Pré-vestibulares populares em universidades públicas no estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/193496 |
Resumo: | Esta pesquisa – de natureza bibliográfica e documental - teve como objetivo analisar o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos cursinhos pré-vestibulares populares presentes em universidades públicas no estado de São Paulo, buscando informações referentes ao número de vagas disponibilizadas, ao número de professores (discentes) e docentes participantes, ao número de bolsas de estudos e o número de egressos aprovados nos vestibulares das universidades públicas e particulares, além de identificar as parcerias realizadas entre os cursinhos e diferentes entidades públicas e/ou privadas. Desse modo, buscamos compreender qual o caráter social das universidades analisadas a partir de uma vertente que busca a inserção de uma população que historicamente foi marginalizada destes espaços. Conforme produção acadêmica sobre o tema, os cursinhos pré-vestibulares populares são iniciativas sem fins lucrativos, que contam com a participação de instituições religiosas, associações comunitárias, universidades, estudantes egressos desses mesmos cursos, professores, entre outros atores sociais. A proposta comum a todos os cursinhos populares é a democratização do acesso ao ensino superior para uma população que historicamente vinha sofrendo um processo de exclusão do ensino superior público, principalmente negros, pessoas de baixa renda e egressos de escolas públicas. O estado da arte de teses e dissertações que versam sobre cursinhos pré-vestibulares populares no estado de São Paulo, apresentado no primeiro capítulo desta dissertação, também nos permitiu criar três grandes eixos temáticos, definidos a partir das tendências de temas abordados dentro das pesquisas: 1) cursinhos populares e os movimentos sociais; 2) práticas pedagógicas e formação de professores; e 3) trajetória e identidade dos alunos de cursinhos populares. Por se tratarem de ações que são desenvolvidas em parceria com as universidades, também utilizamos como referencial teórico autores que discutem sobre extensão universitária, o que nos permitiu, em nosso ver, referenciar a extensão universitária enquanto ação política e social das universidades. Para tanto, nossas análises partem do referencial teórico em Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. No que tange a atuação dos cursinhos, o levantamento resultou na identificação de 62 núcleos de pré-vestibulares populares, sendo que destes, 53 (85%) encontram-se associados a universidades estaduais. Juntos, os cursinhos disponibilizaram em 2019 ao menos 9762 vagas. Embora tenham os mesmos objetivos, os cursinhos diferem-se, entre outros fatores, por estarem ou não institucionalizados por meio de Pró-reitorias de extensão universitária. Todavia, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas por estes cursinhos - independentemente de estarem ou não institucionalizados -, resultam em uma interação transformadora entre as universidades e os demais setores da sociedade que lutam pelo acesso ao ensino superior de milhares de estudantes egressos da rede pública de ensino e de camadas socioeconomicamente desfavorecidas. Posto isto, esperamos que a pesquisa contribua cientificamente com este movimento dos pré-vestibulares populares, sobretudo em relação ao papel social das universidades por meio de suas associações com estes cursinhos no estado de São Paulo. |
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Pré-vestibulares populares em universidades públicas no estado de São PauloPopular courses pre-entry examination being in public universities in the state of São PauloEducaçãoPré-vestibularCursinhos popularesExtensão universitáriaEnsino superiorEducationPre entrance examPopular coursesworksUniversity extensionHigher educationEsta pesquisa – de natureza bibliográfica e documental - teve como objetivo analisar o funcionamento e as atividades desenvolvidas pelos cursinhos pré-vestibulares populares presentes em universidades públicas no estado de São Paulo, buscando informações referentes ao número de vagas disponibilizadas, ao número de professores (discentes) e docentes participantes, ao número de bolsas de estudos e o número de egressos aprovados nos vestibulares das universidades públicas e particulares, além de identificar as parcerias realizadas entre os cursinhos e diferentes entidades públicas e/ou privadas. Desse modo, buscamos compreender qual o caráter social das universidades analisadas a partir de uma vertente que busca a inserção de uma população que historicamente foi marginalizada destes espaços. Conforme produção acadêmica sobre o tema, os cursinhos pré-vestibulares populares são iniciativas sem fins lucrativos, que contam com a participação de instituições religiosas, associações comunitárias, universidades, estudantes egressos desses mesmos cursos, professores, entre outros atores sociais. A proposta comum a todos os cursinhos populares é a democratização do acesso ao ensino superior para uma população que historicamente vinha sofrendo um processo de exclusão do ensino superior público, principalmente negros, pessoas de baixa renda e egressos de escolas públicas. O estado da arte de teses e dissertações que versam sobre cursinhos pré-vestibulares populares no estado de São Paulo, apresentado no primeiro capítulo desta dissertação, também nos permitiu criar três grandes eixos temáticos, definidos a partir das tendências de temas abordados dentro das pesquisas: 1) cursinhos populares e os movimentos sociais; 2) práticas pedagógicas e formação de professores; e 3) trajetória e identidade dos alunos de cursinhos populares. Por se tratarem de ações que são desenvolvidas em parceria com as universidades, também utilizamos como referencial teórico autores que discutem sobre extensão universitária, o que nos permitiu, em nosso ver, referenciar a extensão universitária enquanto ação política e social das universidades. Para tanto, nossas análises partem do referencial teórico em Paulo Freire e Boaventura de Sousa Santos. No que tange a atuação dos cursinhos, o levantamento resultou na identificação de 62 núcleos de pré-vestibulares populares, sendo que destes, 53 (85%) encontram-se associados a universidades estaduais. Juntos, os cursinhos disponibilizaram em 2019 ao menos 9762 vagas. Embora tenham os mesmos objetivos, os cursinhos diferem-se, entre outros fatores, por estarem ou não institucionalizados por meio de Pró-reitorias de extensão universitária. Todavia, é possível afirmar que as atividades desenvolvidas por estes cursinhos - independentemente de estarem ou não institucionalizados -, resultam em uma interação transformadora entre as universidades e os demais setores da sociedade que lutam pelo acesso ao ensino superior de milhares de estudantes egressos da rede pública de ensino e de camadas socioeconomicamente desfavorecidas. Posto isto, esperamos que a pesquisa contribua cientificamente com este movimento dos pré-vestibulares populares, sobretudo em relação ao papel social das universidades por meio de suas associações com estes cursinhos no estado de São Paulo.This research - of a bibliographic and documentary nature - had as objective to analyze the operation and the activities developed by popular courses pre-entry examination being in public universities in the state of São Paulo, searching for information regarding the number of places available, the number of teachers ( students) and participating teachers, to the number of scholarships and the number of graduates approved in public and private university entrance exams, as well as to identify the partnerships between the schools and different public and / or private entities. In this way, we seek to understand the social character of the universities analyzed from a perspective that seeks the insertion of a population that historically has been marginalized from these spaces. According to academic production on the subject, popular courses pre-entry examination are non-profit initiatives, with the participation of religious institutions, community associations, universities, students graduating from these courses, teachers, among other social actors. The common proposal for all popular courses is the democratization of access to higher education for a population that has historically been undergoing a process of exclusion from public higher education, mainly blacks, low-income people and public school graduates. The state of the art of theses and dissertations on popular pre-entry examination courses in the state of São Paulo, presented in the first chapter of this dissertation, also allowed us to create three main thematic axes, defined based on the trends of topics covered in the research: 1) popular coursework and social movements; 2) pedagogical practices and teacher training; and 3) trajectory and identity of students from popular schools. Because they are actions that are developed in partnership with the universities, we also use as theoretical reference authors that discuss about university extension, which allowed us, in our view, to refer to university extension as a political and social action of universities. For that, our analyzes depart from the theoretical reference in Paulo Freire and Boaventura de Sousa Santos. Regarding the activities of the courses, the survey resulted in the identification of 62 nuclei of pre-university entrance exams, of which 53 (85%) are associated with state universities. Together, the courses made available in 2019 at least 9762places. Although they have the same objectives, the courses differ, among other factors, because they are institutionalized or not through Pro-rectorships of university extension. However, it is possible to affirm that the activities carried out by these schools, regardless of whether they are institutionalized or not, result in a transformative interaction between the universities and other sectors of society that struggle for access to higher education for thousands of students who leave public schools socioeconomically disadvantaged sectors. Having said this, we hope that the research contributes scientifically to this movement of the popular pre-entry examination, especially in relation to the social role of universities through their associations with these coursesworks in the state of São Paulo.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88882.180656/2018-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Torres, Julio Cesar [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Simão, Felipe Pinto [UNESP]2020-09-15T23:47:12Z2020-09-15T23:47:12Z2020-03-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19349633004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193496Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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