Concepções e práticas de professores sobre os valores morais na educação infantil: aproximações e distanciamentos entre Brasil e Cuba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Drielly Adrean [UNESP]
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/205125
Resumo: O objetivo da pesquisa dirigiu-se a desvelar como são as concepções dos professores de Educação Infantil sobre a importância da ética e moral em dois países com diferenças educacionais, culturais, sociais e políticas. O desenvolvimento moral é um processo contínuo, interativo e dinâmico que tem início quando a criança nasce e perdura por toda a vida, apresentando características diferentes em cada período do desenvolvimento do ciclo vital. Esse desenvolvimento depende, sobretudo, da interação do indivíduo com o meio e das experiências morais proporcionadas pelos diferentes aparelhos sociais. A sistematização metodológica se estabeleceu por meio de coleta de dados e, para tanto, utilizamos. a observação do ambiente escolar de 04 escolas, sendo 02 cubanas e 02 brasileiras. Nelas entrevistamos 10 professores, sendo 5 cubanos e 5 Brasileiros, todos atuantes na Educação Infantil. Neste sentido, realizamos uma apresentação histórica da Educação Cubana para destacar algumas diferenças em relação ao Programa Educacional Brasileiro atual. As ações interventivas foram apresentadas considerando as diferenças entre os dois países seguindo uma linha comparativa para a compreensão das percepções dos professores durante as entrevistas. Caracterizamos como importante, por meio dos dados na pesquisa, algumas propostas para a melhoria na qualidade da formação dos professores e ações significativas para a prática pedagógica dos mesmos em relação aos valores morais na Educação Infantil. Concluimos que, há muitos distanciamentos entre as concepções dos professores de Cuba com os professores do Brasil; a prática enfatizada pelos professores cubanos, como sendo uma ponte importante para a qualidade na Educação é a mais se destacou como sendo um falha na Educação Brasileira.
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Esse desenvolvimento depende, sobretudo, da interação do indivíduo com o meio e das experiências morais proporcionadas pelos diferentes aparelhos sociais. A sistematização metodológica se estabeleceu por meio de coleta de dados e, para tanto, utilizamos. a observação do ambiente escolar de 04 escolas, sendo 02 cubanas e 02 brasileiras. Nelas entrevistamos 10 professores, sendo 5 cubanos e 5 Brasileiros, todos atuantes na Educação Infantil. Neste sentido, realizamos uma apresentação histórica da Educação Cubana para destacar algumas diferenças em relação ao Programa Educacional Brasileiro atual. As ações interventivas foram apresentadas considerando as diferenças entre os dois países seguindo uma linha comparativa para a compreensão das percepções dos professores durante as entrevistas. Caracterizamos como importante, por meio dos dados na pesquisa, algumas propostas para a melhoria na qualidade da formação dos professores e ações significativas para a prática pedagógica dos mesmos em relação aos valores morais na Educação Infantil. Concluimos que, há muitos distanciamentos entre as concepções dos professores de Cuba com os professores do Brasil; a prática enfatizada pelos professores cubanos, como sendo uma ponte importante para a qualidade na Educação é a mais se destacou como sendo um falha na Educação Brasileira.The objective of the research was to reveal how the conceptions of Early Childhood Education teachers are about the importance of ethics and morals in two countries with educational, cultural, social and political differences. Moral development is a continuous, interactive and dynamic process that begins when the child is born and lasts for a lifetime, presenting different characteristics in each period of the development of the life cycle. This development depends, above all, on the individual's interaction with the environment and the moral experiences provided by the different social devices. The methodological systematization was established through data collection and, for that, we used it. the observation of the school environment of 04 schools, of which 02 are Cuban and 02 are Brazilian. We interviewed 10 teachers, 5 Cubans and 5 Brazilians, all working in early childhood education. In this sense, we made a historical presentation of Cuban Education to highlight some differences in relation to the current Brazilian Educational Program. The interventional actions were presented considering the differences between the two countries following a comparative line for the understanding of the teachers' perceptions during the interviews. We characterize as important, through the data in the research, some proposals for the improvement in the quality of the formation of the teachers and significant actions for the pedagogical practice of them in relation to the moral values in the Early Childhood Education. We conclude that, there are many distances between the conceptions of the teachers of cuba with the teachers of Brazil, the practice emphasized by the Cuban teachers, as being an important bridge for the quality in Education is the most highlighted as being a failure in Brazilian Education.El objetivo de la investigación fue revelar cómo las concepciones de los docentes de Educación Infantil sobre la importancia de la ética y la moral en dos países con diferencias educativas, culturales, sociales y políticas. El desarrollo moral es un proceso continuo, interactivo y dinámico que se inicia con el nacimiento del niño y se prolonga durante toda la vida, presentando diferentes características en cada período del desarrollo del ciclo vital. Este desarrollo depende, sobre todo, de la interacción del individuo con el entorno y de las experiencias morales que brindan los diferentes dispositivos sociales. La sistematización metodológica se estableció mediante la recolección de datos y, para eso, la usamos. la observación del ambiente escolar de 04 escuelas, de las cuales 02 son cubanas y 02 brasileñas. Entrevistamos a 10 maestros, 5 cubanos y 5 brasileños, todos trabajando en educación infantil. En este sentido, hicimos una presentación histórica de la educación cubana para resaltar algunas diferencias en relación al actual Programa educativo brasileño. Las acciones intervencionistas fueron presentadas considerando las diferencias entre los dos países siguiendo una línea comparativa para la comprensión de las percepciones de los docentes durante las entrevistas. Caracterizamos como importantes, a través de los datos de la investigación, algunas propuestas para la mejora en la calidad de la formación de los docentes y acciones significativas para la práctica pedagógica de los mismos en relación a los valores morales en la Educación Infantil. Concluimos que, hay muchas diferencias entre las concepciones de los maestros de Cuba con las de los maestros de Brasil, la práctica enfatizada por los maestros cubanos, por ser un puente importante para la calidad en la Educación es la más destacada por ser un fracaso en Brasil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Batista, Drielly Adrean [UNESP]2021-06-24T19:51:54Z2021-06-24T19:51:54Z2021-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20512533004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/205125Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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