A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141545
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização.
id UNSP_7cee09853fd99d1a6afa6a26c8cd2735
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141545
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaPolítica educacionalFormação de alfabetizadoresPNAICEste trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]2016-07-19T12:59:24Z2016-07-19T12:59:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7076-7086application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-70862357-7819http://hdl.handle.net/11449/141545ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf27932906831381770000-0002-0667-882XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:58:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
spellingShingle A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Política educacional
Formação de alfabetizadores
PNAIC
title_short A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_full A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_fullStr A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_full_unstemmed A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
title_sort A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
author Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
author_facet Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Formação de alfabetizadores
PNAIC
topic Política educacional
Formação de alfabetizadores
PNAIC
description Este trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:24Z
2016-07-19T12:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-7086
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141545
ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf
2793290683138177
0000-0002-0667-882X
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141545
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-7086
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf
2793290683138177
0000-0002-0667-882X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 7076-7086
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128115629621248