Práticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273 |
Resumo: | A Inteligência Competitiva é uma ferramenta oportuna que pode auxiliar na previsão de longo prazo, fundamental a sobrevivência e competitividade de uma empresa. Segundo Valentim et al (2003), a IC se trata de um processo pelo qual o ambiente externo e interno da empresa é analisado, identificando riscos e oportunidades no meio em que está inserida e definir estratégias de ação para que a empresa se torne competitiva no mercado. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação dos princípios de Inteligência Competitiva nos supermercados da cidade de Queimadas, PB. Encontra justificativa em que a IC possibilita uma maior segurança nas ações tomadas pela empresa, pelo fato de permitir um maior conhecimento sobre o setor que atua. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva, utilizando como técnica um estudo de caso em supermercados de Queimadas, com 3 (três) empresas. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário estruturado. Na análise de resultados foi possível verificar que as empresas estudadas possuem um escasso conhecimento sobre as práticas de IC, além de pouco utilizá- las ainda que informalmente. Apesar de sofrer com a concorrência, não possuem ferramentas que as tornem competitivas no mercado. |
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Práticas de inteligência competitiva em supermercado de Queimadas - PB.Competitive intelligence practices in Queimadas supermarket - PB.Inteligência competitivaCompetitividadeTomada de decisõesCompetitive intelligenceCompetitivenessDecision-makingAdministraçãoA Inteligência Competitiva é uma ferramenta oportuna que pode auxiliar na previsão de longo prazo, fundamental a sobrevivência e competitividade de uma empresa. Segundo Valentim et al (2003), a IC se trata de um processo pelo qual o ambiente externo e interno da empresa é analisado, identificando riscos e oportunidades no meio em que está inserida e definir estratégias de ação para que a empresa se torne competitiva no mercado. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a aplicação dos princípios de Inteligência Competitiva nos supermercados da cidade de Queimadas, PB. Encontra justificativa em que a IC possibilita uma maior segurança nas ações tomadas pela empresa, pelo fato de permitir um maior conhecimento sobre o setor que atua. Quanto à metodologia, a pesquisa é caracterizada como quantitativa descritiva, utilizando como técnica um estudo de caso em supermercados de Queimadas, com 3 (três) empresas. A coleta de dados se deu a partir da aplicação de um questionário estruturado. Na análise de resultados foi possível verificar que as empresas estudadas possuem um escasso conhecimento sobre as práticas de IC, além de pouco utilizá- las ainda que informalmente. Apesar de sofrer com a concorrência, não possuem ferramentas que as tornem competitivas no mercado.The Competitive Intelligence is a timely tool that can assist at forecasting in a long- term, fundamental to the survival and competitiveness of a company. According to Valentine et al (2003), the CI it is a process by which the external and internal environment of the company is analyzed, identifying risks and opportunities in the ambience in where it inserted and defining action strategies for the company to become competitive in the Marketplace. This study aims to analyze the practice of the principles of Competitive Intelligence in supermarkets in the city of Queimadas, PB. Is justified in the CI because they provide a greater security in the actions taken by the company, by the fact of allow greater knowledge of the sector which it operates. About the methodology, the research is characterized as quantitative descriptive, using as technique a case study in supermarket from Queimadas, with three (3) companies. The data collection was done from the application of a structured questionnaire. The results of analysis we found that the companies studied have little knowledge about CI practices, besides little using them, even if informally. Despite suffering with the competition, it does not have tools that make them competitive in the market.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOURIQUES, Raquel Andrade Barros.CAVALCANTI, E. P.OURIQUES, R. A. Bhttp://lattes.cnpq.br/0444852262807091FREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348FERNANDES, Maria Aldano de França.FERNANDES, M. A. F.http://lattes.cnpq.br/5972425946014394SANTANA, Katyelle Cardoso.20162019-08-01T15:15:07Z20162019-08-01T15:15:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273SANTANA, Katyelle Cardoso. Práticas de Inteligência Competitiva em Supermercados da cidade de Queimadas – PB. 2016. 65 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5273porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T14:18:52Zoai:localhost:riufcg/5273Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T14:18:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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