Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP], Monteiro, Magali [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012
http://hdl.handle.net/11449/7989
Resumo: Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.
id UNSP_81bbef6c56320a4821f97e157d73535c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/7989
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantilAnalyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-oldAlimentação escolarEducadoresEducação nutricionalNutrição infantilPesquisa qualitativaScholar nourishmentEducational agentsNutritional educationInfantile nutritionQualitative researchObjetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.This study aimed to identify the knowledge and practices that people have regarding 0 to 3 year-old children in order to add information for professionals who work with this age group of children in the Nutrition Education field. The methodological procedure followed a case study, with a qualitative approach. The sample studied was analyzed through questions and observations of topics related to infantile nutrition along with data about these professionals' educational degrees. The results show that both, educational agents and infant education teachers have a significant knowledge about infant nutrition. However their biggest concern was to supply the children's nutritional necessities through a healthy meal, leaving in a second place the activities that could be accomplished by a Nutritional Education Program, built collectively and introduced into the school.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e NutriçãoUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Farmacêuticas Departamento de Alimentos e NutriçãoUnesp Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP]Monteiro, Magali [UNESP]2014-05-20T13:25:15Z2014-05-20T13:25:15Z2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article199-214application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/798910.1590/S1516-73132010000100012S1516-73132010000100012S1516-73132010000100012.pdf71579694041788750000-0002-9070-4778SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-21T12:47:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/7989Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:29.226820Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
Analyzing knowledge and practices of educational agents and teachers regarding to feeding children up to 3 years-old
title Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
spellingShingle Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]
Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
Scholar nourishment
Educational agents
Nutritional education
Infantile nutrition
Qualitative research
title_short Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_full Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_fullStr Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_full_unstemmed Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
title_sort Analisando conhecimentos e práticas de agentes educacionais e professoras relacionados à alimentação infantil
author Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]
author_facet Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]
Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP]
Monteiro, Magali [UNESP]
author_role author
author2 Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP]
Monteiro, Magali [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andréia Cristina de Almeida [UNESP]
Telarolli Junior, Rodolpho [UNESP]
Monteiro, Magali [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
Scholar nourishment
Educational agents
Nutritional education
Infantile nutrition
Qualitative research
topic Alimentação escolar
Educadores
Educação nutricional
Nutrição infantil
Pesquisa qualitativa
Scholar nourishment
Educational agents
Nutritional education
Infantile nutrition
Qualitative research
description Objetivou-se identificar os conhecimentos e as práticas relacionados à alimentação de crianças entre zero e três anos, a fim de complementar a formação das profissionais que trabalham com crianças, na área da educação nutricional. O procedimento metodológico seguiu as orientações do estudo de caso, com abordagem qualitativa. Os saberes e as práticas das participantes do estudo foram analisados por meio de questões abertas e fechadas e das observações dos tópicos relacionados à nutrição infantil, juntamente com os dados sobre a formação dessas profissionais. Pode-se concluir que tanto as agentes educacionais quanto as professoras de Ensino Infantil são detentoras de um conhecimento sobre Nutrição Infantil, porém a preocupação maior destas foi atender as necessidades nutricionais das crianças por meio de uma boa alimentação, deixando, em segundo plano, as atividades pedagógicas, as quais poderiam ser realizadas em um programa de educação nutricional, construído coletivamente e inserido no projeto político-pedagógico da escola.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
2014-05-20T13:25:15Z
2014-05-20T13:25:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/7989
10.1590/S1516-73132010000100012
S1516-73132010000100012
S1516-73132010000100012.pdf
7157969404178875
0000-0002-9070-4778
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100012
http://hdl.handle.net/11449/7989
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 199-214, 2010.
1516-7313
10.1590/S1516-73132010000100012
S1516-73132010000100012
S1516-73132010000100012.pdf
7157969404178875
0000-0002-9070-4778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 199-214
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129546546839552