Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102013
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis contribuições de um projeto de formação de professores em serviço, o GESTAR - Gestão da Aprendizagem Escolar. O problema de pesquisa investigado foi: em que medida um programa de formação de professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESTAR, contribui: 1- para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes mais sólidos e positivos em relação à geometria; 2- para uma prática educativa adequada aos princípios e orientações do programa. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionadas à resolução de problemas, à formação conceitual e ao desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Foram sujeitos dos estudo dozes docentes em exercício de duas escolas de Rondonópolis-MT. O levantamento de dados envolveu o uso de diferentes instrumentos em três momentos distintos: pré-testem desenvolvimento de uma proposta que envolvia o projeto de formação de professores e ao final um pós-teste. Com o término da investigação foi possível constatar que as notas obtidas no pós-teste, foram significativamente mais elevadas do que as anteriores à capacitação em ambas as unidades escolares. Evidenciou-se uma melhora na aulas ministradas pelos professores quando precedidas por um planejamento adequado, fruto da reflexão teórico-metodológica desenvolvida ao longo do GESTAR. Diante disso, no caso dos sujeitos investigados o GESTAR contribuiu para a construção dos conteúdos e práticas elencadas no projeto.
id UNSP_7ef993bcae0dc0aabb3549d1849a3f7f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102013
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometriaProfessores - FormaçãoMatemática - Estudo e ensinoGeometriaMatemática - ConteúdosFormação continuada de professoresEducação matemáticaConteúdos conceituaisProcedimentais e atitudinaisTeachersContinuing formationMathematics educationGeometryA presente pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis contribuições de um projeto de formação de professores em serviço, o GESTAR - Gestão da Aprendizagem Escolar. O problema de pesquisa investigado foi: em que medida um programa de formação de professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESTAR, contribui: 1- para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes mais sólidos e positivos em relação à geometria; 2- para uma prática educativa adequada aos princípios e orientações do programa. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionadas à resolução de problemas, à formação conceitual e ao desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Foram sujeitos dos estudo dozes docentes em exercício de duas escolas de Rondonópolis-MT. O levantamento de dados envolveu o uso de diferentes instrumentos em três momentos distintos: pré-testem desenvolvimento de uma proposta que envolvia o projeto de formação de professores e ao final um pós-teste. Com o término da investigação foi possível constatar que as notas obtidas no pós-teste, foram significativamente mais elevadas do que as anteriores à capacitação em ambas as unidades escolares. Evidenciou-se uma melhora na aulas ministradas pelos professores quando precedidas por um planejamento adequado, fruto da reflexão teórico-metodológica desenvolvida ao longo do GESTAR. Diante disso, no caso dos sujeitos investigados o GESTAR contribuiu para a construção dos conteúdos e práticas elencadas no projeto.This paper aims to investigate the possible contributions of a teacher on duty formation project, the GESTAR-School Learning Management to the content development in these teachers. This was the research problem: In what extent does a teacher on duty formation program in the first years of Fundamental Teaching GESTAR, contributes: 1- to the development of concepts, more solid and positive attitudes and procedures in relation to geometry; 2- to an adequate course practice to the program principles and orientations? So, the theoretical referential was based in studies and related research the resolution of problems, conceptual formation and to the development of postural and procedural contents. The survey involved the use of different instruments in three distinct moments: Pre-test; proposal development; and post-test. The research participants were twelve teachers from two schools in Rondonópolis-MT. The results show that after this program their grades were significantly superior to the ones before this program, in both schools. The observed classes showed, when followed by good planning, possibilities of significant learning by the stundents, in general because of the kinds of activities, the geometric perception and the methodological alteration worked. This way the GESTAR contributes to the content development in the studied aspects and to make a teacher who is able to use the program principles and orientations.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pirola, Nelson Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2007-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis273 f. : il.application/pdfKOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria. 2007. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.http://hdl.handle.net/11449/102013000544992kochhann_mer_dr_bauru.pdf33004056079P09350885456287046Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-05T06:09:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102013Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:58:55.144421Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
title Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
spellingShingle Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]
Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Matemática - Conteúdos
Formação continuada de professores
Educação matemática
Conteúdos conceituais
Procedimentais e atitudinais
Teachers
Continuing formation
Mathematics education
Geometry
title_short Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
title_full Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
title_fullStr Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
title_full_unstemmed Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
title_sort Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria
author Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]
author_facet Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pirola, Nelson Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kochhann, Maria Elizabete Rambo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Matemática - Conteúdos
Formação continuada de professores
Educação matemática
Conteúdos conceituais
Procedimentais e atitudinais
Teachers
Continuing formation
Mathematics education
Geometry
topic Professores - Formação
Matemática - Estudo e ensino
Geometria
Matemática - Conteúdos
Formação continuada de professores
Educação matemática
Conteúdos conceituais
Procedimentais e atitudinais
Teachers
Continuing formation
Mathematics education
Geometry
description A presente pesquisa teve por objetivo investigar as possíveis contribuições de um projeto de formação de professores em serviço, o GESTAR - Gestão da Aprendizagem Escolar. O problema de pesquisa investigado foi: em que medida um programa de formação de professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental, GESTAR, contribui: 1- para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes mais sólidos e positivos em relação à geometria; 2- para uma prática educativa adequada aos princípios e orientações do programa. O referencial teórico pautou-se em estudos e pesquisas relacionadas à resolução de problemas, à formação conceitual e ao desenvolvimento de conteúdos atitudinais e procedimentais. Foram sujeitos dos estudo dozes docentes em exercício de duas escolas de Rondonópolis-MT. O levantamento de dados envolveu o uso de diferentes instrumentos em três momentos distintos: pré-testem desenvolvimento de uma proposta que envolvia o projeto de formação de professores e ao final um pós-teste. Com o término da investigação foi possível constatar que as notas obtidas no pós-teste, foram significativamente mais elevadas do que as anteriores à capacitação em ambas as unidades escolares. Evidenciou-se uma melhora na aulas ministradas pelos professores quando precedidas por um planejamento adequado, fruto da reflexão teórico-metodológica desenvolvida ao longo do GESTAR. Diante disso, no caso dos sujeitos investigados o GESTAR contribuiu para a construção dos conteúdos e práticas elencadas no projeto.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-28
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria. 2007. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/102013
000544992
kochhann_mer_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
identifier_str_mv KOCHHANN, Maria Elizabete Rambo. Gestar: formação de professores em serviço e a abordagem da geometria. 2007. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
000544992
kochhann_mer_dr_bauru.pdf
33004056079P0
9350885456287046
url http://hdl.handle.net/11449/102013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128728576819200