Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004 http://hdl.handle.net/11449/25122 |
Resumo: | Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica. |
id |
UNSP_7d0f94f40fb6fadae03bb13f101e5728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/25122 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimentoWorld and knowledge conceptions of Mathematics teachers and their form/actionFenomenologiaConcepçõesConhecimentoFormação de professoresPrática docentePhenomenologyConceptionsKnowledgeTeachers' educationTeacher practiceEsta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica.This research aims to work with different world and knowledge conceptions, inquiring about articulations between the meanings that Mathematics teachers have and their learning and teaching conceptions. This study revolves around discussions that occurred in an extension course for Mathematics teachers. This course addressed different conceptions of world and of knowledge, and their association with different fields such as Mathematics, Physics, Ecology and Arts, focusing on the transition between the Modern Era world conception and the world conception that has been evolving in the so-called Post-Modern Era. The goal is to understand the meanings that teachers have about those conceptions, highlighting possible moments of meta-understanding regarding the articulation between these conceptions and their practice. A qualitative research methodology was employed for the study from a phenomenological perspective.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Unesp Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Unesp Departamento de MatemáticaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Roger, Miarka [UNESP]Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP]2013-09-30T19:26:10Z2014-05-20T14:17:05Z2013-09-30T19:26:10Z2014-05-20T14:17:05Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article557-565application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2512210.1590/S1516-73132010000300004S1516-73132010000300004S1516-73132010000300004.pdf1432728078910527SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-28T06:51:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/25122Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:10:22.488253Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento World and knowledge conceptions of Mathematics teachers and their form/action |
title |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
spellingShingle |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento Roger, Miarka [UNESP] Fenomenologia Concepções Conhecimento Formação de professores Prática docente Phenomenology Conceptions Knowledge Teachers' education Teacher practice |
title_short |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
title_full |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
title_fullStr |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
title_sort |
Forma/ação do professor de Matemática e suas concepções de mundo e de conhecimento |
author |
Roger, Miarka [UNESP] |
author_facet |
Roger, Miarka [UNESP] Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roger, Miarka [UNESP] Bicudo, Maria Aparecida Viggiani [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fenomenologia Concepções Conhecimento Formação de professores Prática docente Phenomenology Conceptions Knowledge Teachers' education Teacher practice |
topic |
Fenomenologia Concepções Conhecimento Formação de professores Prática docente Phenomenology Conceptions Knowledge Teachers' education Teacher practice |
description |
Esta pesquisa busca trabalhar com diferentes concepções de mundo e de conhecimento, investigando a articulação entre o sentido que elas possuem para os professores de Matemática e suas concepções de ensino e de Educação. O estudo gira em torno de discussões que ocorreram em um curso de extensão para professores de Matemática. Esse curso tratou de concepções de mundo e de conhecimento, relacionando-as com diferentes regiões do saber, como Matemática, Física, Ecologia e Artes, focando a transição entre a concepção de mundo da Época Moderna para a concepção de mundo que vem se construindo na denominada Época Pós-moderna ou Contemporânea. A meta é compreender o sentido que aquelas concepções têm para os professores e destacar possíveis momentos de metacompreensão sobre a articulação entre essas concepções e sua prática docente. A metodologia utilizada é qualitativa, de uma perspectiva fenomenológica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2013-09-30T19:26:10Z 2013-09-30T19:26:10Z 2014-05-20T14:17:05Z 2014-05-20T14:17:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/25122 10.1590/S1516-73132010000300004 S1516-73132010000300004 S1516-73132010000300004.pdf 1432728078910527 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000300004 http://hdl.handle.net/11449/25122 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 3, p. 557-565, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000300004 S1516-73132010000300004 S1516-73132010000300004.pdf 1432728078910527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
557-565 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129591955423232 |