Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marques, Francine Fátima Cunha [UNESP], Silva, André Luiz Polano da [UNESP], Bernal, Angélica Milena Barros [UNESP], Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1OQ==
http://hdl.handle.net/11449/147025
Resumo: Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são uma realidade no cenário educacional de nosso país tendo em vista que, em praticamente todo o território nacional, há registros da organização e do desenvolvimento desses cursos que buscam não apenas oferecer meios para a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil, mas, também contribuir para a formação de sujeitos críticos e capazes de atuarem conscientemente na sociedade. Em nossa experiência com o FEGVEST, curso pré-vestibular realizado, desde 2010, na Faculdade Engenharia do campus de Guaratinguetá, com apoio da PROEX/UNESP, voltado para alunos carentes da região do Vale do Paraíba, despertou o interesse no estudo dos processos de evasão dos alunos. Múltiplas são as causas dessa evasão, dentre elas podemos citar: a necessidade dos jovens trabalharem e frequentarem o curso no contra turno de suas atividades profissionais, desestímulo familiar, falta de pré-requisitos conceituais que os levam a não acompanhar os conteúdos abordados nas aulas, falta de perspectiva futura, etc. Visando diminuir o percentual de evasão, implantamos um projeto de tutoria, a partir do qual cada grupo de alunos do cursinho é aconselhado por um estudante bolsista da universidade. Nosso intuito é contribuir com a diminuição da evasão dos alunos do cursinho e avaliar se a função de tutor contribui para o desenvolvimento da alteridade dos estudantes universitários. O projeto iniciou-se com a formação espontânea dos grupos de tutorados por tutores. Os bolsistas que se dispuseram a participar como tutores foram escolhidos pelos próprios alunos do cursinho. O projeto se desenvolve a partir da proposição aos alunos do FEGVEST que escrevam suas reflexões, uma ao mês, sobre situações-problemas, numa página do facebook construída somente para esse fim. Os estudantes expressam seus pensamentos, ideias, desejos, dificuldades, possibilidades, motivações, etc. Nossa hipótese é que a leitura atenta desses relatos, por parte dos tutores, possibilite a eles uma apreensão de aspectos psicossociais que poderão definir a trajetória dos estudantes no cursinho bem como propicie o desenvolvimento de suas alteridades. A partir do diagnóstico feito pelos tutores, discussões entre eles são estabelecidas para que uma devolutiva seja dada aos tutorados. A análise dos textos produzidos pelos alunos, dos diagnósticos realizados, das discussões estabelecidas, bem como das devolutivas, além de entrevistas que são realizadas com alunos e tutores, formam o corpus de nosso trabalho. Como resultados, temos a sensível diminuição da evasão dos alunos do cursinho, em relação aos outros anos, e uma evolução da alteridade dos bolsistas.
id UNSP_7cb1fd0f27a20990b695d087295236b7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/147025
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáCursinhos pré-vestibularesProjetos de extensãoAlteridadeOs Cursos Pré-Vestibulares Populares são uma realidade no cenário educacional de nosso país tendo em vista que, em praticamente todo o território nacional, há registros da organização e do desenvolvimento desses cursos que buscam não apenas oferecer meios para a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil, mas, também contribuir para a formação de sujeitos críticos e capazes de atuarem conscientemente na sociedade. Em nossa experiência com o FEGVEST, curso pré-vestibular realizado, desde 2010, na Faculdade Engenharia do campus de Guaratinguetá, com apoio da PROEX/UNESP, voltado para alunos carentes da região do Vale do Paraíba, despertou o interesse no estudo dos processos de evasão dos alunos. Múltiplas são as causas dessa evasão, dentre elas podemos citar: a necessidade dos jovens trabalharem e frequentarem o curso no contra turno de suas atividades profissionais, desestímulo familiar, falta de pré-requisitos conceituais que os levam a não acompanhar os conteúdos abordados nas aulas, falta de perspectiva futura, etc. Visando diminuir o percentual de evasão, implantamos um projeto de tutoria, a partir do qual cada grupo de alunos do cursinho é aconselhado por um estudante bolsista da universidade. Nosso intuito é contribuir com a diminuição da evasão dos alunos do cursinho e avaliar se a função de tutor contribui para o desenvolvimento da alteridade dos estudantes universitários. O projeto iniciou-se com a formação espontânea dos grupos de tutorados por tutores. Os bolsistas que se dispuseram a participar como tutores foram escolhidos pelos próprios alunos do cursinho. O projeto se desenvolve a partir da proposição aos alunos do FEGVEST que escrevam suas reflexões, uma ao mês, sobre situações-problemas, numa página do facebook construída somente para esse fim. Os estudantes expressam seus pensamentos, ideias, desejos, dificuldades, possibilidades, motivações, etc. Nossa hipótese é que a leitura atenta desses relatos, por parte dos tutores, possibilite a eles uma apreensão de aspectos psicossociais que poderão definir a trajetória dos estudantes no cursinho bem como propicie o desenvolvimento de suas alteridades. A partir do diagnóstico feito pelos tutores, discussões entre eles são estabelecidas para que uma devolutiva seja dada aos tutorados. A análise dos textos produzidos pelos alunos, dos diagnósticos realizados, das discussões estabelecidas, bem como das devolutivas, além de entrevistas que são realizadas com alunos e tutores, formam o corpus de nosso trabalho. Como resultados, temos a sensível diminuição da evasão dos alunos do cursinho, em relação aos outros anos, e uma evolução da alteridade dos bolsistas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia de GuaratinguetáUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]Marques, Francine Fátima Cunha [UNESP]Silva, André Luiz Polano da [UNESP]Bernal, Angélica Milena Barros [UNESP]Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]2017-01-02T15:40:17Z2017-01-02T15:40:17Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09859application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1OQ==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09673http://hdl.handle.net/11449/1470252013-09859-monteiro.pdf0143498612781228PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/147025Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:47:56.972355Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
title Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
spellingShingle Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Cursinhos pré-vestibulares
Projetos de extensão
Alteridade
title_short Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
title_full Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
title_fullStr Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
title_full_unstemmed Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
title_sort Curso pré-vestibular FEGVEST da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
author Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
author_facet Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Marques, Francine Fátima Cunha [UNESP]
Silva, André Luiz Polano da [UNESP]
Bernal, Angélica Milena Barros [UNESP]
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
author_role author
author2 Marques, Francine Fátima Cunha [UNESP]
Silva, André Luiz Polano da [UNESP]
Bernal, Angélica Milena Barros [UNESP]
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Marco Aurélio Alvarenga [UNESP]
Marques, Francine Fátima Cunha [UNESP]
Silva, André Luiz Polano da [UNESP]
Bernal, Angélica Milena Barros [UNESP]
Monteiro, Isabel Cristina de Castro [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cursinhos pré-vestibulares
Projetos de extensão
Alteridade
topic Cursinhos pré-vestibulares
Projetos de extensão
Alteridade
description Os Cursos Pré-Vestibulares Populares são uma realidade no cenário educacional de nosso país tendo em vista que, em praticamente todo o território nacional, há registros da organização e do desenvolvimento desses cursos que buscam não apenas oferecer meios para a democratização do acesso ao Ensino Superior no Brasil, mas, também contribuir para a formação de sujeitos críticos e capazes de atuarem conscientemente na sociedade. Em nossa experiência com o FEGVEST, curso pré-vestibular realizado, desde 2010, na Faculdade Engenharia do campus de Guaratinguetá, com apoio da PROEX/UNESP, voltado para alunos carentes da região do Vale do Paraíba, despertou o interesse no estudo dos processos de evasão dos alunos. Múltiplas são as causas dessa evasão, dentre elas podemos citar: a necessidade dos jovens trabalharem e frequentarem o curso no contra turno de suas atividades profissionais, desestímulo familiar, falta de pré-requisitos conceituais que os levam a não acompanhar os conteúdos abordados nas aulas, falta de perspectiva futura, etc. Visando diminuir o percentual de evasão, implantamos um projeto de tutoria, a partir do qual cada grupo de alunos do cursinho é aconselhado por um estudante bolsista da universidade. Nosso intuito é contribuir com a diminuição da evasão dos alunos do cursinho e avaliar se a função de tutor contribui para o desenvolvimento da alteridade dos estudantes universitários. O projeto iniciou-se com a formação espontânea dos grupos de tutorados por tutores. Os bolsistas que se dispuseram a participar como tutores foram escolhidos pelos próprios alunos do cursinho. O projeto se desenvolve a partir da proposição aos alunos do FEGVEST que escrevam suas reflexões, uma ao mês, sobre situações-problemas, numa página do facebook construída somente para esse fim. Os estudantes expressam seus pensamentos, ideias, desejos, dificuldades, possibilidades, motivações, etc. Nossa hipótese é que a leitura atenta desses relatos, por parte dos tutores, possibilite a eles uma apreensão de aspectos psicossociais que poderão definir a trajetória dos estudantes no cursinho bem como propicie o desenvolvimento de suas alteridades. A partir do diagnóstico feito pelos tutores, discussões entre eles são estabelecidas para que uma devolutiva seja dada aos tutorados. A análise dos textos produzidos pelos alunos, dos diagnósticos realizados, das discussões estabelecidas, bem como das devolutivas, além de entrevistas que são realizadas com alunos e tutores, formam o corpus de nosso trabalho. Como resultados, temos a sensível diminuição da evasão dos alunos do cursinho, em relação aos outros anos, e uma evolução da alteridade dos bolsistas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:17Z
2017-01-02T15:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1OQ==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09673
http://hdl.handle.net/11449/147025
2013-09859-monteiro.pdf
0143498612781228
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg1OQ==
http://hdl.handle.net/11449/147025
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09673
2013-09859-monteiro.pdf
0143498612781228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09859
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129119245828096