Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Talita Mazzini [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/77
http://hdl.handle.net/11449/124693
Resumo: Environmental education (EE), a critical component to face the environmental crisis, must be present in formal education in a continuous, permanent and transversal way. Studies show, however, that EE occurs, often, in a sporadic and discontinuous way, and that it is mainly linked to Sciences. The objective of this study was to investigate the inclusion of environmental subjects in the Political Pedagogical Project (PPP) of a rural school, in Araraquara, SP. Through documentary analysis of the PPP, proposals for the Environmental Education for the last years of elementary education were examined. The results allowed the understanding, in a complex and contextualized way, of aspects related to the presence of environmental subjects in the school curriculum. They reveal that the suggestion of working with Environment attend the recommendations of the conference of Tbilisi and of Brazilian National Curriculum (PCN).
id UNSP_7f59dd872554dcaf20fde3355ef51836
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/124693
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógicoEnvironmental education in the last years of elementary education in a rural school: an analysis from the political pedagogical projectEnvironmental educationpedagogical practiceselementary educationpolitical pedagogical projectEducação ambientalpráticas pedagógicasensino fundamentalprojeto político pedagógicoEnvironmental education (EE), a critical component to face the environmental crisis, must be present in formal education in a continuous, permanent and transversal way. Studies show, however, that EE occurs, often, in a sporadic and discontinuous way, and that it is mainly linked to Sciences. The objective of this study was to investigate the inclusion of environmental subjects in the Political Pedagogical Project (PPP) of a rural school, in Araraquara, SP. Through documentary analysis of the PPP, proposals for the Environmental Education for the last years of elementary education were examined. The results allowed the understanding, in a complex and contextualized way, of aspects related to the presence of environmental subjects in the school curriculum. They reveal that the suggestion of working with Environment attend the recommendations of the conference of Tbilisi and of Brazilian National Curriculum (PCN).A Educação Ambiental (EA), elemento crítico para o enfrentamento da crise ambiental, deve estar presente na educação formal de maneira contínua, permanente e transversal. Pesquisas apontam, no entanto, que o trabalho com a EA ocorre, muitas vezes, de maneira esporádica e descontínua e está vinculado, principalmente, à disciplina Ciências. O objetivo deste estudo foi investigar como se dá a inserção da temática ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, do município de Araraquara-SP. Por meio da análise documental do PPP foram examinadas as propostas referentes à Educação Ambiental para os anos finais do ensino fundamental. Os resultados permitiram compreender, de forma complexa e contextualizada, aspectos relevantes da inserção da temática ambiental no currículo escolar e revelam que as sugestões para os trabalhos com o tema Meio Ambiente, atendem, em linhas gerais às recomendações da conferência de Tblisi e às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras de AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lopes, Talita Mazzini [UNESP]Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]2015-07-15T18:27:29Z2015-07-15T18:27:29Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article211-221application/pdfhttp://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/77Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 211-221, 2012.1983-7011http://hdl.handle.net/11449/124693ISSN1983-7011-2012-05-02-211-221.pdf68479588620332522331966328119514Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsino, Saúde e Ambienteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/124693Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:44:21.259787Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
Environmental education in the last years of elementary education in a rural school: an analysis from the political pedagogical project
title Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
spellingShingle Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
Lopes, Talita Mazzini [UNESP]
Environmental education
pedagogical practices
elementary education
political pedagogical project
Educação ambiental
práticas pedagógicas
ensino fundamental
projeto político pedagógico
title_short Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
title_full Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
title_fullStr Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
title_full_unstemmed Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
title_sort Educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental em uma escola do campo: uma análise a partir do projeto político pedagógico
author Lopes, Talita Mazzini [UNESP]
author_facet Lopes, Talita Mazzini [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author_role author
author2 Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Talita Mazzini [UNESP]
Zancul, Maria Cristina de Senzi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Environmental education
pedagogical practices
elementary education
political pedagogical project
Educação ambiental
práticas pedagógicas
ensino fundamental
projeto político pedagógico
topic Environmental education
pedagogical practices
elementary education
political pedagogical project
Educação ambiental
práticas pedagógicas
ensino fundamental
projeto político pedagógico
description Environmental education (EE), a critical component to face the environmental crisis, must be present in formal education in a continuous, permanent and transversal way. Studies show, however, that EE occurs, often, in a sporadic and discontinuous way, and that it is mainly linked to Sciences. The objective of this study was to investigate the inclusion of environmental subjects in the Political Pedagogical Project (PPP) of a rural school, in Araraquara, SP. Through documentary analysis of the PPP, proposals for the Environmental Education for the last years of elementary education were examined. The results allowed the understanding, in a complex and contextualized way, of aspects related to the presence of environmental subjects in the school curriculum. They reveal that the suggestion of working with Environment attend the recommendations of the conference of Tbilisi and of Brazilian National Curriculum (PCN).
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-07-15T18:27:29Z
2015-07-15T18:27:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/77
Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 211-221, 2012.
1983-7011
http://hdl.handle.net/11449/124693
ISSN1983-7011-2012-05-02-211-221.pdf
6847958862033252
2331966328119514
url http://www.ensinosaudeambiente.uff.br/index.php/ensinosaudeambiente/article/view/77
http://hdl.handle.net/11449/124693
identifier_str_mv Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 2, p. 211-221, 2012.
1983-7011
ISSN1983-7011-2012-05-02-211-221.pdf
6847958862033252
2331966328119514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino, Saúde e Ambiente
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 211-221
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129240529371136