Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90931 |
Resumo: | Essa pesquisa aborda o tema formação e atuação de monitores de um centro de ciências. Está inserida no contexto de divulgação e educação científica e tecnológica em espaços não-formais. São apresentados dados coletados junto aos monitores do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), espaço de educação não-formal e divulgação científica de uma universidade pública paulista. Apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a formação dos mediadores de alguns centros e museus de ciências do Brasil e do exterior, bem como o papel atribuído a esses sujeitos nessas instituições e também as contribuições do paradigma do profissional reflexivo para a formação dos monitores. Os sujeitos da pesquisa são os monitores do CCA que participam do programa de visitação escolar monitorada. Os dados nos mostram aspectos sobre as concepções iniciais dos monitores sobre o papel de um centro de ciências na sociedade e sobre os saberes e habilidades necessários a um mediados; sobre o comportamento dos visitantes, as interações sociais que ocorrem durante as visitas escolares, a função do monitor e o seu papel durante a visita, a aprendizagem dos visitantes, os questionamentos dos visitantes, dentre outros elementos, na perspectiva dos monitores. As entrevistas realizadas com os sujeitos forneceram informações significativas sobre o processo de formação de monitores, as expectativas criadas por eles antes da atuação, os momentos mais marcantes decorrentes das ações vivenciadas e sobre o aprimoramento profissional. Uma das ferramentas metodológicas utilizadas foi o Método da Lembrança Estimulada, com o uso de fotos digitais e vídeos das visitas monitoradas realizadas pelos monitores participantes da pesquisa. O Método favorece momentos de reflexão dos sujeitos, o que o torna muito indicado como um recurso metodológico para auxiliar no processo de formação... |
id |
UNSP_7d10e42381f2bbc113113e27be8e4ee5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90931 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexivaCienciaCentro de ciênciasMonitoresSaberesPrática reflexivaScience centersMonitorsReflexive practiceEssa pesquisa aborda o tema formação e atuação de monitores de um centro de ciências. Está inserida no contexto de divulgação e educação científica e tecnológica em espaços não-formais. São apresentados dados coletados junto aos monitores do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), espaço de educação não-formal e divulgação científica de uma universidade pública paulista. Apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a formação dos mediadores de alguns centros e museus de ciências do Brasil e do exterior, bem como o papel atribuído a esses sujeitos nessas instituições e também as contribuições do paradigma do profissional reflexivo para a formação dos monitores. Os sujeitos da pesquisa são os monitores do CCA que participam do programa de visitação escolar monitorada. Os dados nos mostram aspectos sobre as concepções iniciais dos monitores sobre o papel de um centro de ciências na sociedade e sobre os saberes e habilidades necessários a um mediados; sobre o comportamento dos visitantes, as interações sociais que ocorrem durante as visitas escolares, a função do monitor e o seu papel durante a visita, a aprendizagem dos visitantes, os questionamentos dos visitantes, dentre outros elementos, na perspectiva dos monitores. As entrevistas realizadas com os sujeitos forneceram informações significativas sobre o processo de formação de monitores, as expectativas criadas por eles antes da atuação, os momentos mais marcantes decorrentes das ações vivenciadas e sobre o aprimoramento profissional. Uma das ferramentas metodológicas utilizadas foi o Método da Lembrança Estimulada, com o uso de fotos digitais e vídeos das visitas monitoradas realizadas pelos monitores participantes da pesquisa. O Método favorece momentos de reflexão dos sujeitos, o que o torna muito indicado como um recurso metodológico para auxiliar no processo de formação...The present research is related to the formation and performance of monitors of a science center. The work is inserted in the context of scientific and technological divulgation and education in non-formal spaces. Data collected among the monitors acting on Centro de Ciencias de Araraquara (CCA), a space of non-formal education and scientific divulgation of a public university of the State of São Paulo, are presented. A bibliographic search about the formation of monitors in some centers and museum of science in Brazil and abroad, as well as the role attibuted to these monitors in these institutions and the contributions of the reflexive profession paradigm for the formation of these professional, are reported. The subject of the research is related to the CCA monitors that partipate of a scheduled monitored school visitation program. The data whow the aspects of the initial concepts of the monitors about the role of a science center in the society and the knowledge and abilities required for a monitor, about the behavior of visitors, the social interaction that occur during the visit, the learning process and questions of the visitors, among other subjects, in the monitors' perspective. The interviews carried out with the research subjects gave rise to significant informations about the process of monitor formation, their expectations before each visit, the most remarking moments of their actions during the visits and about their professional development. One of the methodological instruments used during the research was the Stimulated Remembrance Method (SRM), using digital photos and video records of the monitored visits in which the research subjects participated. This Method stimulates moments of reflexion on the research subjects about their actions during the visits, which makes it a powerful instrument in the process of professional development of the monitors in the perspective... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]Marandino, Martha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Silveira da [UNESP]2014-06-11T19:24:49Z2014-06-11T19:24:49Z2009-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis141 f. : il.application/pdfSILVA, Camila Silveira da. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.http://hdl.handle.net/11449/90931000585158silva_cs_me_bauru.pdf33004056079P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:08:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90931Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:35:03.940333Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
title |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
spellingShingle |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva Silva, Camila Silveira da [UNESP] Ciencia Centro de ciências Monitores Saberes Prática reflexiva Science centers Monitors Reflexive practice |
title_short |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
title_full |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
title_fullStr |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
title_full_unstemmed |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
title_sort |
Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva |
author |
Silva, Camila Silveira da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Camila Silveira da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP] Marandino, Martha [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila Silveira da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciencia Centro de ciências Monitores Saberes Prática reflexiva Science centers Monitors Reflexive practice |
topic |
Ciencia Centro de ciências Monitores Saberes Prática reflexiva Science centers Monitors Reflexive practice |
description |
Essa pesquisa aborda o tema formação e atuação de monitores de um centro de ciências. Está inserida no contexto de divulgação e educação científica e tecnológica em espaços não-formais. São apresentados dados coletados junto aos monitores do Centro de Ciências de Araraquara (CCA), espaço de educação não-formal e divulgação científica de uma universidade pública paulista. Apresentamos um levantamento bibliográfico sobre a formação dos mediadores de alguns centros e museus de ciências do Brasil e do exterior, bem como o papel atribuído a esses sujeitos nessas instituições e também as contribuições do paradigma do profissional reflexivo para a formação dos monitores. Os sujeitos da pesquisa são os monitores do CCA que participam do programa de visitação escolar monitorada. Os dados nos mostram aspectos sobre as concepções iniciais dos monitores sobre o papel de um centro de ciências na sociedade e sobre os saberes e habilidades necessários a um mediados; sobre o comportamento dos visitantes, as interações sociais que ocorrem durante as visitas escolares, a função do monitor e o seu papel durante a visita, a aprendizagem dos visitantes, os questionamentos dos visitantes, dentre outros elementos, na perspectiva dos monitores. As entrevistas realizadas com os sujeitos forneceram informações significativas sobre o processo de formação de monitores, as expectativas criadas por eles antes da atuação, os momentos mais marcantes decorrentes das ações vivenciadas e sobre o aprimoramento profissional. Uma das ferramentas metodológicas utilizadas foi o Método da Lembrança Estimulada, com o uso de fotos digitais e vídeos das visitas monitoradas realizadas pelos monitores participantes da pesquisa. O Método favorece momentos de reflexão dos sujeitos, o que o torna muito indicado como um recurso metodológico para auxiliar no processo de formação... |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-18 2014-06-11T19:24:49Z 2014-06-11T19:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Camila Silveira da. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009. http://hdl.handle.net/11449/90931 000585158 silva_cs_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
identifier_str_mv |
SILVA, Camila Silveira da. Formação e atuação de monitores de visitas escolares de um centro de ciências: saberes e prática reflexiva. 2009. 141 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009. 000585158 silva_cs_me_bauru.pdf 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
141 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128674984099840 |