Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roger, Miarka [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004
http://hdl.handle.net/11449/25122
Resumo: Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.
id UNSP_7d0f94f40fb6fadae03bb13f101e5728
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/25122
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimentoWorld and knowledge conceptions of Mathematics teachers and their form/actionFenomenologiaConcepçõesConhecimentoFormação de professoresPrática docentePhenomenologyConceptionsKnowledgeTeachers' educationTeacher practiceEsta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.This research aims to work with different world and knowledge conceptions, inquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have and their learning and teaching conceptions. This study revolves around discussions that occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course addressed different conceptions of world and of knowledge, and their association with different fields such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been evolving in the so-called Post-Modern Era. The goal is to understand the meanings that teachers have about those conceptions, highlighting possible moments of meta-understanding regarding the articulation between these conceptions and their practice. A qualitative research methodology was employed for the study from a phenomenological perspective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Unesp Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Unesp Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Roger, Miarka [UNESP]Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]2013-09-30T19:26:10Z2014-05-20T14:17:05Z2013-09-30T19:26:10Z2014-05-20T14:17:05Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article557-565application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2512210.1590/S1516-73132010000300004S1516-73132010000300004S1516-73132010000300004.pdf1432728078910527SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:51:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/25122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-28T06:51:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
World and knowledge conceptions of Mathematics teachers and their form/action
title Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
spellingShingle Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
Roger, Miarka [UNESP]
Fenomenologia
Concepções
Conhecimento
Formação de professores
Prática docente
Phenomenology
Conceptions
Knowledge
Teachers' education
Teacher practice
title_short Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
title_full Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
title_fullStr Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
title_full_unstemmed Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
title_sort Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
author Roger, Miarka [UNESP]
author_facet Roger, Miarka [UNESP]
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
author_role author
author2 Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Roger, Miarka [UNESP]
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Fenomenologia
Concepções
Conhecimento
Formação de professores
Prática docente
Phenomenology
Conceptions
Knowledge
Teachers' education
Teacher practice
topic Fenomenologia
Concepções
Conhecimento
Formação de professores
Prática docente
Phenomenology
Conceptions
Knowledge
Teachers' education
Teacher practice
description Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2013-09-30T19:26:10Z
2013-09-30T19:26:10Z
2014-05-20T14:17:05Z
2014-05-20T14:17:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/25122
10.1590/S1516-73132010000300004
S1516-73132010000300004
S1516-73132010000300004.pdf
1432728078910527
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004
http://hdl.handle.net/11449/25122
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000300004
S1516-73132010000300004
S1516-73132010000300004.pdf
1432728078910527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 557-565
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803047492982407168