A educação física adaptada no contexto da formação profissional: implicações curriculares para os cursos de educação física
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/96048 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo averiguar como a disciplina curricular Educação Física Adaptada ou similar tem se apresentado nos cursos de licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e Esporte nas três Universidades públicas estaduais do estado de São Paulo, e se faz interação com as outras disciplinas do currículo. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou como técnicas de coleta de dados o levantamento de fonte documental via internet através de consulta ao portal do Ministério da Educação (MEC): no link: http://emec.mec.gov.br/ e a entrevista do tipo semi estruturada. Os documentos coletados foram: grades curriculares e conteúdos programáticos da disciplina. Nas análises dos documentos disponibilizados tanto das Instituições públicas como das privadas constatamos que, quanto à nomenclatura, a disciplina tem se apresentado com nomenclaturas semelhantes em algumas IES privadas, e de forma distinta em IES privadas e públicas dentro da proposta licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e esporte. Em relação às análises das entrevistas com os professores, foi possível analisar a caracterização da disciplina com uma nomenclatura que a identifica e uma falta de consenso quanto aos conteúdos ministrados e relatos mais consensuais quanto às estratégias de ensino, com ênfase na extensão universitária. Na questão do currículo se verificou que há uma ausência de interação entre a disciplina e as demais. Quanto à formação, intervenção e preparação para o mercado de trabalho os participantes apresentaram uma preocupação com a necessidade de se preparar o aluno com perfis diversificados. Dentro deste contexto, consideramos que há a necessidade de pensar na absorção do conteúdo prático nos estágios supervisionados, em cursos de formação de pós graduação e cursos semelhantes à residência médica... |
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A educação física adaptada no contexto da formação profissional: implicações curriculares para os cursos de educação físicaEducação fisicaCurriculosFormação inicialDisciplina curricularEducação física adaptadaPhysical educationVocational trainingAdapted physical educationEste trabalho teve como objetivo averiguar como a disciplina curricular Educação Física Adaptada ou similar tem se apresentado nos cursos de licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e Esporte nas três Universidades públicas estaduais do estado de São Paulo, e se faz interação com as outras disciplinas do currículo. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou como técnicas de coleta de dados o levantamento de fonte documental via internet através de consulta ao portal do Ministério da Educação (MEC): no link: http://emec.mec.gov.br/ e a entrevista do tipo semi estruturada. Os documentos coletados foram: grades curriculares e conteúdos programáticos da disciplina. Nas análises dos documentos disponibilizados tanto das Instituições públicas como das privadas constatamos que, quanto à nomenclatura, a disciplina tem se apresentado com nomenclaturas semelhantes em algumas IES privadas, e de forma distinta em IES privadas e públicas dentro da proposta licenciatura e graduação/bacharelado em Educação Física e esporte. Em relação às análises das entrevistas com os professores, foi possível analisar a caracterização da disciplina com uma nomenclatura que a identifica e uma falta de consenso quanto aos conteúdos ministrados e relatos mais consensuais quanto às estratégias de ensino, com ênfase na extensão universitária. Na questão do currículo se verificou que há uma ausência de interação entre a disciplina e as demais. Quanto à formação, intervenção e preparação para o mercado de trabalho os participantes apresentaram uma preocupação com a necessidade de se preparar o aluno com perfis diversificados. Dentro deste contexto, consideramos que há a necessidade de pensar na absorção do conteúdo prático nos estágios supervisionados, em cursos de formação de pós graduação e cursos semelhantes à residência médica...This study aimed to find out how the Adapted Physical Education curriculum subject or similar has appeared in undergraduate and graduate / undergraduate degree in Physical Education and Sport in the three public state universities of São Paulo, and makes interaction with other disciplines the curriculum. The research is of qualitative character and used as techniques to collect the survey data source document via the Internet by consulting the website of the Ministry of Education (MEC): the link: http://emec.mec.gov.br/ and semi structured interview. The documents were collected: curricula and syllabus of the course. In the analysis of documents provided much of the public and private institutions found that, as the nomenclature, the discipline has performed with similar classifications in some private institutions, and differently in public and private institutions within the proposed undergraduate and graduate / undergraduate degree in Physical Education and Sport. Regarding the analysis of interviews with teachers, we could analyze the characterization of the discipline with a nomenclature that identifies and a lack of consensus on the content taught and the mainstream reports about the strategies of education, with emphasis on the university extension. In the matter of the curriculum was found that there is a lack of interaction between the discipline and others. As for training, intervention and preparation for the labor market participants had a concern with the need to prepare students with diverse profiles. Within this context, we consider that there is a need to think of practical content in the absorption of supervised training, training courses and graduate courses similar to medical residency. We found that the discipline does not interact with other disciplines because of the settings in the existing curriculum of physical education courses in Brazil mosaic-like, and what ... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Drigo, Alexandre Janotta [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Cláudio Silvério da [UNESP]2014-06-11T19:27:59Z2014-06-11T19:27:59Z2011-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis133 f. : il., quadrosapplication/pdfSILVA, Cláudio Silvério da. A educação física adaptada no contexto da formação profissional: implicações curriculares para os cursos de educação física. 2011. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/96048000647837silva_cs_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-01T06:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:12.316136Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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