Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141827
Resumo: Um dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva.
id UNSP_8094fe9f4068127f06db21615a0186cd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141827
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensinoPráticas docentesEscola públicaEnsino de matemáticaUm dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]2016-07-19T13:00:38Z2016-07-19T13:00:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5441-5449application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-54492357-7819http://hdl.handle.net/11449/141827ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf5585127619289839porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:37.680210Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
title Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
spellingShingle Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]
Práticas docentes
Escola pública
Ensino de matemática
title_short Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
title_full Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
title_fullStr Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
title_full_unstemmed Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
title_sort Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
author Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]
author_facet Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]
Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
author_role author
author2 Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]
Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas docentes
Escola pública
Ensino de matemática
topic Práticas docentes
Escola pública
Ensino de matemática
description Um dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:38Z
2016-07-19T13:00:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-5449
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141827
ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf
5585127619289839
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141827
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-5449
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf
5585127619289839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 5441-5449
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128266895097856