Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/151972 |
Resumo: | A pesquisa versa sobre a formação da concepção de mundo de professores, a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Destacamos as discussões acerca das relações entre a formação da individualidade do professor e o trabalho educativo, apontando a necessidade de uma concepção de mundo emancipatória, cuja finalidade seja a superação das relações sociais alienadas, próprias da sociedade capitalista. Buscamos analisar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para o entendimento dos processos de formação e transformação da concepção de mundo de professores e alunos. Para o desenvolvimento metodológico, tomamos como campo de investigação empírica a formação de professores da rede pública municipal de ensino de Cascavel, no interior do estado do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de duas escolas. A educação reflete as contradições, no sentido dialético do termo, da sociedade capitalista. A visão que os professores têm da sociedade, da educação, do conhecimento etc., também reflete essas contradições próprias à sociedade em que vivemos. A análise das entrevistas revelou as lutas existentes, no plano da concepção de mundo, entre as perspectivas críticas e não críticas, hegemônicas e contra-hegemônicas. Consideramos que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica estão parcialmente apropriados pelas professoras, pois, identificamos que determinados elementos constituem algumas concepções de mundo das entrevistadas. |
id |
UNSP_80ee7985bbdae5f0dd57600c9161db47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/151972 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-críticaWorld Concept and teacher training: contributions of historical-critical pedagogyConcepção de mundoIndividualidadePedagogia histórico-críticaFormação de professoresEmancipaçãoConception of the worldIndividualityCritical pedagogyTeacher educationEmancipationA pesquisa versa sobre a formação da concepção de mundo de professores, a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Destacamos as discussões acerca das relações entre a formação da individualidade do professor e o trabalho educativo, apontando a necessidade de uma concepção de mundo emancipatória, cuja finalidade seja a superação das relações sociais alienadas, próprias da sociedade capitalista. Buscamos analisar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para o entendimento dos processos de formação e transformação da concepção de mundo de professores e alunos. Para o desenvolvimento metodológico, tomamos como campo de investigação empírica a formação de professores da rede pública municipal de ensino de Cascavel, no interior do estado do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de duas escolas. A educação reflete as contradições, no sentido dialético do termo, da sociedade capitalista. A visão que os professores têm da sociedade, da educação, do conhecimento etc., também reflete essas contradições próprias à sociedade em que vivemos. A análise das entrevistas revelou as lutas existentes, no plano da concepção de mundo, entre as perspectivas críticas e não críticas, hegemônicas e contra-hegemônicas. Consideramos que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica estão parcialmente apropriados pelas professoras, pois, identificamos que determinados elementos constituem algumas concepções de mundo das entrevistadas.The thesis is about the formation of teachers’ conception of the world, from the Critical Pedagogy perspective. We analyze the discussions on the relationship between teachers’ formation of individuality and the educational work, pointing out the need for a conception of emancipatory world, whose purpose is the overcoming of alienated social relations, a characteristic of capitalist society. We seek to examine the contributions of Critical Pedagogy for the understanding of the processes of formation and transformation of teachers and students´ conception of the world. The field of empirical research is the education of municipal public school teachers in Cascavel, a city in the state of Paraná, by means of semistructured interviews with teachers from two schools. Education reflects the contradictions, in the dialectical sense of the term, of the capitalist society. The teachers' view of society, education, knowledge etc., also reflects these contradictions proper to the society in which we live. The analysis of the interviews revealed the existing struggles, on the world conception´ plane, between critical and non-critical, hegemonic and counter-hegemonic perspectives. We consider that the assumptions of historical-critical pedagogy are partially appropriated by the teachers, therefore, we identify that certain elements constitute some interviewees' conceptions of the world.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marques, Hellen Jaqueline [UNESP]2017-10-26T11:53:57Z2017-10-26T11:53:57Z2017-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15197200089358533004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151972Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:12:10.728723Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica World Concept and teacher training: contributions of historical-critical pedagogy |
title |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica Marques, Hellen Jaqueline [UNESP] Concepção de mundo Individualidade Pedagogia histórico-crítica Formação de professores Emancipação Conception of the world Individuality Critical pedagogy Teacher education Emancipation |
title_short |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Concepção de mundo e formação de professores: contribuições da pedagogia histórico-crítica |
author |
Marques, Hellen Jaqueline [UNESP] |
author_facet |
Marques, Hellen Jaqueline [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Hellen Jaqueline [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepção de mundo Individualidade Pedagogia histórico-crítica Formação de professores Emancipação Conception of the world Individuality Critical pedagogy Teacher education Emancipation |
topic |
Concepção de mundo Individualidade Pedagogia histórico-crítica Formação de professores Emancipação Conception of the world Individuality Critical pedagogy Teacher education Emancipation |
description |
A pesquisa versa sobre a formação da concepção de mundo de professores, a partir da perspectiva da pedagogia histórico-crítica. Destacamos as discussões acerca das relações entre a formação da individualidade do professor e o trabalho educativo, apontando a necessidade de uma concepção de mundo emancipatória, cuja finalidade seja a superação das relações sociais alienadas, próprias da sociedade capitalista. Buscamos analisar as contribuições da pedagogia histórico-crítica para o entendimento dos processos de formação e transformação da concepção de mundo de professores e alunos. Para o desenvolvimento metodológico, tomamos como campo de investigação empírica a formação de professores da rede pública municipal de ensino de Cascavel, no interior do estado do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas com docentes de duas escolas. A educação reflete as contradições, no sentido dialético do termo, da sociedade capitalista. A visão que os professores têm da sociedade, da educação, do conhecimento etc., também reflete essas contradições próprias à sociedade em que vivemos. A análise das entrevistas revelou as lutas existentes, no plano da concepção de mundo, entre as perspectivas críticas e não críticas, hegemônicas e contra-hegemônicas. Consideramos que os pressupostos da pedagogia histórico-crítica estão parcialmente apropriados pelas professoras, pois, identificamos que determinados elementos constituem algumas concepções de mundo das entrevistadas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-26T11:53:57Z 2017-10-26T11:53:57Z 2017-08-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/151972 000893585 33004030079P2 2161593951236436 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/151972 |
identifier_str_mv |
000893585 33004030079P2 2161593951236436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128331191681024 |