Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012 http://hdl.handle.net/11449/7989 |
Resumo: | Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola. |
id |
UNSP_81bbef6c56320a4821f97e157d73535c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/7989 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantilAnalyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-oldAlimentação escolarEducadoresEducação nutricionalNutrição infantilPesquisa qualitativaScholar nourishmentEducational agentsNutritional educationInfantile nutritionQualitative researchObjetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.This study aimed to identify the knowledge and practices that people have regarding 0 to 3 year-old children in order to add information for professionals who work with this age group of children in the Nutrition Education field. The methodological procedure followed a case study, with a qualitative approach. The sample studied was analyzed through questions and observations of topics related to infantile nutrition along with data about these professionals' educational degrees. The results show that both, educational agents and infant education teachers have a significant knowledge about infant nutrition. However their biggest concern was to supply the children's nutritional necessities through a healthy meal, leaving in a second place the activities that could be accomplished by a Nutritional Education Program, built collectively and introduced into the school.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e NutriçãoUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e NutriçãoUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP]Monteiro, Magali [UNESP]2014-05-20T13:25:15Z2014-05-20T13:25:15Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article199-214application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/798910.1590/S1516-73132010000100012S1516-73132010000100012S1516-73132010000100012.pdf71579694041788750000-0002-9070-4778SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-21T12:47:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/7989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:29.226820Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil Analyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-old |
title |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
spellingShingle |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP] Alimentação escolar Educadores Educação nutricional Nutrição infantil Pesquisa qualitativa Scholar nourishment Educational agents Nutritional education Infantile nutrition Qualitative research |
title_short |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
title_full |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
title_fullStr |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
title_full_unstemmed |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
title_sort |
Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil |
author |
Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP] |
author_facet |
Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP] Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP] Monteiro, Magali [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP] Monteiro, Magali [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP] Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP] Monteiro, Magali [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alimentação escolar Educadores Educação nutricional Nutrição infantil Pesquisa qualitativa Scholar nourishment Educational agents Nutritional education Infantile nutrition Qualitative research |
topic |
Alimentação escolar Educadores Educação nutricional Nutrição infantil Pesquisa qualitativa Scholar nourishment Educational agents Nutritional education Infantile nutrition Qualitative research |
description |
Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 2014-05-20T13:25:15Z 2014-05-20T13:25:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/7989 10.1590/S1516-73132010000100012 S1516-73132010000100012 S1516-73132010000100012.pdf 7157969404178875 0000-0002-9070-4778 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012 http://hdl.handle.net/11449/7989 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010. 1516-7313 10.1590/S1516-73132010000100012 S1516-73132010000100012 S1516-73132010000100012.pdf 7157969404178875 0000-0002-9070-4778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
199-214 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129546546839552 |