Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Clóvis Maurício de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/202383
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), refletir sobre a formação do leitor literário através da recepção da obra literária Minha Vida de Menina, de Helena Morley (2016), realizada por meio de uma oficina de literatura com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Cerquilho, estado de São Paulo. Para a consecução do objetivo, essa pesquisa desenvolveu-se por meio da fortuna crítica da obra de Morley (2016), da análise de sua narrativa, seguida de reflexão sobre sua potencialidade para a formação do jovem leitor e, por fim, com a realização de práticas didáticas com os alunos na já citada oficina. Na recepção dessa obra (MORLEY, 2016), utilizou-se o Método Recepcional, preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), que sugere, como caminho para a leitura do texto em sala de aula, uma sistematização de atividades. Partiu-se da hipótese de que a obra em questão possui potencialidades para romper com conceitos prévios dos leitores associados à leitura de textos do cânone, haja vista o fato de ser escrito no gênero textual diário pessoal por narradora adolescente, além de ser obra obrigatória para o Vestibular da FUVEST.
id UNSP_7e45e4726ab9509f420dc4d54963e220
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/202383
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena MorleyLiterature in high school: the reception of the work Minha Vida de Menina, by Helena MorleyLiteratura juvenilFormação do leitor literárioEstética da RecepçãoHelena MorleyYouth literatureFormation of the literaty readerReception aestheticsO presente trabalho teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), refletir sobre a formação do leitor literário através da recepção da obra literária Minha Vida de Menina, de Helena Morley (2016), realizada por meio de uma oficina de literatura com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Cerquilho, estado de São Paulo. Para a consecução do objetivo, essa pesquisa desenvolveu-se por meio da fortuna crítica da obra de Morley (2016), da análise de sua narrativa, seguida de reflexão sobre sua potencialidade para a formação do jovem leitor e, por fim, com a realização de práticas didáticas com os alunos na já citada oficina. Na recepção dessa obra (MORLEY, 2016), utilizou-se o Método Recepcional, preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), que sugere, como caminho para a leitura do texto em sala de aula, uma sistematização de atividades. Partiu-se da hipótese de que a obra em questão possui potencialidades para romper com conceitos prévios dos leitores associados à leitura de textos do cânone, haja vista o fato de ser escrito no gênero textual diário pessoal por narradora adolescente, além de ser obra obrigatória para o Vestibular da FUVEST.The objective of the present work was to investigate, from the theoretical presuppositions of The objective of the present work is to investigate, from the theoretical presuppositions of the Reception Aesthetics (ISER, 1999 and 1996), the formation of the literary reader by applying the concepts in the reception of the literary work "Minha Vida de Menina", written by Helena Morley (2016), performed by a literature workshop with high school students from a public school in the municipality of Cerquilho, state of São Paulo. To achieve the objective, this research was carried out, through the critical fortune of Morley's work (2016), through the analysis of his narrative, followed by reflection on its potentialities for the formation of the young reader and, finally, with the accomplishment of didatic pratices with the high schoolers in the already mentioned workshop. At the reception of this work (MORLEY, 2016), the Reception Method was used, recommended by Vera Teixeira de Aguiar and Maria da Glória Bordini (1993), who suggest, as a way to read the text in the classroom, a systematization of activities. It was start from the hypothesis that the work in question has the potential to break with previous concepts of readers associated with the reading of canon texts, given the fact that it is written in the personal daily textual genre by an adolescent narrator, in addition to being a mandatory work for the FUVEST entrance exam.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Clóvis Maurício de2021-01-18T14:41:36Z2021-01-18T14:41:36Z2020-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20238333004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T12:59:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202383Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:05:59.557893Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
Literature in high school: the reception of the work Minha Vida de Menina, by Helena Morley
title Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
spellingShingle Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
Oliveira, Clóvis Maurício de
Literatura juvenil
Formação do leitor literário
Estética da Recepção
Helena Morley
Youth literature
Formation of the literaty reader
Reception aesthetics
title_short Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
title_full Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
title_fullStr Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
title_full_unstemmed Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
title_sort Literatura no ensino médio: a recepção da obra Minha vida de menina, de Helena Morley
author Oliveira, Clóvis Maurício de
author_facet Oliveira, Clóvis Maurício de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Clóvis Maurício de
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura juvenil
Formação do leitor literário
Estética da Recepção
Helena Morley
Youth literature
Formation of the literaty reader
Reception aesthetics
topic Literatura juvenil
Formação do leitor literário
Estética da Recepção
Helena Morley
Youth literature
Formation of the literaty reader
Reception aesthetics
description O presente trabalho teve por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), refletir sobre a formação do leitor literário através da recepção da obra literária Minha Vida de Menina, de Helena Morley (2016), realizada por meio de uma oficina de literatura com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Cerquilho, estado de São Paulo. Para a consecução do objetivo, essa pesquisa desenvolveu-se por meio da fortuna crítica da obra de Morley (2016), da análise de sua narrativa, seguida de reflexão sobre sua potencialidade para a formação do jovem leitor e, por fim, com a realização de práticas didáticas com os alunos na já citada oficina. Na recepção dessa obra (MORLEY, 2016), utilizou-se o Método Recepcional, preconizado por Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), que sugere, como caminho para a leitura do texto em sala de aula, uma sistematização de atividades. Partiu-se da hipótese de que a obra em questão possui potencialidades para romper com conceitos prévios dos leitores associados à leitura de textos do cânone, haja vista o fato de ser escrito no gênero textual diário pessoal por narradora adolescente, além de ser obra obrigatória para o Vestibular da FUVEST.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-21
2021-01-18T14:41:36Z
2021-01-18T14:41:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/202383
33004048019P1
url http://hdl.handle.net/11449/202383
identifier_str_mv 33004048019P1
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129582649311232