Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181601 |
Resumo: | Esta pesquisa aborda aspectos sobre os estilos de aprendizagem e o ambiente de estudo no processo de ensino e aprendizagem entre alunos e professores do curso de engenharia de produção, especificamente da disciplina estatística, de quatro instituições universitárias brasileiras. A presente pesquisa objetivou mensurar em quais aspectos se diferem as percepções entre alunos e professores referente ao ambiente de estudo e auxiliar os professores de engenharia no desenvolvimento desse ambiente e principalmente no processo de ensino e aprendizagem. Em sua metodologia, utilizou-se três questionários sendo eles: o questionário denominado Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS) e dois questionários denominado Inventário sobre a Percepção do Ambiente de Estudo nas versões IPSE e o IPSE-T. Para verificar a confiabilidade dos questionários, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, bem como o valor de p da análise de variância (ANOVA) para comparar as médias amostrais dos diferentes grupos. Identificados os perfis dos alunos por meio do ILS, as percepções dos alunos e professores sobre o ambiente de estudo, respectivamente por meio do IPSE e IPSE-T, a pesquisa resulta na aplicação das diretrizes teóricas baseadas em Vygotsky direcionadas ao perfil desses alunos e ao desenvolvimento do ambiente de estudo para o processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNSP_7f83793d465e392dfd794234ba9e0a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/181601 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção.Study of educational conceptions, in the teaching and learning process between students and teachers, in a course of production engineering course.Educação em engenharia.Teorias da aprendizagem.Estilos de aprendizagem.Ensino e aprendizagem.Questionário.Engenharia – Estudo e ensinoAprendizagemEducaçãoEngineering educationLearning theoryLearning stylesTeaching and learningSurveyEsta pesquisa aborda aspectos sobre os estilos de aprendizagem e o ambiente de estudo no processo de ensino e aprendizagem entre alunos e professores do curso de engenharia de produção, especificamente da disciplina estatística, de quatro instituições universitárias brasileiras. A presente pesquisa objetivou mensurar em quais aspectos se diferem as percepções entre alunos e professores referente ao ambiente de estudo e auxiliar os professores de engenharia no desenvolvimento desse ambiente e principalmente no processo de ensino e aprendizagem. Em sua metodologia, utilizou-se três questionários sendo eles: o questionário denominado Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS) e dois questionários denominado Inventário sobre a Percepção do Ambiente de Estudo nas versões IPSE e o IPSE-T. Para verificar a confiabilidade dos questionários, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, bem como o valor de p da análise de variância (ANOVA) para comparar as médias amostrais dos diferentes grupos. Identificados os perfis dos alunos por meio do ILS, as percepções dos alunos e professores sobre o ambiente de estudo, respectivamente por meio do IPSE e IPSE-T, a pesquisa resulta na aplicação das diretrizes teóricas baseadas em Vygotsky direcionadas ao perfil desses alunos e ao desenvolvimento do ambiente de estudo para o processo de ensino e aprendizagem.This research deals with aspects about learning styles and the study environment in the teaching and learning process between students and teachers of the production engineering course, specifically the statistical discipline, of four Brazilian university institutions. The present research aimed to measure in which aspects the perceptions between students and teachers regarding the study environment differ and help the teachers of engineering in the development of this environment and especially in the process of teaching and learning. In their methodology, three questionnaires were used: the questionnaire called the Learning Styles Index (ILS) and two questionnaires called the Inventory on Perception of the Study Environment in IPSE and IPSE-T versions. To verify the reliability of the questionnaires, the Cronbach alpha coefficient was calculated as well as the p-value of the analysis of variance (ANOVA) to compare the sample means of the different groups. Identifying the profiles of the students through ILS, the students 'and teachers' perceptions about the study environment, respectively through IPSE and IPSE-T, the research results in the application of the theoretical guidelines based on Vygotsky aimed at the profile of these students and the development of the study environment for the teaching and learning processCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Dias, Rubens Alves [UNESP]Freitas, Marcela Aparecida Guerreiro Machado de [UNESP]Faria Neto, Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Morais, Suelen C. F. [UNESP]2019-04-18T13:14:34Z2019-04-18T13:14:34Z2019-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18160100091529733004080052P0052046583771495482424990787777690000-0003-3472-9089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-04T12:53:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181601Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:34:16.135673Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. Study of educational conceptions, in the teaching and learning process between students and teachers, in a course of production engineering course. |
title |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
spellingShingle |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. Morais, Suelen C. F. [UNESP] Educação em engenharia. Teorias da aprendizagem. Estilos de aprendizagem. Ensino e aprendizagem. Questionário. Engenharia – Estudo e ensino Aprendizagem Educação Engineering education Learning theory Learning styles Teaching and learning Survey |
title_short |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
title_full |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
title_fullStr |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
title_full_unstemmed |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
title_sort |
Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção. |
author |
Morais, Suelen C. F. [UNESP] |
author_facet |
Morais, Suelen C. F. [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Rubens Alves [UNESP] Freitas, Marcela Aparecida Guerreiro Machado de [UNESP] Faria Neto, Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Suelen C. F. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em engenharia. Teorias da aprendizagem. Estilos de aprendizagem. Ensino e aprendizagem. Questionário. Engenharia – Estudo e ensino Aprendizagem Educação Engineering education Learning theory Learning styles Teaching and learning Survey |
topic |
Educação em engenharia. Teorias da aprendizagem. Estilos de aprendizagem. Ensino e aprendizagem. Questionário. Engenharia – Estudo e ensino Aprendizagem Educação Engineering education Learning theory Learning styles Teaching and learning Survey |
description |
Esta pesquisa aborda aspectos sobre os estilos de aprendizagem e o ambiente de estudo no processo de ensino e aprendizagem entre alunos e professores do curso de engenharia de produção, especificamente da disciplina estatística, de quatro instituições universitárias brasileiras. A presente pesquisa objetivou mensurar em quais aspectos se diferem as percepções entre alunos e professores referente ao ambiente de estudo e auxiliar os professores de engenharia no desenvolvimento desse ambiente e principalmente no processo de ensino e aprendizagem. Em sua metodologia, utilizou-se três questionários sendo eles: o questionário denominado Índice de Estilos de Aprendizagem (ILS) e dois questionários denominado Inventário sobre a Percepção do Ambiente de Estudo nas versões IPSE e o IPSE-T. Para verificar a confiabilidade dos questionários, calculou-se o coeficiente alfa de Cronbach, bem como o valor de p da análise de variância (ANOVA) para comparar as médias amostrais dos diferentes grupos. Identificados os perfis dos alunos por meio do ILS, as percepções dos alunos e professores sobre o ambiente de estudo, respectivamente por meio do IPSE e IPSE-T, a pesquisa resulta na aplicação das diretrizes teóricas baseadas em Vygotsky direcionadas ao perfil desses alunos e ao desenvolvimento do ambiente de estudo para o processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-18T13:14:34Z 2019-04-18T13:14:34Z 2019-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/181601 000915297 33004080052P0 0520465837714954 8242499078777769 0000-0003-3472-9089 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/181601 |
identifier_str_mv |
000915297 33004080052P0 0520465837714954 8242499078777769 0000-0003-3472-9089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129531383382016 |