A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141545 |
Resumo: | Este trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização. |
id |
UNSP_7cee09853fd99d1a6afa6a26c8cd2735 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141545 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaPolítica educacionalFormação de alfabetizadoresPNAICEste trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização.Universidade Estadual Paulista, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP]2016-07-19T12:59:24Z2016-07-19T12:59:24Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject7076-7086application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-70862357-7819http://hdl.handle.net/11449/141545ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf27932906831381770000-0002-0667-882XporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:58:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141545Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
spellingShingle |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] Política educacional Formação de alfabetizadores PNAIC |
title_short |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_fullStr |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_full_unstemmed |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
title_sort |
A política de formação de alfabetizadores e a implementação do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa |
author |
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] |
author_facet |
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] Oliveira, Ana Paula Pereira de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educacional Formação de alfabetizadores PNAIC |
topic |
Política educacional Formação de alfabetizadores PNAIC |
description |
Este trabalho tem a finalidade de registrar a primeira etapa de um projeto de pesquisa que pretende, em seu formato integral, avaliar os referenciais teóricos, a metodologia de formação, a organização do material didático e os efeitos da implementação do programa de formação de professores alfabetizadores ligados ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em escolas do Estado de São Paulo, analisando suas contribuições e possíveis contradições. Numa abordagem qualitativa, procedemos inicialmente a análise dos documentos e discursos oficiais e da bibliografia que é utilizada para subsidiar essa implementação. Nossas conclusões, ainda que parciais, indicam que o PNAIC apresenta algumas contradições, entre elas ter como principal referência na sua bibliografia de apoio, pesquisadores de regiões que historicamente têm tido dificuldades de garantir a alfabetização na idade certa – 8 anos como preconiza o Pacto - e de inexistir, nessa mesma bibliografia, autores pesquisadores das regiões que têm maior sucesso no ciclo de alfabetização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:24Z 2016-07-19T12:59:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-7086 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141545 ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf 2793290683138177 0000-0002-0667-882X |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141545 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7076-7086 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-7076-7086.pdf 2793290683138177 0000-0002-0667-882X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
7076-7086 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128115629621248 |