Teoria dos Jogos aplicada à inteligência competitiva organizacional no âmbito da Ciência da Informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/136224 |
Resumo: | O foco desta pesquisa centra-se nos processos e atividades de cooperação e competição [coopetição] que as organizações contemporâneas desenvolvem visando estratégias de ação de curto, médio e longo prazo, no intuito de obter melhoria contínua em seus processos organizacionais, em especial o processo decisório. As ações voltadas à cooperação e à competição realizadas pelas organizações instigam o compartilhamento de informação e de conhecimento que, por sua vez, impulsionam a criação de alianças estratégias entre as organizações envolvidas. No entanto, evidencia-se que cooperar para competir ainda é um dilema para as organizações, uma vez que, ainda, não possuem a percepção de que ao criarem alianças estratégicas e estabelecerem acordos de cooperação, geram benefícios que contribuem significativamente para uma melhor atuação frente ao mercado altamente competitivo em que atuam. Nessa perspectiva, buscou-se a Teoria dos Jogos para compreender a evolução do comportamento cooperativo e competitivo entre diferentes agentes, como uma maneira de gerar benefícios para as organizações envolvidas. O objetivo geral desta pesquisa é propor um modelo baseado na Teoria dos Jogos contemplando o comportamento informacional e a competência em informação essencial para o ambiente de coopetição. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratória, cuja pesquisa de campo foi realizada no Centro Incubador “Miguel Silva”, pois vem contribuindo efetivamente para a economia local e regional. Para realização da coleta e análise dos dados da pesquisa de campo optou-se pela entrevista semiestruturada e pelo método „Análise Textual Discursiva‟. Como resultado acredita-se que houve a contribuição efetiva para o avanço dos estudos relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, mais especificamente nos aspectos relativos à cultura informacional, ao comportamento informacional e à competência em informação. Foi possível evidenciar a partir da análise dos dados que, as organizações incubadas ainda não cooperam entre si para competir. Os sujeitos de pesquisa possuem a percepção da importância de tal ação para gerar compartilhamento, aprendizagem, inovação e desenvolvimento mútuo. No entanto, ainda necessitam reconhecer as próprias competências existentes, bem como as existentes nas outras empresas, para alcançar o equilíbrio entre cooperar e competir, de modo a agir coletivamente quando necessário e, assim, gerar diferenciais competitivos e obter vantagem competitiva no mercado em que atuam. |
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Teoria dos Jogos aplicada à inteligência competitiva organizacional no âmbito da Ciência da InformaçãoGame Theory applied to organizational competitive intelligence within the Information ScienceTeoria dos JogosComportamento informacionalCompetência em informaçãoProcesso decisórioInteligência competitiva organizacionalGame TheoryInformational behaviorInformation literacyOrganizational competitive intelligenceDecision makingO foco desta pesquisa centra-se nos processos e atividades de cooperação e competição [coopetição] que as organizações contemporâneas desenvolvem visando estratégias de ação de curto, médio e longo prazo, no intuito de obter melhoria contínua em seus processos organizacionais, em especial o processo decisório. As ações voltadas à cooperação e à competição realizadas pelas organizações instigam o compartilhamento de informação e de conhecimento que, por sua vez, impulsionam a criação de alianças estratégias entre as organizações envolvidas. No entanto, evidencia-se que cooperar para competir ainda é um dilema para as organizações, uma vez que, ainda, não possuem a percepção de que ao criarem alianças estratégicas e estabelecerem acordos de cooperação, geram benefícios que contribuem significativamente para uma melhor atuação frente ao mercado altamente competitivo em que atuam. Nessa perspectiva, buscou-se a Teoria dos Jogos para compreender a evolução do comportamento cooperativo e competitivo entre diferentes agentes, como uma maneira de gerar benefícios para as organizações envolvidas. O objetivo geral desta pesquisa é propor um modelo baseado na Teoria dos Jogos contemplando o comportamento informacional e a competência em informação essencial para o ambiente de coopetição. No que tange aos procedimentos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e exploratória, cuja pesquisa de campo foi realizada no Centro Incubador “Miguel Silva”, pois vem contribuindo efetivamente para a economia local e regional. Para realização da coleta e análise dos dados da pesquisa de campo optou-se pela entrevista semiestruturada e pelo método „Análise Textual Discursiva‟. Como resultado acredita-se que houve a contribuição efetiva para o avanço dos estudos relacionados ao processo de inteligência competitiva organizacional, mais especificamente nos aspectos relativos à cultura informacional, ao comportamento informacional e à competência em informação. Foi possível evidenciar a partir da análise dos dados que, as organizações incubadas ainda não cooperam entre si para competir. Os sujeitos de pesquisa possuem a percepção da importância de tal ação para gerar compartilhamento, aprendizagem, inovação e desenvolvimento mútuo. No entanto, ainda necessitam reconhecer as próprias competências existentes, bem como as existentes nas outras empresas, para alcançar o equilíbrio entre cooperar e competir, de modo a agir coletivamente quando necessário e, assim, gerar diferenciais competitivos e obter vantagem competitiva no mercado em que atuam.The focus of this research is centered on processes and activities of cooperation and competition [coopetition] that contemporary organizations aiming to develop action strategies the short, medium and long term in order to achieve continuous improvement in their organizational processes, particularly decision-making process. The actions aimed at cooperation and competition of the organizations instigate the information and knowledge sharing that, in turn, boost the creation of strategic alliances between the organizations involved. However, it is evident that cooperate to compete is still a dilemma for organizations, because do not yet have the perception that by creating strategic alliances and establish cooperation agreements, generate benefits that contribute significantly to a better performance front of highly competitive market in which they operate. From this perspective, we sought to Game Theory to understand the evolution of cooperative and competitive behavior between different agents, as a way to generate benefits for the organizations involved. The objective of this research is to propose a model based on game theory contemplating the information behavior and competence in essential information for coopetition environment. Regarding the methodological procedures, the research is qualitative, descriptive and exploratory, of which field research will be held at the Incubator Center „Miguel Silva‟, that has contributed effectively to the local and regional economy. As a result it is believed that there was the effective contribution to the advancement of studies related to organizational competitive intelligence process, specifically on aspects relating to information culture, the information behavior and information literacy. It became clear from the analysis of the data, the incubated organizations not cooperate to compete. Research individuals have the awareness of the importance for such action to generate sharing, learning, innovation and mutual development. However, still need to recognize their own existing skills as well as the existing in other companies to reach equilibrium between cooperation and competition in order to act collectively when needed and thus generate competitive differentiators and gain competitive advantage in the market in which act.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Juliete Susann Ferreira de [UNESP]2016-03-10T20:42:07Z2016-03-10T20:42:07Z2016-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13622400086654333004110043P414848085583969800000-0003-4248-5934porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:09:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/136224Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:09:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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