A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piteli, Mirela de Lima [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93925
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica e intervencionista (VAN LIER, 1988), realizada com alunos de uma 1ª. série do Ensino Médio de uma escola pública, cujo propósito é investigar como se caracteriza a relação entre as crenças desses alunos sobre leitura em língua estrangeira (LE) e o uso das estratégias de aprendizagem (EA) voltadas para a habilidade em questão. No primeiro momento, o foco de investigação deste estudo voltou-se para a identificação das crenças (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) que os alunos têm sobre leitura em LE (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), bem como das estratégias de leitura por eles utilizadas (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990). No segundo momento do percurso investigativo, durante o qual foi realizado um trabalho de conscientização sobre o uso das EA, a atenção centrou-se na análise de dois aspectos principais: a) o desempenho dos alunos como leitores em LE ao utilizarem as EA de maneira consciente e b) a relação entre suas crenças sobre leitura e as EA das quais eles se utilizam. Para o desenvolvimento desta investigação, os seguintes procedimentos e instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: observação direta das aulas, gravações em áudio, questionário semi-estruturado, entrevista semi-estruturada, sessões de protocolo verbal e logs. Esses dois últimos, em especial, possibilitaram o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos durante leituras em inglês. A análise dos dados sugere que há uma estreita relação entre as crenças que os alunos têm sobre leitura em LE e o uso das EA, sendo que estas são influenciadas por aquelas.
id UNSP_7f25d5602792b96a4cfb11d88f34ca0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93925
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagemLearning strategiesReading - BeliefsLíngua inglesa - Estudo e ensinoLingüística aplicadaLeitura - Crenças de alunosEstratégias de aprendizagemO objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica e intervencionista (VAN LIER, 1988), realizada com alunos de uma 1ª. série do Ensino Médio de uma escola pública, cujo propósito é investigar como se caracteriza a relação entre as crenças desses alunos sobre leitura em língua estrangeira (LE) e o uso das estratégias de aprendizagem (EA) voltadas para a habilidade em questão. No primeiro momento, o foco de investigação deste estudo voltou-se para a identificação das crenças (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) que os alunos têm sobre leitura em LE (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), bem como das estratégias de leitura por eles utilizadas (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990). No segundo momento do percurso investigativo, durante o qual foi realizado um trabalho de conscientização sobre o uso das EA, a atenção centrou-se na análise de dois aspectos principais: a) o desempenho dos alunos como leitores em LE ao utilizarem as EA de maneira consciente e b) a relação entre suas crenças sobre leitura e as EA das quais eles se utilizam. Para o desenvolvimento desta investigação, os seguintes procedimentos e instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: observação direta das aulas, gravações em áudio, questionário semi-estruturado, entrevista semi-estruturada, sessões de protocolo verbal e logs. Esses dois últimos, em especial, possibilitaram o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos durante leituras em inglês. A análise dos dados sugere que há uma estreita relação entre as crenças que os alunos têm sobre leitura em LE e o uso das EA, sendo que estas são influenciadas por aquelas.The purpose of this dissertation is to present the results of a qualitative research of an etnographic and interventionist nature (VAN LIER, 1988), which was carried out with high school students from a 1st grade in a state school. The study focuses on the relation between the learners' beliefs concerning reading in a foreign language - English (FL) and the learning strategies (LS) used by them. In the first stage, the investigation turned to the identification of the beliefs (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) that students have about FL reading (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), as well as the LS (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990) they used during the reading act. In the second stage of the investigative route, throughout which students went through an awareness process about the existence and the use of LS, the analysis focused on two main aspects: a) the students' performance as FL readers when they made conscious use of the LS and b) the relation between their beliefs and the LS which they used. In order to develop this study, the following research procedures and instruments were used to collect data: classroom observation, audio recording, semi-structured questionnaires, a semi-structured interview, verbal protocols and logs. These two last ones, specifically, allowed a close monitoring of the students' performance during the reading process. The data analysis suggests that there is a close relation between the learners' beliefs concerning FL reading and the use of LS in that the former influences the latter.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Benedetti, Ana Mariza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Piteli, Mirela de Lima [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2006-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 f. : il.application/pdfPITELI, Mirela de Lima. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem. 2006. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.http://hdl.handle.net/11449/93925000469162piteli_ml_me_sjrp.pdf33004153069P57562239125579892Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:31:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93925Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:31:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
title A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
spellingShingle A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
Piteli, Mirela de Lima [UNESP]
Learning strategies
Reading - Beliefs
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Leitura - Crenças de alunos
Estratégias de aprendizagem
title_short A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
title_full A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
title_fullStr A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
title_full_unstemmed A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
title_sort A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem
author Piteli, Mirela de Lima [UNESP]
author_facet Piteli, Mirela de Lima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedetti, Ana Mariza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Piteli, Mirela de Lima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Learning strategies
Reading - Beliefs
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Leitura - Crenças de alunos
Estratégias de aprendizagem
topic Learning strategies
Reading - Beliefs
Língua inglesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Leitura - Crenças de alunos
Estratégias de aprendizagem
description O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma pesquisa qualitativa, de natureza etnográfica e intervencionista (VAN LIER, 1988), realizada com alunos de uma 1ª. série do Ensino Médio de uma escola pública, cujo propósito é investigar como se caracteriza a relação entre as crenças desses alunos sobre leitura em língua estrangeira (LE) e o uso das estratégias de aprendizagem (EA) voltadas para a habilidade em questão. No primeiro momento, o foco de investigação deste estudo voltou-se para a identificação das crenças (BARCELOS, 1995, 2000; HORWITZ, 1998, 1999; PAJARES, 1992) que os alunos têm sobre leitura em LE (BRAGA E BUSNARDO, 1993; CARRELL et. alii, 1995; FAIRCLOUGH, 1989; KATO, 1995; KLEIMAN, 1989), bem como das estratégias de leitura por eles utilizadas (COHEN, 1998; O'MALLEY E CHAMOT, 1990, 1994; OXFORD, 1990). No segundo momento do percurso investigativo, durante o qual foi realizado um trabalho de conscientização sobre o uso das EA, a atenção centrou-se na análise de dois aspectos principais: a) o desempenho dos alunos como leitores em LE ao utilizarem as EA de maneira consciente e b) a relação entre suas crenças sobre leitura e as EA das quais eles se utilizam. Para o desenvolvimento desta investigação, os seguintes procedimentos e instrumentos foram utilizados para a coleta dos dados: observação direta das aulas, gravações em áudio, questionário semi-estruturado, entrevista semi-estruturada, sessões de protocolo verbal e logs. Esses dois últimos, em especial, possibilitaram o acompanhamento contínuo do desempenho dos alunos durante leituras em inglês. A análise dos dados sugere que há uma estreita relação entre as crenças que os alunos têm sobre leitura em LE e o uso das EA, sendo que estas são influenciadas por aquelas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-30
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PITELI, Mirela de Lima. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem. 2006. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/93925
000469162
piteli_ml_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
identifier_str_mv PITELI, Mirela de Lima. A leitura em língua estrangeira em um contexto de escola pública: relação entre crenças estratégicas de aprendizagem. 2006. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2006.
000469162
piteli_ml_me_sjrp.pdf
33004153069P5
7562239125579892
url http://hdl.handle.net/11449/93925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965673922756608