Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180511
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender as diferentes dimensões que emergiram durante a produção de vídeos digitais com Matemática e a realização do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola, em relação ao grupo de alunos de duas turmas do 7º ano de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, situada no município de Rio Claro. A abordagem metodológica desta pesquisa é de cunho qualitativo e os procedimentos adotados para a produção dos dados foram entrevistas com os grupos de alunos que produziram os vídeos e com alguns membros da comunidade escolar, como gestores, professores e pais, diário de campo da pesquisadora, além dos roteiros elaborados e os vídeos produzidos pelos alunos. Para sistematização e análise, optou-se pela triangulação dos métodos, que possibilitou entrelaçar os vídeos produzidos com as entrevistas e as anotações em campo à luz da teoria de Paulo Freire, abordando aspectos do diálogo e da comunicação com viés para a multimodalidade. Na análise, emergiram as seguintes dimensões: o aluno sujeito e o vídeo como resposta à curiosidade; a importância do celular, do computador e da internet rápida para a pesquisa e o ensino de matemática; conteúdo matemático dos vídeos produzidos pelos alunos; Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola e a imagem pública da Matemática. Em síntese, foi compreendido que a produção de vídeo com matemática se expande através do diálogo, da comunicação e da construção da autoestima em relação ao conhecimento matemático, freireanamente.
id UNSP_8131773e84eac9b43e0d347b37c24b90
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180511
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamentalPaulo Freire and production of videos in Mathematics Education: an experience in the final years of elementary schoolProdução de vídeosFestival de vídeos digitaisEnsino fundamentalEscola públicaPaulo FreireVideo productionFestival of digital videosElementary schoolPublic schoolPaulo FreireEsta pesquisa tem por objetivo compreender as diferentes dimensões que emergiram durante a produção de vídeos digitais com Matemática e a realização do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola, em relação ao grupo de alunos de duas turmas do 7º ano de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, situada no município de Rio Claro. A abordagem metodológica desta pesquisa é de cunho qualitativo e os procedimentos adotados para a produção dos dados foram entrevistas com os grupos de alunos que produziram os vídeos e com alguns membros da comunidade escolar, como gestores, professores e pais, diário de campo da pesquisadora, além dos roteiros elaborados e os vídeos produzidos pelos alunos. Para sistematização e análise, optou-se pela triangulação dos métodos, que possibilitou entrelaçar os vídeos produzidos com as entrevistas e as anotações em campo à luz da teoria de Paulo Freire, abordando aspectos do diálogo e da comunicação com viés para a multimodalidade. Na análise, emergiram as seguintes dimensões: o aluno sujeito e o vídeo como resposta à curiosidade; a importância do celular, do computador e da internet rápida para a pesquisa e o ensino de matemática; conteúdo matemático dos vídeos produzidos pelos alunos; Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola e a imagem pública da Matemática. Em síntese, foi compreendido que a produção de vídeo com matemática se expande através do diálogo, da comunicação e da construção da autoestima em relação ao conhecimento matemático, freireanamente.This research aims to comprehend the different dimensions that emerged during the production of digital videos with Mathematics and the First Festival of Digital Videos and Mathematics Education in the School, in relation to a group of 7th grade students from two different classes in a public school in Rio Claro, São Paulo. The methodological approach of this research is qualitative, and the procedures used to produce the data included: the researcher's field diary; the scripts of the videos produced by the students; interviews with the groups of students who produced the videos and with some members of the school community, such as managers, teachers and parents; and the videos produced by the students. For systematization and data analysis, the triangulation of methods was used, which made it possible to interweave the videos produced with the interviews and the researcher’s notes through the theoretical lens of Paulo Freire, addressing aspects of dialogue and communication with a bias toward multimodality. In the analysis, the following dimensions emerged: the subject-student and the video as a response to curiosity; the importance of the smartphones, computers and fast internet for the research and teaching of mathematics; mathematical content of the videos produced by the students; Festival of Digital Videos and Mathematics Education in the School and the Public Image of Mathematics. In summary, it was understood that the production of video with mathematics expands through dialogue, communication and the construction of self-esteem in relation to mathematical knowledge, in a Freirean manner.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]2019-01-21T18:47:44Z2019-01-21T18:47:44Z2018-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18051100091184033004137031P74055717099002218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:05:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180511Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:04:48.468660Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
Paulo Freire and production of videos in Mathematics Education: an experience in the final years of elementary school
title Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]
Produção de vídeos
Festival de vídeos digitais
Ensino fundamental
Escola pública
Paulo Freire
Video production
Festival of digital videos
Elementary school
Public school
Paulo Freire
title_short Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
title_full Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Paulo freire e produção de vídeos em Educação Matemática: uma experiência nos anos finais do ensino fundamental
author Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]
author_facet Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luana Pedrita Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Produção de vídeos
Festival de vídeos digitais
Ensino fundamental
Escola pública
Paulo Freire
Video production
Festival of digital videos
Elementary school
Public school
Paulo Freire
topic Produção de vídeos
Festival de vídeos digitais
Ensino fundamental
Escola pública
Paulo Freire
Video production
Festival of digital videos
Elementary school
Public school
Paulo Freire
description Esta pesquisa tem por objetivo compreender as diferentes dimensões que emergiram durante a produção de vídeos digitais com Matemática e a realização do I Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola, em relação ao grupo de alunos de duas turmas do 7º ano de uma escola da Rede Pública do Estado de São Paulo, situada no município de Rio Claro. A abordagem metodológica desta pesquisa é de cunho qualitativo e os procedimentos adotados para a produção dos dados foram entrevistas com os grupos de alunos que produziram os vídeos e com alguns membros da comunidade escolar, como gestores, professores e pais, diário de campo da pesquisadora, além dos roteiros elaborados e os vídeos produzidos pelos alunos. Para sistematização e análise, optou-se pela triangulação dos métodos, que possibilitou entrelaçar os vídeos produzidos com as entrevistas e as anotações em campo à luz da teoria de Paulo Freire, abordando aspectos do diálogo e da comunicação com viés para a multimodalidade. Na análise, emergiram as seguintes dimensões: o aluno sujeito e o vídeo como resposta à curiosidade; a importância do celular, do computador e da internet rápida para a pesquisa e o ensino de matemática; conteúdo matemático dos vídeos produzidos pelos alunos; Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática na Escola e a imagem pública da Matemática. Em síntese, foi compreendido que a produção de vídeo com matemática se expande através do diálogo, da comunicação e da construção da autoestima em relação ao conhecimento matemático, freireanamente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-04
2019-01-21T18:47:44Z
2019-01-21T18:47:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/180511
000911840
33004137031P7
4055717099002218
url http://hdl.handle.net/11449/180511
identifier_str_mv 000911840
33004137031P7
4055717099002218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128604990603264