Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/91156 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi o de apresentar uma proposta alternativa para o ensino-aprendizagem da Geometria utilizando caleidoscópios, sólidos geométricos, jogos e softwares educacionais. A utilização conjunta desses instrumentos permitiu explorar temas como tesselações do plano (por polígonos regulares) e do espaço (por poliedros regulares com bases caleidoscópicas em suas faces). As construções geométricas (bases e planificações dos sólidos) feitas graficamente e depois no computador resultaram numa integração entre o laboratório de ensino e o de informática. São relatadas experiências com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, para os quais foram aplicadas atividades usando a Resolução de Problemas, observando-se grande interesse e participação. |
id |
UNSP_824708267d4dbf4e72e3ab5a679b5180 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91156 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionaisGeometriaMatemática - Estudo e ensinoMathematics - Study and teachingO objetivo desta pesquisa foi o de apresentar uma proposta alternativa para o ensino-aprendizagem da Geometria utilizando caleidoscópios, sólidos geométricos, jogos e softwares educacionais. A utilização conjunta desses instrumentos permitiu explorar temas como tesselações do plano (por polígonos regulares) e do espaço (por poliedros regulares com bases caleidoscópicas em suas faces). As construções geométricas (bases e planificações dos sólidos) feitas graficamente e depois no computador resultaram numa integração entre o laboratório de ensino e o de informática. São relatadas experiências com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, para os quais foram aplicadas atividades usando a Resolução de Problemas, observando-se grande interesse e participação.The purpose of this research was to present an alternate proposal to the teaching and learning process in Geometry using kaleidoscopes, building blocks, games and educational softwares. With a parallel use of all these devices, we could explore themes as tesselations of the plan (by regular polygons) and of the space (by regular polyhedrons with kaleidoscopical bases in their sides). Firstly, the geometrical constructions (base and flat surfaces of the solids) were made graphically and after in the computer resulting in an integration between the teaching and computer labs. Activities, with eighth grade students, using solving problems, were applied and these experiments were reported. A great interest and participation among the students could be noticed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Murari, Claudemir [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Renata Aparecida [UNESP]2014-06-11T19:24:55Z2014-06-11T19:24:55Z2003-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis246 f. : il., tabs.application/pdfMARTINS, Renata Aparecida. Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais. 2003. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003.http://hdl.handle.net/11449/91156000190713martins_ra_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:20:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91156Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:20:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
title |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
spellingShingle |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais Martins, Renata Aparecida [UNESP] Geometria Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching |
title_short |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
title_full |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
title_fullStr |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
title_full_unstemmed |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
title_sort |
Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais |
author |
Martins, Renata Aparecida [UNESP] |
author_facet |
Martins, Renata Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Murari, Claudemir [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Renata Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching |
topic |
Geometria Matemática - Estudo e ensino Mathematics - Study and teaching |
description |
O objetivo desta pesquisa foi o de apresentar uma proposta alternativa para o ensino-aprendizagem da Geometria utilizando caleidoscópios, sólidos geométricos, jogos e softwares educacionais. A utilização conjunta desses instrumentos permitiu explorar temas como tesselações do plano (por polígonos regulares) e do espaço (por poliedros regulares com bases caleidoscópicas em suas faces). As construções geométricas (bases e planificações dos sólidos) feitas graficamente e depois no computador resultaram numa integração entre o laboratório de ensino e o de informática. São relatadas experiências com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, para os quais foram aplicadas atividades usando a Resolução de Problemas, observando-se grande interesse e participação. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-02-12 2014-06-11T19:24:55Z 2014-06-11T19:24:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Renata Aparecida. Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais. 2003. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. http://hdl.handle.net/11449/91156 000190713 martins_ra_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Renata Aparecida. Ensino-aprendizagem de geometria: uma proposta fazendo uso de caleidoscópios, sólidos geométricos e softwares educacionais. 2003. 246 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2003. 000190713 martins_ra_me_rcla.pdf 33004137031P7 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
246 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047228898541568 |