Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Edinei
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/213930
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática.
id UNSP_81fc8c9c4f7c805365f7a45567d093a4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/213930
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantesIntegral Schools and the Math Classroom: Operating Student ForegroundsPosição de fronteiraIntencionalidadeSignificados para aprendizagemEducação Matemática CríticaFunções da Educação MatemáticaPosition BorderIntentionalityMeanings for learningCritical Mathematical EducationFunctions of Mathematical EducationEsta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática.This research aims to identify which factors may influence the construction of foregrounds by students from a public full-time school in the city of São Carlos - SP. The concept of foreground is associated with future possibilities formed from the life experiences that a person has. In this way, the research was oriented towards the achievement of two specific objectives, namely: i) to analyze if and how the day-to-day of the full-time school influenced in the foregrounds of its students; ii) analyze the influence of mathematics on students' foregrounds. The research followed a qualitative approach, based on theoretical and methodological considerations about the topic addressed, interviews were conducted with six students from the school and an online focus group was also formed with these students to promote discussions about the influences of the school and mathematics in their foregrounds. The constituted data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology. As partial results it can be seen that the school of integral education, through its diversified disciplines, differentiated activities and projects in conjunction with the public universities of the city of São Carlos-SP, operated in the reelaboration of foregrounds of its students. It can also be observed that these foregrounds had an influence, positive or negative, on how the students of this school attributed meanings to the learning of mathematics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira Filho, Edinei2021-08-10T11:26:32Z2021-08-10T11:26:32Z2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21393033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:16:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:39.180590Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
Integral Schools and the Math Classroom: Operating Student Foregrounds
title Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
spellingShingle Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
Oliveira Filho, Edinei
Posição de fronteira
Intencionalidade
Significados para aprendizagem
Educação Matemática Crítica
Funções da Educação Matemática
Position Border
Intentionality
Meanings for learning
Critical Mathematical Education
Functions of Mathematical Education
title_short Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
title_full Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
title_fullStr Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
title_full_unstemmed Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
title_sort Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
author Oliveira Filho, Edinei
author_facet Oliveira Filho, Edinei
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Edinei
dc.subject.por.fl_str_mv Posição de fronteira
Intencionalidade
Significados para aprendizagem
Educação Matemática Crítica
Funções da Educação Matemática
Position Border
Intentionality
Meanings for learning
Critical Mathematical Education
Functions of Mathematical Education
topic Posição de fronteira
Intencionalidade
Significados para aprendizagem
Educação Matemática Crítica
Funções da Educação Matemática
Position Border
Intentionality
Meanings for learning
Critical Mathematical Education
Functions of Mathematical Education
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-10T11:26:32Z
2021-08-10T11:26:32Z
2021-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/213930
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/213930
identifier_str_mv 33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129154507341824