Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141827 |
Resumo: | Um dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva. |
id |
UNSP_8094fe9f4068127f06db21615a0186cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141827 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensinoPráticas docentesEscola públicaEnsino de matemáticaUm dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Matemática, Bauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP]Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP]2016-07-19T13:00:38Z2016-07-19T13:00:38Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5441-5449application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-54492357-7819http://hdl.handle.net/11449/141827ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf5585127619289839porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-29T14:59:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141827Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:41:37.680210Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
title |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
spellingShingle |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP] Práticas docentes Escola pública Ensino de matemática |
title_short |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
title_full |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
title_fullStr |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
title_full_unstemmed |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
title_sort |
Facilitades e dificuldades apontadas por professores de matemática ao atingir algumas das boas práticas de ensino |
author |
Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP] |
author_facet |
Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP] Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Luis Fernando Affonso Fernandes da [UNESP] Moraes, Mara Sueli Simão [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas docentes Escola pública Ensino de matemática |
topic |
Práticas docentes Escola pública Ensino de matemática |
description |
Um dos argumentos que impulsionam as atuais pesquisas relacionadas à educação e a formação continuada de professores são os resultados insatisfatórios apresentados pela escola pública em avaliações em larga escala. A participação em duas pesquisas realizadas no Estado de São Paulo deu origem à presente pesquisa. A primeira foi desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Capes, no ano de 2010, na qual foram investigados os possíveis problemas enfrentados na escola pública. A segunda foi desenvolvida pelo grupo “Boas Práticas Docentes no Ensino de Matemática” da Cesgranrio, a qual o foco era evidenciar práticas de ensino que estão “dando certo”. Partindo da experiência na primeira pesquisa, na qual identificamos alguns possíveis agravantes do ensino de matemática e ciências, e tendo observado as aulas dos “bons professores” no ensino de matemática na segunda, a presente pesquisa segue uma ótica unificada. A Cesgranrio identificou 12 práticas de ensino que contribuem para um aprendizado de qualidade. Este trabalho, no entanto, tem por objetivo apontar os facilitadores e os agravantes que colaboram ou dificultam alcançar as boas práticas de ensino segundo os professores alvo da pesquisa da Cesgranrio, realizada em 2011. Para tanto, foram elaborados e aplicados questionários, com questões fechadas e abertas à 14 professores de Matemática do estado de São Paulo que participaram da pesquisa da Cesgranrio. A metodologia qualitativa utilizada nessa investigação classifica-se como descritiva. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:38Z 2016-07-19T13:00:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-5449 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141827 ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf 5585127619289839 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141827 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5441-5449 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-5441-5449.pdf 5585127619289839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
5441-5449 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128266895097856 |