Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/213930 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática. |
id |
UNSP_81fc8c9c4f7c805365f7a45567d093a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/213930 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantesIntegral Schools and the Math Classroom: Operating Student ForegroundsPosição de fronteiraIntencionalidadeSignificados para aprendizagemEducação Matemática CríticaFunções da Educação MatemáticaPosition BorderIntentionalityMeanings for learningCritical Mathematical EducationFunctions of Mathematical EducationEsta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática.This research aims to identify which factors may influence the construction of foregrounds by students from a public full-time school in the city of São Carlos - SP. The concept of foreground is associated with future possibilities formed from the life experiences that a person has. In this way, the research was oriented towards the achievement of two specific objectives, namely: i) to analyze if and how the day-to-day of the full-time school influenced in the foregrounds of its students; ii) analyze the influence of mathematics on students' foregrounds. The research followed a qualitative approach, based on theoretical and methodological considerations about the topic addressed, interviews were conducted with six students from the school and an online focus group was also formed with these students to promote discussions about the influences of the school and mathematics in their foregrounds. The constituted data were analyzed using the Discursive Textual Analysis methodology. As partial results it can be seen that the school of integral education, through its diversified disciplines, differentiated activities and projects in conjunction with the public universities of the city of São Carlos-SP, operated in the reelaboration of foregrounds of its students. It can also be observed that these foregrounds had an influence, positive or negative, on how the students of this school attributed meanings to the learning of mathematics.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira Filho, Edinei2021-08-10T11:26:32Z2021-08-10T11:26:32Z2021-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21393033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-11T06:16:31Zoai:repositorio.unesp.br:11449/213930Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:02:39.180590Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes Integral Schools and the Math Classroom: Operating Student Foregrounds |
title |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
spellingShingle |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes Oliveira Filho, Edinei Posição de fronteira Intencionalidade Significados para aprendizagem Educação Matemática Crítica Funções da Educação Matemática Position Border Intentionality Meanings for learning Critical Mathematical Education Functions of Mathematical Education |
title_short |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
title_full |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
title_fullStr |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
title_full_unstemmed |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
title_sort |
Escolas de ensino integral e a sala de aula de matemática: operando foregrounds de estudantes |
author |
Oliveira Filho, Edinei |
author_facet |
Oliveira Filho, Edinei |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Meneghetti, Renata Cristina Geromel [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Edinei |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Posição de fronteira Intencionalidade Significados para aprendizagem Educação Matemática Crítica Funções da Educação Matemática Position Border Intentionality Meanings for learning Critical Mathematical Education Functions of Mathematical Education |
topic |
Posição de fronteira Intencionalidade Significados para aprendizagem Educação Matemática Crítica Funções da Educação Matemática Position Border Intentionality Meanings for learning Critical Mathematical Education Functions of Mathematical Education |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar quais fatores poderiam ter influenciado foregrounds de estudantes egressos de uma escola pública de ensino integral da cidade São Carlos – SP. O conceito de foreground está associado às possibilidades futuras formadas a partir das experiências de vida que uma pessoa tem. Desta forma, a pesquisa foi orientada para o alcance de dois objetivos específicos, a saber: i) analisar se e como o cotidiano da escola de ensino integral influenciou nos foregrounds dos seus estudantes; ii) analisar a influência da matemática nos foregrounds dos estudantes. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, com base nas considerações teórico-metodológicas acerca do tema abordado, realizou-se entrevistas com seis estudantes egressos da escola e também se formou com esses estudantes um grupo focal online para promover discussões sobre as influências da escola e da matemática em seus foregrounds. Os dados constituídos foram analisados a partir da metodologia de Análise Textual Discursiva. Como resultados pode-se perceber que a escola de ensino integral, por meio de suas disciplinas diversificadas, atividades diferenciadas e projetos em conjunto com as universidades públicas da cidade de São Carlos-SP, operou na reelaboração de foregrounds dos seus estudantes. Podese observar também que esses foregrounds tiveram influência, positiva ou negativa, em como os estudantes dessa escola atribuíram significados para a aprendizagem de matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-10T11:26:32Z 2021-08-10T11:26:32Z 2021-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/213930 33004056079P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/213930 |
identifier_str_mv |
33004056079P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129154507341824 |