Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/154295 |
Resumo: | O objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. |
id |
UNSP_86cb79c70f508f57b0cfe141cd0c1f4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/154295 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-críticaSchool education and individuality: aesthetic foundations of historical-critical pedagogyPedagogia histórico-críticaEstéticaIndividualidade para-siEducação escolarHistorical-critical pedagogyAestheticsIndividuality for itselfSchoolingO objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica.The aim of this thesis was to seek, in the aesthetic studies of György Lukács, contributions to understand how art contributes in the process of education and development of individuality for itself. In this way, we show how art education, grounded in historical-critical pedagogy, moves in the same direction as Lukács studies when it affirms the educational character of artistic objectivations in evoking the most genuine human feelings, thus gathering the basic assumptions to develop the individuality for itself. This was a theoretical work founded on the historical-dialectical method, which used the technique of bibliographical research considering as main source the production of the main authors of historical-critical pedagogy and Lukács studies on aesthetics. We conclude the study by confirming our initial hypothesis that Lukács aesthetic studies have important contributions to the understanding of the humanizing character of art, constituting an important contribution to proposals on the teaching of art in schools in the perspective of historical-critical pedagogy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)1585875Universidade Estadual Paulista (Unesp)Duarte, Newton [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP]2018-06-19T11:39:53Z2018-06-19T11:39:53Z2018-06-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15429500090523933004030079P22161593951236436porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:09:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154295Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:43.545018Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica School education and individuality: aesthetic foundations of historical-critical pedagogy |
title |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP] Pedagogia histórico-crítica Estética Individualidade para-si Educação escolar Historical-critical pedagogy Aesthetics Individuality for itself Schooling |
title_short |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Educação escolar e individualidade: fundamentos estéticos da pedagogia histórico-crítica |
author |
Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP] |
author_facet |
Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Newton [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assumpção, Mariana de Cássia [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Estética Individualidade para-si Educação escolar Historical-critical pedagogy Aesthetics Individuality for itself Schooling |
topic |
Pedagogia histórico-crítica Estética Individualidade para-si Educação escolar Historical-critical pedagogy Aesthetics Individuality for itself Schooling |
description |
O objetivo desta tese foi buscar, nos estudos estéticos de György Lukács, contribuições para entender como a arte contribui no processo de formação da individualidade para-si. Desse modo, mostramos como o ensino de arte, fundamentado na pedagogia histórico-crítica, caminha na mesma direção dos estudos lukacsianos quando se afirma o caráter educativo das objetivações artísticas em evocar os sentimentos humanos mais genuínos reunindo, assim, os pressupostos básicos para desenvolver a individualidade para-si. Este foi um trabalho teórico fundado no método histórico-dialético, que utilizou da técnica de pesquisa bibliográfica considerando como fonte principal a produção dos principais autores da pedagogia histórico-crítica e os estudos de Lukács sobre a estética. Concluímos o estudo confirmando nossa hipótese inicial de que os estudos estéticos de Lukács apresentam importantes contribuições para a compreensão do caráter formativo da arte, constituindo-se em um importante aporte para propostas sobre o ensino de arte nas escolas na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-19T11:39:53Z 2018-06-19T11:39:53Z 2018-06-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/154295 000905239 33004030079P2 2161593951236436 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/154295 |
identifier_str_mv |
000905239 33004030079P2 2161593951236436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128748703186944 |