Os serviços telemáticos e auto-organização de sistemas de gestão para o ensino: caso SISGRAD – Faac/Unesp/Bauru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Angélica Aparecida Parreira Lemos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/194291
Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso para verificar os contributos da plataforma SISGRAD da Faac/Unesp, na construção de uma gestão auto-organizada do ensino superior. Segundo Debrun (1996) a teoria da auto-organização é um processo de desenvolvimento espontâneo, dinâmico e complexo, no qual os elementos que o integram interagem originando novas formas de desempenho. Entende-se, portanto, que a auto-organização é a capacidade de produzir-se a si próprio e de se reorganizar por meio de seus elementos diante de intercorrências. A metodologia empregada nessa pesquisa consistiu em revisão bibliográfica para levantamento dos aportes teóricos. Na sequência, efetuou-se descrição do SISGRAD, desde sua implantação em 2011 até a presente data. A pesquisa de campo qualitativa -com entrevistas à especialistas, realizou-se a partir da técnica de incidentes críticos. Essa técnica pretendeu levantar a maneira como as situações e os acontecimentossão vivenciados e experienciados pelos indivíduos, permitindo acesso aos componentes afetivos, comportamentais e cognitivos, para se definir o quanto a plataforma SISGRAD contribui para um sistema auto-organizado. Como resultado, verificou-se que o uso deplataformas de serviços telemáticos, como o SISGRAD, contribui no favorecimento de um sistema auto-organizado que promove qualidade na gestão do ensino superior, otimiza fluxos e dinâmicas de trabalho e permite que trabalhadores desenvolvam novos repertórios comportamentais com impacto na cultura organizacional
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