A concepção de qualidade educacional induzida pelas avaliações em larga escala: análise de documentos oficiais do estado de São Paulo (2008-2014)
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/144459 |
Resumo: | A partir da década de 1990, as políticas educacionais paulistas, com alinhamento governativo junto ao governo federal, passam por diversas transformações devido à adoção de políticas neoliberais. Estas transformações atingem o campo educacional, de forma que as avaliações em larga escala ganham centralidade. Nesse sentido, esta investigação busca responder a seguinte questão: Nos documentos oficiais do estado de São Paulo, as avaliações em larga escala estão induzindo a que concepção de qualidade educacional? A investigação foi realizada com a utilização da abordagem qualitativa, por meio das pesquisas documental e bibliográfica com análise de conteúdo, buscando trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito nos documentos oficiais do estado de São Paulo no período compreendido entre 2008, ano de promulgação da Resolução SE - 74, de 6 de novembro, que instituiu o IDESP e o PQE, até 2014. Os documentos apontaram que o campo educacional no estado de São Paulo é permeado pela lógica gerencialista do ideário neoliberal, de forma que as avaliações em larga escala estão induzindo a uma concepção mercadológica de qualidade educacional. |
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A concepção de qualidade educacional induzida pelas avaliações em larga escala: análise de documentos oficiais do estado de São Paulo (2008-2014)The conception of educational quality induced by large-scale assessments: analysis of São Paulo state’s official documents (2008-2014)Políticas EducacionaisNeoliberalismoAvaliação em larga escalaQualidade EducacionalA partir da década de 1990, as políticas educacionais paulistas, com alinhamento governativo junto ao governo federal, passam por diversas transformações devido à adoção de políticas neoliberais. Estas transformações atingem o campo educacional, de forma que as avaliações em larga escala ganham centralidade. Nesse sentido, esta investigação busca responder a seguinte questão: Nos documentos oficiais do estado de São Paulo, as avaliações em larga escala estão induzindo a que concepção de qualidade educacional? A investigação foi realizada com a utilização da abordagem qualitativa, por meio das pesquisas documental e bibliográfica com análise de conteúdo, buscando trazer não apenas o que está explícito, mas também o conteúdo implícito nos documentos oficiais do estado de São Paulo no período compreendido entre 2008, ano de promulgação da Resolução SE - 74, de 6 de novembro, que instituiu o IDESP e o PQE, até 2014. Os documentos apontaram que o campo educacional no estado de São Paulo é permeado pela lógica gerencialista do ideário neoliberal, de forma que as avaliações em larga escala estão induzindo a uma concepção mercadológica de qualidade educacional.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bertagna, Regiane Helena [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Filipe, Fabiana Alvarenga [UNESP]2016-10-27T17:26:53Z2016-10-27T17:26:53Z2016-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14445900087485333004137064P245380181500387180000-0003-4415-0978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-14T06:08:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144459Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-14T06:08:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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