A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Cristina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/157132
Resumo: Essa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo elaborar uma sequência didática pautada na Pedagogia Histórico-Crítica e se propôs a desenvolver um conteúdo específico da Geografia, intitulado “O campo e a cidade: aproximações e diferenças”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Iracema Leite e Silva”, localizada no município de Borebi/SP. Essa escola atende crianças da área urbana e rural e, em especial, alunos provenientes do assentamento “Loiva Lurdes”. Tal sequência resultou em um material didático digital capaz de auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas que contribuam para a investigação sobre o uso dos recursos naturais com destaque para os usos da água em atividades cotidianas, de modo a contribuir para a conscientização e manutenção da água potável.
id UNSP_7f1cdcaf8895514f1a76d288fc17e38b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/157132
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SPThe use of PHC in Geography education: application of a didactic sequence in a school in the Borebi municipality / SPCrianças assentadasEnsino de GeografiaMaterial didáticoChildren seatedTeaching GeographyCoursewareEssa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo elaborar uma sequência didática pautada na Pedagogia Histórico-Crítica e se propôs a desenvolver um conteúdo específico da Geografia, intitulado “O campo e a cidade: aproximações e diferenças”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Iracema Leite e Silva”, localizada no município de Borebi/SP. Essa escola atende crianças da área urbana e rural e, em especial, alunos provenientes do assentamento “Loiva Lurdes”. Tal sequência resultou em um material didático digital capaz de auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas que contribuam para a investigação sobre o uso dos recursos naturais com destaque para os usos da água em atividades cotidianas, de modo a contribuir para a conscientização e manutenção da água potável.This qualitative research aimed to elaborate a didactic sequence based on HistoricalCritical Pedagogy and proposed to develop a specific content of Geography, entitled "The field and the city: approximations and differences". The data were collected through interviews recorded with students of the 3rd year of Elementary School and teachers of the Municipal School of Primary Education "Prof.ª Iracema Leite e Silva", located in the municipality of Borebi / SP. This school serves children from urban and rural areas, and especially from the "Loiva Lurdes" settlement. This sequence resulted in a digital didactic material able to assist the teacher in the development of practices that contribute to the investigation on the use of natural resources, highlighting the uses of water in daily activities, in order to contribute to the awareness and maintenance of water drinking waterUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vitor [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Ana Cristina2018-09-26T16:31:44Z2018-09-26T16:31:44Z2018-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15713200090828833004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-18T06:04:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/157132Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:13:14.997186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
The use of PHC in Geography education: application of a didactic sequence in a school in the Borebi municipality / SP
title A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
spellingShingle A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
Ramos, Ana Cristina
Crianças assentadas
Ensino de Geografia
Material didático
Children seated
Teaching Geography
Courseware
title_short A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
title_full A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
title_fullStr A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
title_full_unstemmed A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
title_sort A utilização da PHC no ensino de Geografia: aplicação de uma sequência didática numa escola no município de Borebi/SP
author Ramos, Ana Cristina
author_facet Ramos, Ana Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vitor [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças assentadas
Ensino de Geografia
Material didático
Children seated
Teaching Geography
Courseware
topic Crianças assentadas
Ensino de Geografia
Material didático
Children seated
Teaching Geography
Courseware
description Essa pesquisa de caráter qualitativo teve como objetivo elaborar uma sequência didática pautada na Pedagogia Histórico-Crítica e se propôs a desenvolver um conteúdo específico da Geografia, intitulado “O campo e a cidade: aproximações e diferenças”. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Prof.ª Iracema Leite e Silva”, localizada no município de Borebi/SP. Essa escola atende crianças da área urbana e rural e, em especial, alunos provenientes do assentamento “Loiva Lurdes”. Tal sequência resultou em um material didático digital capaz de auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas que contribuam para a investigação sobre o uso dos recursos naturais com destaque para os usos da água em atividades cotidianas, de modo a contribuir para a conscientização e manutenção da água potável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-26T16:31:44Z
2018-09-26T16:31:44Z
2018-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/157132
000908288
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/157132
identifier_str_mv 000908288
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128482306162688