A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brocco, Aline de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/93890
Resumo: Esta pesquisa teve por propósito investigar o tratamento dado à gramática de língua portuguesa em um contexto de ensino e aprendizagem de tandem à distância (teletandem) e em livros didáticos de português como língua estrangeira. Especificamente, foca-se nas chamadas sessões de feedback linguístico, as quais consistem em uma parte da sessão de teletandem na qual os interagentes discutem a respeito de aspectos da linguagem. Esta pesquisa envolve também a análise de três livros didáticos de português como língua estrangeira – Fala Brasil, Tudo bem? e Avenida Brasil – com o intuito de verificar o lugar ocupado pela gramática nesses livros. Depois de realizadas essas duas etapas, parte-se para a investigação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e para a reflexão acerca da possibilidade de se elaborar um material didático para o referido contexto que contemplasse questões relativas à língua portuguesa. Assim, a pesquisa em questão constitui-se de três etapas: 1) investigação das sessões de feedback linguístico no contexto teletandem; 2) análise de livros didáticos de português como língua estrangeira; e 3) verificação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e discussão a respeito da possibilidade de se elaborar um material didático para o contexto virtual. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu porque, uma vez que o teletandem constitui-se como um novo contexto de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira, notou-se que os interagentes que se propunham a ensinar a língua portuguesa, em alguns momentos não encontravam suporte para resolver determinadas questões linguísticas relacionadas com as dúvidas do aluno aprendente de português. Assim, objetivou-se investigar a pertinência dos livros didáticos para esse contexto virtual...
id UNSP_82595b624540d10c998aaa18ac38cfcd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/93890
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeiraLingua portuguesa - Estudo e ensinoLingüística aplicadaEnsino à distânciaTeletandemEducação a distânciaEsta pesquisa teve por propósito investigar o tratamento dado à gramática de língua portuguesa em um contexto de ensino e aprendizagem de tandem à distância (teletandem) e em livros didáticos de português como língua estrangeira. Especificamente, foca-se nas chamadas sessões de feedback linguístico, as quais consistem em uma parte da sessão de teletandem na qual os interagentes discutem a respeito de aspectos da linguagem. Esta pesquisa envolve também a análise de três livros didáticos de português como língua estrangeira – Fala Brasil, Tudo bem? e Avenida Brasil – com o intuito de verificar o lugar ocupado pela gramática nesses livros. Depois de realizadas essas duas etapas, parte-se para a investigação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e para a reflexão acerca da possibilidade de se elaborar um material didático para o referido contexto que contemplasse questões relativas à língua portuguesa. Assim, a pesquisa em questão constitui-se de três etapas: 1) investigação das sessões de feedback linguístico no contexto teletandem; 2) análise de livros didáticos de português como língua estrangeira; e 3) verificação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e discussão a respeito da possibilidade de se elaborar um material didático para o contexto virtual. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu porque, uma vez que o teletandem constitui-se como um novo contexto de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira, notou-se que os interagentes que se propunham a ensinar a língua portuguesa, em alguns momentos não encontravam suporte para resolver determinadas questões linguísticas relacionadas com as dúvidas do aluno aprendente de português. Assim, objetivou-se investigar a pertinência dos livros didáticos para esse contexto virtual...This research study aims at investigating how Portuguese grammar is treated in a distant teaching and learning tandem context (teletandem) and in Portuguese as foreign language textbooks. Specifically, it focuses on linguistic feedback sections that consist of one part of teletandem section in which interactants discuss about linguistic features. This study also involves the analysis of three Portuguese as foreign language textbooks – Fala Brasil, Tudo bem? and Avenida Brasil – for the purpose of verifying the place occupied by grammar. Subsequently, the relevance of these textbooks for a teletandem context was investigated and the possibility to elaborate a didactic material for virtual contexts that could consider issues related to Portuguese language is discussed. Therefore, this research is constituted by three stages: 1) investigation of linguistic feedback sections in a teletandem context; 2) analysis of three Portuguese as foreign language textbooks; and 3) verification of relevance of these textbooks for a teletandem context and discussion about the possibility of elaborating a didactic material for virtual contexts. The interest to achieve this research arose because, considering teletandem is constituted as a new Portuguese as foreign language teaching and learning context, it was observed that interactants who teach Portuguese sometimes do not find support to solve specific linguistic issues related to Portuguese learners’doubts. Thus, the study aimed to investigate the pertinence of these textbooks for virtual contexts, for which the existence of didactic materials is not known. The main results indicated interesting characteristics of a teletandem context in relation to grammar. It was noticed that focus on form occurs for communicative purposes and linguistic feedback sections have the function of filling the gap in the learner´s input. Besides, it was observed that... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brocco, Aline de Souza [UNESP]2014-06-11T19:26:49Z2014-06-11T19:26:49Z2009-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 f. : il. color.application/pdfBROCCO, Aline de Souza. A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2009. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.http://hdl.handle.net/11449/93890000600621brocco_as_me_sjrp.pdf33004153069P56026282743250472Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-25T06:25:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93890Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:17:28.151961Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
title A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
spellingShingle A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
Brocco, Aline de Souza [UNESP]
Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
title_short A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
title_full A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
title_fullStr A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
title_full_unstemmed A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
title_sort A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira
author Brocco, Aline de Souza [UNESP]
author_facet Brocco, Aline de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Consolo, Douglas Altamiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brocco, Aline de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
topic Lingua portuguesa - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
description Esta pesquisa teve por propósito investigar o tratamento dado à gramática de língua portuguesa em um contexto de ensino e aprendizagem de tandem à distância (teletandem) e em livros didáticos de português como língua estrangeira. Especificamente, foca-se nas chamadas sessões de feedback linguístico, as quais consistem em uma parte da sessão de teletandem na qual os interagentes discutem a respeito de aspectos da linguagem. Esta pesquisa envolve também a análise de três livros didáticos de português como língua estrangeira – Fala Brasil, Tudo bem? e Avenida Brasil – com o intuito de verificar o lugar ocupado pela gramática nesses livros. Depois de realizadas essas duas etapas, parte-se para a investigação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e para a reflexão acerca da possibilidade de se elaborar um material didático para o referido contexto que contemplasse questões relativas à língua portuguesa. Assim, a pesquisa em questão constitui-se de três etapas: 1) investigação das sessões de feedback linguístico no contexto teletandem; 2) análise de livros didáticos de português como língua estrangeira; e 3) verificação da pertinência/relevância desses livros didáticos para o contexto teletandem e discussão a respeito da possibilidade de se elaborar um material didático para o contexto virtual. O interesse no desenvolvimento da pesquisa surgiu porque, uma vez que o teletandem constitui-se como um novo contexto de ensino e aprendizagem de português como língua estrangeira, notou-se que os interagentes que se propunham a ensinar a língua portuguesa, em alguns momentos não encontravam suporte para resolver determinadas questões linguísticas relacionadas com as dúvidas do aluno aprendente de português. Assim, objetivou-se investigar a pertinência dos livros didáticos para esse contexto virtual...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-26
2014-06-11T19:26:49Z
2014-06-11T19:26:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROCCO, Aline de Souza. A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2009. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/93890
000600621
brocco_as_me_sjrp.pdf
33004153069P5
6026282743250472
identifier_str_mv BROCCO, Aline de Souza. A gramática em contexto teletandem e em livros didáticos de português como língua estrangeira. 2009. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2009.
000600621
brocco_as_me_sjrp.pdf
33004153069P5
6026282743250472
url http://hdl.handle.net/11449/93890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129305511723008