A Universidade pública e a formação de uma professora surda: narrativas autobiográficas sobre surdez e a Língua Brasileira de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lais Agnes da [UNESP]
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191754
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp - Faculdade de Ciências e Tecnologia, campus de Presidente Prudente, vinculado à linha de pesquisa “Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola Pública”. As vivências e experiências que tive durante o curso de licenciatura em Pedagogia nessa mesma instituição me proporcionaram autonomia e enriqueceram ainda mais o meu currículo. Instigaram-me a apresentar a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma a Universidade pública recebe e trabalha a formação inicial do aluno com surdez no curso de licenciatura em Pedagogia? Foi definido como objetivo geral da pesquisa: Compreender o percurso formativo e as experiências de uma professora surda no curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade pública. Tendo em vista a abordagem qualitativa, optei por trabalhar com a pesquisa (auto)biográfica, pois, esse método possibilita-nos compreender e entender nossos sentimentos, experiências, interações e percepções no contexto em que estamos inseridos. As fontes de memórias (dados) que se tornaram objetos de análise foram: relatórios de estágio supervisionado obrigatório, relatórios de projetos de extensão universitária, relatório de projeto de pesquisa, trabalhos realizados em disciplinas, memorial acadêmico descritivo e documentos que atestam formação extracurricular da aprendizagem da Libras no período de 2014 a 2018. A análise dos dados foi realizada a partir de orientações e sistematização de um protocolo de registro em três passos: descrição dos dados a partir dos documentos analisados; leitura e identificação de similaridades, divergências, contradições etc. nos dados descritos; e interpretação dos dados e inferência de eixos de análise. Os resultados apontam que a Universidade pública em que trajetória de formação inicial foi concluída não estava preparada para receber uma aluna com surdez, mesmo eu sendo oralizada e alfabetizada na língua portuguesa. Os dados evidenciaram o meu esforço enquanto aluna para me adaptar ao contexto e estar incluída no ensino superior. De modo geral, a melhoria sobre a compreensão dos conteúdos em sala de aula, da comunicação e a relação com os professores e colegas, ocorreu devido ao uso dos aparelhos auditivos. O primeiro estágio, realizado no segundo ano do curso de licenciatura, na área da Educação Infantil, se constituiu em uma experiência positiva, pois a surdez em nenhum momento foi vista como uma barreira no desenvolvimento da minha aprendizagem profissional. Em contrapartida, a experiência no estágio dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado no terceiro ano, foi desanimadora porque não tive comunicação com ninguém da escola, exceto para resolver a parte burocrática. As vivências e experiências quanto à extensão universitária, também foram vistas como positivas porque me possibilitaram aprender e descobrir coisas que eu jamais saberia se tivesse me limitado a ficar somente na sala de aula na Universidade, com ela consegui estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática desde o início da graduação. Igualmente, os resultados apontam que a experiência no campo da pesquisa também somou positivamente à minha formação. As contribuições foram além da aprendizagem de técnicas, pois, ela mudou a minha vida, a minha rotina, meus hábitos, meu jeito de ser. Possibilitou-me a compreensão do meu próprio ser e me mostrou caminhos que eu desconhecia. Ainda, as vivências e experiências extracurriculares que eu tive durante o curso de formação inicial, também foram consideravelmente positivas. Adquiri saberes que não são abordados na sala de aula durante a formação inicial e isso acabou se tornando um diferencial em minha trajetória, uma vez que o número de profissionais que possuem conhecimento sobre Libras ainda é bem escasso. As experiências e vivências nas dimensões do ensino, da extensão universitária e da pesquisa oportunizaram uma formação inicial mais abrangente e contribuiu de forma inenarrável para a constituição do meu ser: surda, professora e pesquisadora.
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Instigaram-me a apresentar a seguinte pergunta de pesquisa: De que forma a Universidade pública recebe e trabalha a formação inicial do aluno com surdez no curso de licenciatura em Pedagogia? Foi definido como objetivo geral da pesquisa: Compreender o percurso formativo e as experiências de uma professora surda no curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade pública. Tendo em vista a abordagem qualitativa, optei por trabalhar com a pesquisa (auto)biográfica, pois, esse método possibilita-nos compreender e entender nossos sentimentos, experiências, interações e percepções no contexto em que estamos inseridos. As fontes de memórias (dados) que se tornaram objetos de análise foram: relatórios de estágio supervisionado obrigatório, relatórios de projetos de extensão universitária, relatório de projeto de pesquisa, trabalhos realizados em disciplinas, memorial acadêmico descritivo e documentos que atestam formação extracurricular da aprendizagem da Libras no período de 2014 a 2018. A análise dos dados foi realizada a partir de orientações e sistematização de um protocolo de registro em três passos: descrição dos dados a partir dos documentos analisados; leitura e identificação de similaridades, divergências, contradições etc. nos dados descritos; e interpretação dos dados e inferência de eixos de análise. Os resultados apontam que a Universidade pública em que trajetória de formação inicial foi concluída não estava preparada para receber uma aluna com surdez, mesmo eu sendo oralizada e alfabetizada na língua portuguesa. Os dados evidenciaram o meu esforço enquanto aluna para me adaptar ao contexto e estar incluída no ensino superior. De modo geral, a melhoria sobre a compreensão dos conteúdos em sala de aula, da comunicação e a relação com os professores e colegas, ocorreu devido ao uso dos aparelhos auditivos. O primeiro estágio, realizado no segundo ano do curso de licenciatura, na área da Educação Infantil, se constituiu em uma experiência positiva, pois a surdez em nenhum momento foi vista como uma barreira no desenvolvimento da minha aprendizagem profissional. Em contrapartida, a experiência no estágio dos anos iniciais do Ensino Fundamental, realizado no terceiro ano, foi desanimadora porque não tive comunicação com ninguém da escola, exceto para resolver a parte burocrática. As vivências e experiências quanto à extensão universitária, também foram vistas como positivas porque me possibilitaram aprender e descobrir coisas que eu jamais saberia se tivesse me limitado a ficar somente na sala de aula na Universidade, com ela consegui estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática desde o início da graduação. Igualmente, os resultados apontam que a experiência no campo da pesquisa também somou positivamente à minha formação. As contribuições foram além da aprendizagem de técnicas, pois, ela mudou a minha vida, a minha rotina, meus hábitos, meu jeito de ser. Possibilitou-me a compreensão do meu próprio ser e me mostrou caminhos que eu desconhecia. Ainda, as vivências e experiências extracurriculares que eu tive durante o curso de formação inicial, também foram consideravelmente positivas. Adquiri saberes que não são abordados na sala de aula durante a formação inicial e isso acabou se tornando um diferencial em minha trajetória, uma vez que o número de profissionais que possuem conhecimento sobre Libras ainda é bem escasso. As experiências e vivências nas dimensões do ensino, da extensão universitária e da pesquisa oportunizaram uma formação inicial mais abrangente e contribuiu de forma inenarrável para a constituição do meu ser: surda, professora e pesquisadora.The present study was developed in the Graduate Program in Education of Unesp - Faculty of Sciences and Technology, Presidente Prudente campus, associated with the research line "Training of Education Professionals, Educational Policies and Public School". The experiences and experimentations that I had during the undergraduate course in pedagogy in this same institution provided me with autonomy and enriched my curriculum even more. It is instigated me to present the following research question: How does the public university receive and work the initial training of the student with deafness in the undergraduate course in pedagogy? It was defined as the general objective of the research: To understand the formative route and experiences of a deaf teacher in the undergraduate course in Pedagogy at the public university. In view of the qualitative approach, I chose to work with the autobiographical research, because this method allows us to comprehend and understand our feelings, experiences, interactions and perceptions in the context in which we are inserted. The sources of memories (data) that became analysis objects were: mandatory supervised internship reports, university extension projects reports, research project report, works performed in the disciplines, descriptive academic memorial and documents attesting to extracurricular training of Libras learning from 2014 to 2018. Data analysis was performed based on guidelines and systematization of a three-step registration protocol: description of the data from the analyzed documents; reading and identifying similarities, divergences, contradictions etc. in the data described; and interpretation of data and inference of analysis axes. The results indicate that the public university at which the initial training course was completed was not prepared to receive a deaf student, even though I am being oralized and literate in the Portuguese language. The data showed my effort as a student to adapt to the context and to be included in higher education. In general, the improvement over the understanding of content in the classroom, communication and the relationship with the professors and colleagues occurred due to the use of hearing aids. The first stage, performed in the second year of the undergraduate course, in the area of child education, consisted of a positive experience, because the deafness at no time was seen as a barrier in the development of my professional learning. On the other hand, the experience in the early years of elementary school, accomplished in the third year, was discouraging because I had no communication with anyone at school, except to solve the bureaucratic part. The experiences and experimentations regarding the university extension were also seen as positive because they allowed me to learn and discover things that I would never know if I had limited myself to staying only in the classroom at the university, with it, I was able establish a link between theory and practice since undergraduate beginning. Likewise, the results indicate that experience in the field of research also added positively to my training. Contributions went beyond of the learning of techniques, because it changed my life, my routine, my habits, my way of being. Furthermore, the extracurricular experiences and experimentations that I had during the initial training course were also considerably positive. I acquired knowledges that are not approached in the classroom during initial training and this turned out to be a differential in my trajectory, since the number of professionals who have knowledge about Libras is still quite scarce. The experiences and experimentations in the dimensions of teaching, university extension and research provided a more comprehensive initial formation and contributed unspeakable way to the constitution of my being: deaf, teacher and researcher.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Lais Agnes da [UNESP]2020-03-05T12:11:28Z2020-03-05T12:11:28Z2020-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19175400092942833004129044P699470313597557350000-0001-7772-6705porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-20T12:44:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191754Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:09:40.162602Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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