Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269 http://hdl.handle.net/11449/107430 |
Resumo: | Este trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas. |
id |
UNSP_7e7277e2a270e9f619137c24dd1e18f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicasSistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privadoEste trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas.UNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUNESP - Campus de Rio Claro - IB - Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Borghi, Raquel Fontes [UNESP]2014-06-24T19:54:08Z2014-06-24T19:54:08Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107430ISSN1981-8106-2011-21-38-132-146.pdf453801815003871868830755646002770000-0003-1486-73960000-0003-4415-0978Educação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-10T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:34:34.991319Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
title |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
spellingShingle |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Sistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privado |
title_short |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
title_full |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
title_fullStr |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
title_full_unstemmed |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
title_sort |
Possíveis relações entre avaliação e sistemas apostilados privados em escolas públicas |
author |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] |
author_facet |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Borghi, Raquel Fontes [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Borghi, Raquel Fontes [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertagna, Regiane Helena [UNESP] Borghi, Raquel Fontes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privado |
topic |
Sistemas apostilados. Organização do trabalho pedagógico. Avaliação. Público-privado |
description |
Este trabalho parte da tendência já verificada em estudo anterior de ampliação das parcerias entre a esfera pública e privada na educação e tem como objetivo discutir uma das modalidades identificadas, a ampliação da adoção de sistemas apostilados privados em escolas públicas municipais e as possíveis relações com os sistemas de avaliação externos. A partir dos dados disponíveis no banco de dados do Grupo Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais – GREPPE discute-se como um dos principais fatores para o crescimento da adoção de sistemas apostilados, a busca das escolas e municípios em melhorar os resultados nos sistemas de avaliações, e, portanto, a centralidade dos sistemas de avaliações nas políticas educacionais. Aponta-se, ainda, para a contradição entre o caminho que vinha sendo trilhado, no sentido de ampliação da autonomia e democratização da gestão escolar e a adoção de sistemas privados de ensino, bem como suas possíveis implicações para a organização do trabalho pedagógico das escolas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2014-06-24T19:54:08Z 2014-06-24T19:54:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269 Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107430 ISSN1981-8106-2011-21-38-132-146.pdf 4538018150038718 6883075564600277 0000-0003-1486-7396 0000-0003-4415-0978 |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/5269 http://hdl.handle.net/11449/107430 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 21, n. 38, 2011, p. 132-146. 1981-8106 ISSN1981-8106-2011-21-38-132-146.pdf 4538018150038718 6883075564600277 0000-0003-1486-7396 0000-0003-4415-0978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129440114278400 |