Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191581
Resumo: A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria.
id UNSP_7ef9297c0aac445ee34a2682a038232c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/191581
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livreAuto-hospitalité: être une école, être du temps, être libreSelf-hospitality: being a school, being time, being freeEducaçãoAutoriaHerançaContemporâneoÉducationCréationPatrimoineContemporainA presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria.La présente recherche cherche à comprendre les possibilités de la paternité dans l’éducation en vue de l’enchevêtrement de l’héritage - les événements qui nous précèdent - avec le contemporain - ce qui nous transgresse. Cette relation apparaît comme une possibilité de création conférée aux enseignants et aux étudiants. L’enseignement institutionnalisé s’est montré résistant à l’ouverture à l’autre envers l’autre et, partant, à l’expérience; il est donc difficile de trouver un auteur dans l’espace scolaire. Contre cette prise de conscience, la déconstruction de Derrida se présente comme un moyen fertile de réfléchir aux problèmes qui traversent et fragilisent le territoire éducatif, en particulier celui du lieu difficile de l’auteur, produisant un autre regard sur l’héritage et le contemporain. De cette façon, nous essayons de penser à l'événement dans l'éducation, compris comme un essai de soi, à la lumière des dialogues établis entre l'héritage et le contemporain, afin de constituer la possibilité d'un essai de créationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]2020-02-12T13:19:36Z2020-02-12T13:19:36Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19158100092892133004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:22:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:22:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
Auto-hospitalité: être une école, être du temps, être libre
Self-hospitality: being a school, being time, being free
title Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
spellingShingle Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]
Educação
Autoria
Herança
Contemporâneo
Éducation
Création
Patrimoine
Contemporain
title_short Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
title_full Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
title_fullStr Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
title_full_unstemmed Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
title_sort Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
author Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]
author_facet Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Autoria
Herança
Contemporâneo
Éducation
Création
Patrimoine
Contemporain
topic Educação
Autoria
Herança
Contemporâneo
Éducation
Création
Patrimoine
Contemporain
description A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12
2020-02-12T13:19:36Z
2020-02-12T13:19:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/191581
000928921
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
url http://hdl.handle.net/11449/191581
identifier_str_mv 000928921
33004030079P2
1788063551247254
0000-0001-9620-5964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965682844041216