Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118500
Resumo: O trabalho realizado teve focalizou o potencial dos estágios supervisionados de prática de ensino enquanto dispositivo de formação, capaz de suscitar reflexões por parte dos estudantes de licenciaturas. Buscou-se identificar as principais reflexões apresentadas pelos estagiários (sobre o trabalho docente, sobre o ensino, sobre a escola, os alunos, etc.) após a vivência supervisionada no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, por meio do estudo dos relatórios de estágio, focalizando-os em seu conteúdo. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a experiência vivida no ambiente escolar, despertou nos estagiários importantes reflexões sobre a prática docente. Eles apontaram questões que os afligiram relacionando a teoria estudada na universidade com a experiência vivida no ambiente escolar. Considera-se que esses pontos destacados nos relatórios assumem destacada importância para essa fase inicial de formação docente e podem favorecer o estabelecimento, no futuro profissional, de uma relação mais reflexiva com a docência
id UNSP_807c88d42dc5bfdff43bef815c3c4233
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118500
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensinoProfessores - FormaçãoPratica de ensinoEstagios supervisionadosReflexão (Filosofia)Experiencia de vidaO trabalho realizado teve focalizou o potencial dos estágios supervisionados de prática de ensino enquanto dispositivo de formação, capaz de suscitar reflexões por parte dos estudantes de licenciaturas. Buscou-se identificar as principais reflexões apresentadas pelos estagiários (sobre o trabalho docente, sobre o ensino, sobre a escola, os alunos, etc.) após a vivência supervisionada no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, por meio do estudo dos relatórios de estágio, focalizando-os em seu conteúdo. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a experiência vivida no ambiente escolar, despertou nos estagiários importantes reflexões sobre a prática docente. Eles apontaram questões que os afligiram relacionando a teoria estudada na universidade com a experiência vivida no ambiente escolar. Considera-se que esses pontos destacados nos relatórios assumem destacada importância para essa fase inicial de formação docente e podem favorecer o estabelecimento, no futuro profissional, de uma relação mais reflexiva com a docênciaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]2015-03-23T15:10:54Z2015-03-23T15:10:54Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis35 f.application/pdfCAMPOS, Tatiane Aguilar de. Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/118500000797215000797215.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:06:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118500Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:06:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
title Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
spellingShingle Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]
Professores - Formação
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Reflexão (Filosofia)
Experiencia de vida
title_short Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
title_full Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
title_fullStr Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
title_full_unstemmed Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
title_sort Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino
author Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]
author_facet Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flavia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Tatiane Aguilar de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Reflexão (Filosofia)
Experiencia de vida
topic Professores - Formação
Pratica de ensino
Estagios supervisionados
Reflexão (Filosofia)
Experiencia de vida
description O trabalho realizado teve focalizou o potencial dos estágios supervisionados de prática de ensino enquanto dispositivo de formação, capaz de suscitar reflexões por parte dos estudantes de licenciaturas. Buscou-se identificar as principais reflexões apresentadas pelos estagiários (sobre o trabalho docente, sobre o ensino, sobre a escola, os alunos, etc.) após a vivência supervisionada no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, por meio do estudo dos relatórios de estágio, focalizando-os em seu conteúdo. Ao final da pesquisa, percebeu-se que a experiência vivida no ambiente escolar, despertou nos estagiários importantes reflexões sobre a prática docente. Eles apontaram questões que os afligiram relacionando a teoria estudada na universidade com a experiência vivida no ambiente escolar. Considera-se que esses pontos destacados nos relatórios assumem destacada importância para essa fase inicial de formação docente e podem favorecer o estabelecimento, no futuro profissional, de uma relação mais reflexiva com a docência
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:10:54Z
2015-03-23T15:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Tatiane Aguilar de. Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/118500
000797215
000797215.pdf
7561935549573966
identifier_str_mv CAMPOS, Tatiane Aguilar de. Práticas reflexivas na formação inicial docente e seu espaço nos estágios supervisionados de prática de ensino. 2013. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.
000797215
000797215.pdf
7561935549573966
url http://hdl.handle.net/11449/118500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964457773826048