Coordenação pedagógica na Educação Infantil: acompanhamento do fazer docente com bebês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Keila Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243052
Resumo: Apresento nesta pesquisa parte da minha prática profissional, ao trabalhar na coordenação pedagógica no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP) vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP, no período de 2017 a 2020. Considero então, como objeto de estudo dois processos formativos coordenados por mim: a) as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo, com professores e professoras que estavam iniciando o fazer docente nos Berçários (2018) e b) as Horas de Trabalho Pedagógico Individual, em uma escola da Rede Municipal (2019), do qual participaram duas professoras de Berçários, uma professora coordenadora e uma diretora. Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.
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Esses processos formativos foram permeados por estudos na interlocução com os participantes, problematizando dimensões presentes na Educação Infantil, como os planejamentos semanais, os objetivos, a rotina, as atividades permanentes, as atividades dirigidas, a relação e a interação com o outro, o cuidado e a atenção pessoal, o tempo, o brincar e a formação docente. O objetivo da pesquisa foi investigar a atuação da coordenação pedagógica referente ao acompanhamento do fazer docente nos Berçários das Escolas Municipais de Rio Claro/SP. A composição deste trabalho pauta-se na pesquisa narrativa, no campo das ciências humanas, ao buscar compreender as experiências do vivido (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), a partir de uma perspectiva bakhtiniana que contempla os conceitos de alteridade, exotopia, excedente de visão e responsividade (BAKHTIN, 2010, 2011). As inferências acerca do fazer docente nos Berçários e do cotidiano educacional foram inspiradas pelo paradigma indiciário (GINZBURG, 1989). A experiência significativa vivenciada por mim, ao pesquisar minha própria prática engendrou algumas lições. Uma lição é que ao pesquisar com a escola compreendi o quanto estamos imbricados na relação alteritária, e portanto, dialógica, que, no tensionamento das múltiplas vozes, revela-nos nossa responsabilidade de agir no mundo. Dentre as demais lições destaco que: o fazer docente com os bebês indicia a necessidade da desconstrução de um ideário de professor, já que os bebês interpelam a nossa humanidade; o processo de formação docente precisa afirmar a constituição de um sujeito que esteja aberto e disponível ao outro e aos acontecimentos; ainda é imprescindível a investigação crítica e reflexiva referente à dimensão do cuidado; há a urgente necessidade de considerarmos a temporalidade da vida, ao incomodarmo-nos com o quanto podemos empobrecer as experiências dos bebês nas escolas.I present in this research part of my professional practice while working in the pedagogical coordination at Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAP), from 2017 to 2020, in the Rio Claro City Department of Education, in the state of São Paulo. I considered as the object of study two training processes coordinated by me: a) the Hours of Collective Pedagogical Work, with teachers who were starting to teach in Nurseries (2018) and b) the Hours of Individual Pedagogical Work, in a school of the Municipal School System (2019), in which two teachers of Nurseries, a coordinating teacher and a principal took part. These formative processes were permeated by studies in the dialogue with the participants, questioning dimensions present of Early Childhood Education, such as weekly planning, objectives, routine, permanent activities, directed activities, relationship and interaction with others, care and personal attention, time, play and teacher training. The objective of the research was to investigate the performance of the pedagogical coordination regarding the monitoring of teaching in the Nurseries of Municipal Schools in Rio Claro/SP. The composition of this work is based on narrative research, in the field of human sciences, in seeking to understand lived experiences (LIMA; GERALDI; GERALDI, 2015), from a Bakhtinian perspective that contemplates the concepts of alterity, exotopia, surplus of vision and responsiveness (BAKHTIN, 2010, 2011). The inferences about the teaching practice in Nurseries and the educational routine were inspired by the evidential paradigm (GINZBURG, 1989). The significant experience I had, when researching my own practice, engendered some lessons. One lesson is that, when researching with the school, I understood how much we are imbricated in the alteritarian relationship, and therefore, dialogic, which, in the tension of multiple voices, reveals to us our responsibility to act in the world. Among the other lessons, I highlight that: teaching with babies indicates the need to deconstruct a teacher's ideology, since babies challenge our humanity; the teacher training process needs to affirm the constitution of a subject who is open and available to the other and to events; critical and reflective investigation regarding the dimension of care is still essential; there is an urgent need to consider the temporality of life, as we worry about how much we can impoverish babies' experiences in schools.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Chaluh, Laura Noemi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pinto, Keila Santos [UNESP]2023-04-19T20:33:52Z2023-04-19T20:33:52Z2022-11-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24305233004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:28:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243052Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:53:27.956878Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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