenvolvidas na própria escola, que foi contemplada com cinco computadores enviados pelo governo estadual. Foi possível observar o interesse dos alunos e alguns chegaram a demonstrar um melhor aproveitamento em sala de aula. Isso reflete que o computador, quando utilizado segundo a abordagem construcionista, traz mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, as dificuldades encontradas foram muitas: - a escola não contava com os computadores no início do projeto; - houve mais de uma troca de direção da escola, o que dificultou um entrosamento melhor entre os participantes do projeto, a direção e os membros do GPSETE; - como a escola conta com um grande número de professores servidores, nem todos que participaram do projeto durante o ano de 1997 continuam na escola até hoje. Por esse motivo, acrescido a outros, como problemas de saúde e particulares, o projeto perdeu alguns participantes. Mesmo os que estão participando do projeto atualmente, poderão não estar na escola no próximo ano letivo; - em geral, os professores não estão abertos aos novos paradigmas. Muitos deles não estão familiarizados com a tecnologia e ainda não incorporaram a necessidade de uma mudança no paradigma educacional, de modo a formar um cidadão mais crítico e preparado para a sociedade de hoje e do futuro; - não tem sido fácil incorporar novas tecnologias às práticas educativas tradicionais e redimensionar a sua utilização em uma escola que ainda se define pelo conservadorismo dos sistemas fechados de ensino. O projeto terá continuidade, durante o ano letivo de 1999, com o subprojeto "Educação Ambiental", que consiste em desenvolver um estudo interdisciplinar sobre o Meio Ambiente, na EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon, utilizando os computadores. Tal subprojeto é significativo pois a escola está situada próximo a um córrego poluído, chamado "Córrego do Veado", que produz um cheiro desagradável, e próximo a um "lixão", ambos causando riscos à saúde da população do bairro e aos alunos da escola. 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Os membros do GPSETE participaram ainda, no ano de 1998, do Projeto de Educação Continuada - PEC, do convênio UNESP/SEE, ministrando um curso para professores vinculados à Delegacia de Ensino de Dracena - SP, e ofereceram o curso Introdução à Informática para Educadores (Módulo I), do convênio FDE/UNESP. Foram atendidos setenta professores, possibilitando um primeiro contato com os computadores e proporcionando um repensar sobre sua prática pedagógica. Os cursos ministrados, bem como os estágios oferecidos, contribuíram na formação acadêmica dos alunos dos cursos de licenciatura da FCT, permitindo vislumbrar e vivenciar o uso dos computadores segundo uma abordagem diferenciada. Os cursos do PEC e da FDE propiciaram a formação da comunidade em geral e com isso estamos intensificando a integração entre a universidade e as escolas, atingindo assim um dos objetivos do projeto. Acreditamos que as novas tecnologias podem provocar uma revolução no sistema educacional vigente ou pelo menos atuar como catalisador da mudança do paradigma educacional. Os computadores estão chegando às escolas públicas e particulares e os professores ainda não estão preparados para atuarem com as novas tecnologias. Assim, o momento é propício para capacitá-los e desencadear a reflexão sobre sua ação. O projeto "Estendendo o Horizonte: Educação e Tecnologia" tem sido de fundamental importância para o grupo colocar em prática as teorias estudadas, e assim contribuir com a necessária transformação das escolas de primeiro e segundo graus, de modo a melhor formar o cidadão.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Matemática, Presidente Prudente, SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fürkotter, Monica [UNESP]2017-01-18T15:46:07Z2017-01-18T15:46:07Z2001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho26.htmhttp://hdl.handle.net/11449/148180PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-19T14:32:17Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148180Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:35:03.638381Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Por sua vez, o GPSETE tem tido melhores oportunidades e condições técnicas para desenvolvimento de pesquisas, pois foi contemplado com a instalação de um laboratório de Informática para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades de formação, tendo a oportunidade de trabalhar com professores e alunos de uma escola, vivenciando situações reais. A escola parceira no projeto conta atualmente com 1070 alunos. Fazem parte do seu quadro docente, 35 professores, sendo 06 efetivos, 01 estável, os demais professores são servidores e conta com dois coordenadores pedagógicos. Atualmente, oito destes professores participam das atividades do projeto, incluindo um dos coordenadores e a vice-diretora. O projeto "Estendendo o Horizonte: Educação e Tecnologia" tem como objetivos: estruturar o GPSETE, grupo de pesquisa emergente da FCT/UNESP, preparando-o para atuar e desenvolver pesquisas na área de Informática na Educação, e participar de atividades de formação destinadas a comunidade em geral; criar um ambiente computacional na EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon", visando utilizar o computador como ferramenta educacional, com base na abordagem construcionista; capacitar os professores da escola parceira para atuarem no ambiente mencionado acima; integrar a universidade com a escola, por meio da participação dos alunos dos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Geografia nas atividades propostas. Visando atingir estes objetivos, um grupo de professores da EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon" foi capacitado através de cursos de extensão universitária envolvendo subsídios da linguagem Logo. Buscando refletir sobre as práticas pedagógicas, foram realizados seminários, palestras, leituras e discussões de textos e vídeos. Cada professor desenvolveu um projeto individualmente, visando aplicá-lo com os alunos, embora tenham sido orientados que um projeto interdisciplinar seria mais rico e propiciaria a discussão e a troca de informações e experiências. Os professores tiveram a oportunidade de trabalhar com alunos em dois momentos, supervisionados pelos membros do GPSETE. As atividades foram desenvolvidas com base na abordagem construcionista, segundo a qual o aluno constrói o seu conhecimento com projetos interdisciplinares que desenvolvem usando o computador. A ênfase está na aprendizagem, que se dá pela descoberta e pelo "fazer". Tal metodologia, idealizada por Seymour Papert, está fundamentada no construtivismo piagetiano, onde o professor assume o papel de mediador e o erro desempenha um papel importante, pois o aluno vivencia o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração. No primeiro momento, os alunos exploraram os comandos básicos da linguagem Logo e os outros recursos do software MicroMundos. No segundo, trabalharam com os projetos apresentados pelos professores e conseguiram transformá-los em outros muito mais interessantes, introduzindo questões e respostas orais, por meio do uso de som e gravação. Isto mostra que o aluno domina a tecnologia com mais facilidade e rapidez, e surpreende pela criatividade e ousadia. A partir do mês de outubro de 1998, as atividades que eram até então desenvolvidas no Laboratório do GPSETE, nas dependências da FCT, puderam ser desenvolvidas na própria escola, que foi contemplada com cinco computadores enviados pelo governo estadual. Foi possível observar o interesse dos alunos e alguns chegaram a demonstrar um melhor aproveitamento em sala de aula. Isso reflete que o computador, quando utilizado segundo a abordagem construcionista, traz mudanças significativas no processo ensino-aprendizagem. No entanto, as dificuldades encontradas foram muitas: - a escola não contava com os computadores no início do projeto; - houve mais de uma troca de direção da escola, o que dificultou um entrosamento melhor entre os participantes do projeto, a direção e os membros do GPSETE; - como a escola conta com um grande número de professores servidores, nem todos que participaram do projeto durante o ano de 1997 continuam na escola até hoje. Por esse motivo, acrescido a outros, como problemas de saúde e particulares, o projeto perdeu alguns participantes. Mesmo os que estão participando do projeto atualmente, poderão não estar na escola no próximo ano letivo; - em geral, os professores não estão abertos aos novos paradigmas. Muitos deles não estão familiarizados com a tecnologia e ainda não incorporaram a necessidade de uma mudança no paradigma educacional, de modo a formar um cidadão mais crítico e preparado para a sociedade de hoje e do futuro; - não tem sido fácil incorporar novas tecnologias às práticas educativas tradicionais e redimensionar a sua utilização em uma escola que ainda se define pelo conservadorismo dos sistemas fechados de ensino. O projeto terá continuidade, durante o ano letivo de 1999, com o subprojeto "Educação Ambiental", que consiste em desenvolver um estudo interdisciplinar sobre o Meio Ambiente, na EE "Profa. Fátima Aparecida Costa Falcon, utilizando os computadores. Tal subprojeto é significativo pois a escola está situada próximo a um córrego poluído, chamado "Córrego do Veado", que produz um cheiro desagradável, e próximo a um "lixão", ambos causando riscos à saúde da população do bairro e aos alunos da escola. A metodologia a ser utilizada prevê o uso do computador integrado a outras mídias tais como filmadora, máquina fotográfica, e microcâmera. A pesquisa na Internet e o uso do software MicroMundos serão somados as atividades de pesquisa em bibliotecas, entrevistas, excursões, aulas expositivas e palestras. Todas as ações desencadeadas serão registradas na forma de mapas, gráficos, fotos, figuras, textos, etc., e darão subsídios à reflexão sobre os problemas do bairro e uma possível alternativa de solução a ser encaminhada aos órgãos competentes. As atividades serão desenvolvidas no laboratório de informática da escola, contemplando o aprender a aprender, o "fazer", o "colocar as mãos na massa", de modo que o aluno participe ativamente da construção do seu conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, foram oferecidos estágios para alunos dos cursos de licenciatura da FCT, bem como cursos de extensão universitária para alunos da FCT e professores da rede oficial de ensino. Os membros do GPSETE participaram ainda, no ano de 1998, do Projeto de Educação Continuada - PEC, do convênio UNESP/SEE, ministrando um curso para professores vinculados à Delegacia de Ensino de Dracena - SP, e ofereceram o curso Introdução à Informática para Educadores (Módulo I), do convênio FDE/UNESP. Foram atendidos setenta professores, possibilitando um primeiro contato com os computadores e proporcionando um repensar sobre sua prática pedagógica. Os cursos ministrados, bem como os estágios oferecidos, contribuíram na formação acadêmica dos alunos dos cursos de licenciatura da FCT, permitindo vislumbrar e vivenciar o uso dos computadores segundo uma abordagem diferenciada. Os cursos do PEC e da FDE propiciaram a formação da comunidade em geral e com isso estamos intensificando a integração entre a universidade e as escolas, atingindo assim um dos objetivos do projeto. 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