Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Celso Luis Cury
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/193543
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo com um grupo de professores. Na revisão de literatura foram observados aspectos histórico, filosófico, social e político da tecnologia; estudo científico dos efeitos da tecnologia em nosso cérebro; da tecnologia na educação em sua perspectiva histórica, sua estrutura e funcionamento; o impacto no equilíbrio físico e mental dos jovens, na Educação Física e nos efeitos da pandemia. Tratou-se de uma investigação descritiva dentro do conceito da pesquisa participante, com abordagem quantitativa, através de questionário e qualitativa com a entrevista e a participação dos professores no roteiro de atividades dentro do ciclo formativo. Na análise de dados feita através da codificação dos dados coletados verificou-se que a instituição pesquisada está insatisfatória em relação à estrutura para a aplicação da TDIC na correlação, laboratório de informática e rede WIFI; cursos de alfabetização tecnológica e aprofundamento; apoio técnico, pedagógico e falta de prioridade do seu dirigente e gestores, com necessidade de investimentos e ações concretas. A formação foi com interesse, produtividade e com possibilidades de serem reproduzidas dentro do contexto, com proposta viável para a instituição. O produto Educacional é um “Compêndio de práticas com as tecnologias digitais de informação e comunicação, para uma alfabetização midiática e informacional, em tempos de algoritmos".
id UNSP_82535557b9763ec740dfbca64a66cb91
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/193543
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.Digital technologies in education in times of algorithms: training, intervention and reflection in school physical education.Tecnologias digitais na educaçãoFormação continuadaEducação física escolarDigital technologies in educationOngoing trainingSchool physical educationEsta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo com um grupo de professores. Na revisão de literatura foram observados aspectos histórico, filosófico, social e político da tecnologia; estudo científico dos efeitos da tecnologia em nosso cérebro; da tecnologia na educação em sua perspectiva histórica, sua estrutura e funcionamento; o impacto no equilíbrio físico e mental dos jovens, na Educação Física e nos efeitos da pandemia. Tratou-se de uma investigação descritiva dentro do conceito da pesquisa participante, com abordagem quantitativa, através de questionário e qualitativa com a entrevista e a participação dos professores no roteiro de atividades dentro do ciclo formativo. Na análise de dados feita através da codificação dos dados coletados verificou-se que a instituição pesquisada está insatisfatória em relação à estrutura para a aplicação da TDIC na correlação, laboratório de informática e rede WIFI; cursos de alfabetização tecnológica e aprofundamento; apoio técnico, pedagógico e falta de prioridade do seu dirigente e gestores, com necessidade de investimentos e ações concretas. A formação foi com interesse, produtividade e com possibilidades de serem reproduzidas dentro do contexto, com proposta viável para a instituição. O produto Educacional é um “Compêndio de práticas com as tecnologias digitais de informação e comunicação, para uma alfabetização midiática e informacional, em tempos de algoritmos".his research aimed to analyze the feasibility of using digital information and communication technologies (TDIC) in teaching, investigating the form of access, use and appropriation, based on a training cycle with a group of teachers. In the literature review, historical, philosophical, social and political aspects of technology were observed; scientific study of the effects of technology on our brain; of technology in education in its historical perspective, its structure and functioning; the impact on the physical and mental balance of young people, Physical Education and the effects of the pandemic. It was a descriptive investigation within the concept of participatory research, with a quantitative approach, through a questionnaire and qualitative with the interview and the participation of teachers in the script of activities within the training cycle. In the data analysis carried out through the codification of the collected data, it was found that the researched institution is unsatisfactory in relation to the structure for the application of TDIC in the correlation, computer lab and WIFI network; technological literacy and in-depth courses; technical, pedagogical support and lack of priority from its manager and managers, in need of investments and concrete actions. The training was interesting, productive and with possibilities to be reproduced within the context, with a viable proposal for the institution. The Educational product is a "Compendium of practices with digital information and communication technologies, for media and information literacy, in times of algorithms".Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Celso Luis Cury2020-09-21T02:49:04Z2020-09-21T02:49:04Z2020-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19354333004137064P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:06:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/193543Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:40:10.926015Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
Digital technologies in education in times of algorithms: training, intervention and reflection in school physical education.
title Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
spellingShingle Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
Ferreira, Celso Luis Cury
Tecnologias digitais na educação
Formação continuada
Educação física escolar
Digital technologies in education
Ongoing training
School physical education
title_short Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
title_full Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
title_fullStr Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
title_full_unstemmed Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
title_sort Tecnologias digitais na educação em tempos de algoritmos: formação, intervenção e reflexão na educação física escolar.
author Ferreira, Celso Luis Cury
author_facet Ferreira, Celso Luis Cury
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia França [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Celso Luis Cury
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais na educação
Formação continuada
Educação física escolar
Digital technologies in education
Ongoing training
School physical education
topic Tecnologias digitais na educação
Formação continuada
Educação física escolar
Digital technologies in education
Ongoing training
School physical education
description Esta pesquisa objetivou analisar como está à viabilidade do uso das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino, investigando a forma de acesso, utilização e apropriação, a partir de um ciclo formativo com um grupo de professores. Na revisão de literatura foram observados aspectos histórico, filosófico, social e político da tecnologia; estudo científico dos efeitos da tecnologia em nosso cérebro; da tecnologia na educação em sua perspectiva histórica, sua estrutura e funcionamento; o impacto no equilíbrio físico e mental dos jovens, na Educação Física e nos efeitos da pandemia. Tratou-se de uma investigação descritiva dentro do conceito da pesquisa participante, com abordagem quantitativa, através de questionário e qualitativa com a entrevista e a participação dos professores no roteiro de atividades dentro do ciclo formativo. Na análise de dados feita através da codificação dos dados coletados verificou-se que a instituição pesquisada está insatisfatória em relação à estrutura para a aplicação da TDIC na correlação, laboratório de informática e rede WIFI; cursos de alfabetização tecnológica e aprofundamento; apoio técnico, pedagógico e falta de prioridade do seu dirigente e gestores, com necessidade de investimentos e ações concretas. A formação foi com interesse, produtividade e com possibilidades de serem reproduzidas dentro do contexto, com proposta viável para a instituição. O produto Educacional é um “Compêndio de práticas com as tecnologias digitais de informação e comunicação, para uma alfabetização midiática e informacional, em tempos de algoritmos".
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-21T02:49:04Z
2020-09-21T02:49:04Z
2020-07-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/193543
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/193543
identifier_str_mv 33004137064P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128685517045760