Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, André Rocha
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barela, José Angelo [UNESP], Garcia, Claudia, Barela, Ana Maria Forti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300015
http://hdl.handle.net/11449/212633
Resumo: The purpose of this study was to investigate postural control and the importance of visual information in gymnastics and non-gymnastics children. Forty-three female children, 23 gymnastics and 20 non-gymnastics, age 5 to 7 and 9 to 11 years, stood upright on a force platform in bipodal, semi-tandem, and reduced bases, with and without vision. The area of center of pressure oscillation and the visual contribution index were calculated. The results indicated that practice of gymnastic improves postural control in younger children. Finally, gymnastic children use more properly visual information than non-gymnastic children in order to maintain the upright stance more steadily.
id UNSP_7f321497f04bb12ed20312898d741397
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/212633
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artísticaPostural control and use of visual information in children practitioners and non-practitioners of gymnasticsControl postural y uso de la información visual en niños practicantes y no practicantes de gimnasia artísticaHuman developmentposturetrainingsensory informationDesenvolvimento humanoposturatreinamentoinformação sensorialThe purpose of this study was to investigate postural control and the importance of visual information in gymnastics and non-gymnastics children. Forty-three female children, 23 gymnastics and 20 non-gymnastics, age 5 to 7 and 9 to 11 years, stood upright on a force platform in bipodal, semi-tandem, and reduced bases, with and without vision. The area of center of pressure oscillation and the visual contribution index were calculated. The results indicated that practice of gymnastic improves postural control in younger children. Finally, gymnastic children use more properly visual information than non-gymnastic children in order to maintain the upright stance more steadily.El objetivo de este trabajo fue investigar el desempeño y la contribución de la información visual en el control postural en niños practicantes e no practicantes de gimnasia artística (GA). Cuarenta y tres niñas, 23 practicantes de GA y 20 no practicantes de GA, de 5 a 7 y de 9 a 11 años de edad, permanecieron en pie sobre una plataforma de fuerza con tres bases de apoyo: bipodal, semi-tandem stance y base reducida, con los ojos abiertos y con los ojos cerrados. El área de desplazamiento del centro de presión y el índice de contribución visual fueron calculados. Los resultados indicaron que la práctica de GA mejora el control postural de los niños en los primeros años de desarrollo evolutivo. Los niños practicantes de GA utilizan mejor la información visual para mantener la postura erecta más estable que los niños no practicantes de GA.O objetivo deste estudo foi investigar o desempenho e a contribuição da informação visual no controle postural de crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística (GA). Quarenta e três meninas, 23 praticantes de GA e 20 não praticantes de GA, idade 5 a 7 e 9 a 11 anos, permaneceram em pé sobre uma plataforma de força em três bases de apoio: bipodal, semi-tandem stance e base reduzida, com olhos abertos e com olhos fechados. A área de deslocamento do centro de pressão e o índice de contribuição visual foram calculados. Os resultados indicaram que a prática de GA melhora o controle postural de crianças nos anos iniciais de desenvolvimento. Ainda, crianças praticantes de GA utilizam melhor informação visual que crianças não praticantes de GA para manter a postura ereta mais estável.Universidade Cruzeiro do Sul, Laboratório de Análise do MovimentoColégio ArbosUniversidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasUniversidade Estadual Paulista, Instituto de BiociênciasColégio Brasileiro de Ciências do EsporteUniversidade Cruzeiro do SulColégio ArbosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Viana, André RochaBarela, José Angelo [UNESP]Garcia, ClaudiaBarela, Ana Maria Forti2021-07-14T10:42:56Z2021-07-14T10:42:56Z2011-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article747-760application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300015Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Porto Alegre, RS, Brazil: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 747-760, 2011.0101-32892179-3255http://hdl.handle.net/11449/21263310.1590/S0101-32892011000300015S0101-32892011000300015S0101-32892011000300015.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ciências do Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:06:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212633Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:06:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
Postural control and use of visual information in children practitioners and non-practitioners of gymnastics
Control postural y uso de la información visual en niños practicantes y no practicantes de gimnasia artística
title Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
spellingShingle Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
Viana, André Rocha
Human development
posture
training
sensory information
Desenvolvimento humano
postura
treinamento
informação sensorial
title_short Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
title_full Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
title_fullStr Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
title_full_unstemmed Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
title_sort Controle postural e uso de informação visual em crianças praticantes e não praticantes de ginástica artística
author Viana, André Rocha
author_facet Viana, André Rocha
Barela, José Angelo [UNESP]
Garcia, Claudia
Barela, Ana Maria Forti
author_role author
author2 Barela, José Angelo [UNESP]
Garcia, Claudia
Barela, Ana Maria Forti
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Cruzeiro do Sul
Colégio Arbos
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Viana, André Rocha
Barela, José Angelo [UNESP]
Garcia, Claudia
Barela, Ana Maria Forti
dc.subject.por.fl_str_mv Human development
posture
training
sensory information
Desenvolvimento humano
postura
treinamento
informação sensorial
topic Human development
posture
training
sensory information
Desenvolvimento humano
postura
treinamento
informação sensorial
description The purpose of this study was to investigate postural control and the importance of visual information in gymnastics and non-gymnastics children. Forty-three female children, 23 gymnastics and 20 non-gymnastics, age 5 to 7 and 9 to 11 years, stood upright on a force platform in bipodal, semi-tandem, and reduced bases, with and without vision. The area of center of pressure oscillation and the visual contribution index were calculated. The results indicated that practice of gymnastic improves postural control in younger children. Finally, gymnastic children use more properly visual information than non-gymnastic children in order to maintain the upright stance more steadily.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2021-07-14T10:42:56Z
2021-07-14T10:42:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300015
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Porto Alegre, RS, Brazil: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 747-760, 2011.
0101-3289
2179-3255
http://hdl.handle.net/11449/212633
10.1590/S0101-32892011000300015
S0101-32892011000300015
S0101-32892011000300015.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32892011000300015
http://hdl.handle.net/11449/212633
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Porto Alegre, RS, Brazil: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 33, n. 3, p. 747-760, 2011.
0101-3289
2179-3255
10.1590/S0101-32892011000300015
S0101-32892011000300015
S0101-32892011000300015.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 747-760
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045938486312960