Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/191581 |
Resumo: | A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria. |
id |
UNSP_7ef9297c0aac445ee34a2682a038232c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/191581 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livreAuto-hospitalité: être une école, être du temps, être libreSelf-hospitality: being a school, being time, being freeEducaçãoAutoriaHerançaContemporâneoÉducationCréationPatrimoineContemporainA presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria.La présente recherche cherche à comprendre les possibilités de la paternité dans l’éducation en vue de l’enchevêtrement de l’héritage - les événements qui nous précèdent - avec le contemporain - ce qui nous transgresse. Cette relation apparaît comme une possibilité de création conférée aux enseignants et aux étudiants. L’enseignement institutionnalisé s’est montré résistant à l’ouverture à l’autre envers l’autre et, partant, à l’expérience; il est donc difficile de trouver un auteur dans l’espace scolaire. Contre cette prise de conscience, la déconstruction de Derrida se présente comme un moyen fertile de réfléchir aux problèmes qui traversent et fragilisent le territoire éducatif, en particulier celui du lieu difficile de l’auteur, produisant un autre regard sur l’héritage et le contemporain. De cette façon, nous essayons de penser à l'événement dans l'éducation, compris comme un essai de soi, à la lumière des dialogues établis entre l'héritage et le contemporain, afin de constituer la possibilité d'un essai de créationUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Paula Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP]2020-02-12T13:19:36Z2020-02-12T13:19:36Z2019-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19158100092892133004030079P217880635512472540000-0001-9620-5964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:22:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:22:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre Auto-hospitalité: être une école, être du temps, être libre Self-hospitality: being a school, being time, being free |
title |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
spellingShingle |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP] Educação Autoria Herança Contemporâneo Éducation Création Patrimoine Contemporain |
title_short |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
title_full |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
title_fullStr |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
title_full_unstemmed |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
title_sort |
Hospitalidade de si: ser escola, ser tempo, ser livre |
author |
Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP] |
author_facet |
Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Paula Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ediléia Pereira dos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autoria Herança Contemporâneo Éducation Création Patrimoine Contemporain |
topic |
Educação Autoria Herança Contemporâneo Éducation Création Patrimoine Contemporain |
description |
A presente pesquisa busca compreender as possibilidades de autoria em educação tendo em vista os entrelaçamentos da herança – os acontecimentos que nos antecedem – com o contemporâneo – aquilo que nos transpassa. Tal relação aparece como possibilidade de autoria conferida aos professores e aos alunos. A educação institucionalizada tem-se demonstrado resistente à abertura ao outro em sua total alteridade e, portanto, resistente à experiência, assim, encontrar a autoria no espaço escolar torna-se um desafio. Ao encontro desta constatação, a desconstrução derridiana apresenta-se como um caminho fértil para refletir sobre as questões que atravessam e abalam o território educacional, especialmente a do difícil lugar da autoria, produzindo um olhar outro sobre a herança e o contemporâneo. Desta forma, buscamos pensar o acontecimento na educação, compreendido como ensaio de si, tendo em vista os diálogos que se estabelecem entre a herança e o contemporâneo, para constituir-se na possibilidade de um ensaio de autoria. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-12 2020-02-12T13:19:36Z 2020-02-12T13:19:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/191581 000928921 33004030079P2 1788063551247254 0000-0001-9620-5964 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/191581 |
identifier_str_mv |
000928921 33004030079P2 1788063551247254 0000-0001-9620-5964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965682844041216 |