Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pierozzi, Monise [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/128253
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851190.pdf
Resumo: O estudo objetivou identificar e caracterizar o lugar que os professores da Educação Básica, enquanto formadores nos cursos de magistério oferecidos em nível médio, ocupavam nos discursos que circulavam no campo da formação docente no período anterior ao movimento de universitarização dessa formação. Especificamente, a pesquisa centrou-se em caracterizar o espaço que os professores da educação básica ocupavam nos cursos de formação para o magistério (Habilitação Especifica para o Magistério - HEM e Centro Especifico de Formação e Aprimoramento para o Magistério - CEFAM), isto por meio da identificação dos discursos que circulavam no campo da formação docente (1971-2001) sobre esses professores, docentes desses cursos. Essa investigação é de carácter exploratório, sendo desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa, por meio de estudos bibliográficos. Primeiramente houve uma seleção e reunião de materiais diversos a partir da revisão da literatura acadêmica brasileira. Depois da organização desses dados, utilizou-se como referência os procedimentos de análise de conteúdo e os dados reunidos foram então analisados a partir das seguintes categorias: práticas de ensino, condições de trabalho, formação, relação professor/aluno e representações dos alunos sobre os professores do curso magistério. Os estudos considerados na pesquisa ressaltavam alguns pontos considerados positivos no trabalho daqueles formadores de professores, como a dimensão crítica da formação proposta por muitos deles. Mas evidenciavam, sobretudo, os limites de seu trabalho, especialmente no que se refere a aspectos epistemológicos (relação com as teorias) e profissionais (precárias condições de trabalho)
id UNSP_7d926dff86a9e9969ae11781ecf92a1d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/128253
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docenteProfessores - FormaçãoProfessores - RegulamentaçãoPratica de ensinoProfessores - Formação - HistóriaO estudo objetivou identificar e caracterizar o lugar que os professores da Educação Básica, enquanto formadores nos cursos de magistério oferecidos em nível médio, ocupavam nos discursos que circulavam no campo da formação docente no período anterior ao movimento de universitarização dessa formação. Especificamente, a pesquisa centrou-se em caracterizar o espaço que os professores da educação básica ocupavam nos cursos de formação para o magistério (Habilitação Especifica para o Magistério - HEM e Centro Especifico de Formação e Aprimoramento para o Magistério - CEFAM), isto por meio da identificação dos discursos que circulavam no campo da formação docente (1971-2001) sobre esses professores, docentes desses cursos. Essa investigação é de carácter exploratório, sendo desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa, por meio de estudos bibliográficos. Primeiramente houve uma seleção e reunião de materiais diversos a partir da revisão da literatura acadêmica brasileira. Depois da organização desses dados, utilizou-se como referência os procedimentos de análise de conteúdo e os dados reunidos foram então analisados a partir das seguintes categorias: práticas de ensino, condições de trabalho, formação, relação professor/aluno e representações dos alunos sobre os professores do curso magistério. Os estudos considerados na pesquisa ressaltavam alguns pontos considerados positivos no trabalho daqueles formadores de professores, como a dimensão crítica da formação proposta por muitos deles. Mas evidenciavam, sobretudo, os limites de seu trabalho, especialmente no que se refere a aspectos epistemológicos (relação com as teorias) e profissionais (precárias condições de trabalho)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pierozzi, Monise [UNESP]2015-10-07T17:37:41Z2015-10-07T17:37:41Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis122 f.application/pdfPIEROZZI, Monise. Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente. 2015. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.http://hdl.handle.net/11449/128253000851190http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851190.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:13:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/128253Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-31T06:13:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
title Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
spellingShingle Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
Pierozzi, Monise [UNESP]
Professores - Formação
Professores - Regulamentação
Pratica de ensino
Professores - Formação - História
title_short Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
title_full Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
title_fullStr Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
title_full_unstemmed Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
title_sort Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente
author Pierozzi, Monise [UNESP]
author_facet Pierozzi, Monise [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pierozzi, Monise [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Professores - Regulamentação
Pratica de ensino
Professores - Formação - História
topic Professores - Formação
Professores - Regulamentação
Pratica de ensino
Professores - Formação - História
description O estudo objetivou identificar e caracterizar o lugar que os professores da Educação Básica, enquanto formadores nos cursos de magistério oferecidos em nível médio, ocupavam nos discursos que circulavam no campo da formação docente no período anterior ao movimento de universitarização dessa formação. Especificamente, a pesquisa centrou-se em caracterizar o espaço que os professores da educação básica ocupavam nos cursos de formação para o magistério (Habilitação Especifica para o Magistério - HEM e Centro Especifico de Formação e Aprimoramento para o Magistério - CEFAM), isto por meio da identificação dos discursos que circulavam no campo da formação docente (1971-2001) sobre esses professores, docentes desses cursos. Essa investigação é de carácter exploratório, sendo desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa, por meio de estudos bibliográficos. Primeiramente houve uma seleção e reunião de materiais diversos a partir da revisão da literatura acadêmica brasileira. Depois da organização desses dados, utilizou-se como referência os procedimentos de análise de conteúdo e os dados reunidos foram então analisados a partir das seguintes categorias: práticas de ensino, condições de trabalho, formação, relação professor/aluno e representações dos alunos sobre os professores do curso magistério. Os estudos considerados na pesquisa ressaltavam alguns pontos considerados positivos no trabalho daqueles formadores de professores, como a dimensão crítica da formação proposta por muitos deles. Mas evidenciavam, sobretudo, os limites de seu trabalho, especialmente no que se refere a aspectos epistemológicos (relação com as teorias) e profissionais (precárias condições de trabalho)
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-07T17:37:41Z
2015-10-07T17:37:41Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PIEROZZI, Monise. Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente. 2015. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/128253
000851190
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851190.pdf
7561935549573966
identifier_str_mv PIEROZZI, Monise. Os formadores de professores no curso de magistério e seu lugar no campo da formação docente. 2015. 122 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2015.
000851190
7561935549573966
url http://hdl.handle.net/11449/128253
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-10-06/000851190.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 122 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649582016495616