A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/103513
Resumo: Esta investigação enfoca a formação inicial de interagentes em contexto de aprendizagem de português e espanhol in-teletandem, estando inserida no projeto institucional Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP/ FAPESP). Em termos gerais, a aprendizagem in-tandem envolve pares de falantes nativos de diferentes línguas trabalhando, de forma colaborativa, para aprenderem a língua um do outro, sem a presença de um professor, por meio do programa computacional MSN Messenger. Nesse sentido, este estudo tem como participantes uma interagente brasileira, licencianda em Letras por uma universidade pública paulista, uma interagente mexicana, doutoranda em Lingüística Aplicada na Espanha, e uma mediadora, que também é autora desta investigação. Tem como objetivo analisar de que maneira crenças, discursos e reflexões se manifestam e se (re)constroem em relação ao processo de aprender línguas e comunicar-se em um contexto mediado pelo computador. A pesquisa tem base etnográfica e os dados foram coletados por meio de instrumentos compatíveis com tal tipo de pesquisa, tais como interações e mediações gravadas inteletandem ou em chat, autobiografias, entrevistas, questionários e diários de pesquisa, analisados sob uma perspectiva interpretativista. Nesse contexto, o teletandem representa uma possibilidade real de comunicar-se com alguém, aprender sobre sua cultura, os pensamentos e os costumes de um povo, aspectos reais que usualmente não aparecem em livros didáticos. As mediações podem ser caracterizadas como um espaço de aprendizagem e têm potencial para promover oportunidades significativas de reflexão crítica, em busca de uma coerência para a formação inicial de professores inteletandem e conscientização quanto à responsabilidade pela aprendizagem em parceria. Dessa maneira, o diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional...
id UNSP_baa7d77ad591853e99d2eb1f4275e55b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/103513
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissionalTeacher language educationLanguage learning in-teletandemBeliefsDiscourseTeaching reflectionLínguas - Estudo e ensinoLingüística aplicadaProfessores - FormaçãoProfessores de línguas - FormaçãoEnsino à distânciaTeletandemEducação a distânciaFormação de professores - CrençasEsta investigação enfoca a formação inicial de interagentes em contexto de aprendizagem de português e espanhol in-teletandem, estando inserida no projeto institucional Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP/ FAPESP). Em termos gerais, a aprendizagem in-tandem envolve pares de falantes nativos de diferentes línguas trabalhando, de forma colaborativa, para aprenderem a língua um do outro, sem a presença de um professor, por meio do programa computacional MSN Messenger. Nesse sentido, este estudo tem como participantes uma interagente brasileira, licencianda em Letras por uma universidade pública paulista, uma interagente mexicana, doutoranda em Lingüística Aplicada na Espanha, e uma mediadora, que também é autora desta investigação. Tem como objetivo analisar de que maneira crenças, discursos e reflexões se manifestam e se (re)constroem em relação ao processo de aprender línguas e comunicar-se em um contexto mediado pelo computador. A pesquisa tem base etnográfica e os dados foram coletados por meio de instrumentos compatíveis com tal tipo de pesquisa, tais como interações e mediações gravadas inteletandem ou em chat, autobiografias, entrevistas, questionários e diários de pesquisa, analisados sob uma perspectiva interpretativista. Nesse contexto, o teletandem representa uma possibilidade real de comunicar-se com alguém, aprender sobre sua cultura, os pensamentos e os costumes de um povo, aspectos reais que usualmente não aparecem em livros didáticos. As mediações podem ser caracterizadas como um espaço de aprendizagem e têm potencial para promover oportunidades significativas de reflexão crítica, em busca de uma coerência para a formação inicial de professores inteletandem e conscientização quanto à responsabilidade pela aprendizagem em parceria. Dessa maneira, o diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional...and Spanish teaching/learning in teletandem, and is inserted in the institutional project Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP/FAPESP). In general terms, language learning in-tandem involves pairs of native speakers of different languages working collaboratively to learn each other's language, without the presence of a language teacher, mediated by the computer program MSN Messenger. This study has as participants a Brazilian partner, which is a “Letters” student in a public university; a Mexican partner, which is a Ph.D. candidate in Applied Linguistics and lives in Spain; and a mediator, which is also the author of this thesis. The study aims at analyzing the beliefs, the discourse and the reflective processes that are revealed and (re)constructed in relation to communication and language learning processes, mediated by the computer. The research has an ethnographic basis and the data were collected by instruments that are compatible with this kind of investigation, such as the recording of interactions and mediations developed in teletandem and in chat, autobiographies, interviews, questionnaires and research diaries, which were analyzed through an interpretative perspective. In this context, teletandem represents a real possibility for communication and culture learning, real aspects which may not be explored by the textbooks. The mediations can be characterized as learning contexts with the potential to promote meaningful opportunities for critical reflection, searching for coherence in pre-service teacher education and shared learning responsibility. This way, the dialogue among beliefs, discourse and professional reflection is perfectly comprehensible in this research. Finally, by considering the results of this investigation, we can figure out that the project can contribute to the formulation of educational official documents which focus on new... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]2014-06-11T19:32:45Z2014-06-11T19:32:45Z2008-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis261 f. : il. color. + anexo, 1 CD-ROMapplication/pdfKANEOYA, Marta Lúcia Cabrera Kfouri. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. 2008. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/103513000592072kaneoya_mlck_dr_sjrp.pdf33004153069P58417792775638251Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:10:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/103513Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:29:13.029568Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
title A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
spellingShingle A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
Teacher language education
Language learning in-teletandem
Beliefs
Discourse
Teaching reflection
Línguas - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores - Formação
Professores de línguas - Formação
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
Formação de professores - Crenças
title_short A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
title_full A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
title_fullStr A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
title_full_unstemmed A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
title_sort A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional
author Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
author_facet Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrahão, Maria Helena Vieira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaneoya, Marta Lúcia Cabrera Kfouri [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher language education
Language learning in-teletandem
Beliefs
Discourse
Teaching reflection
Línguas - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores - Formação
Professores de línguas - Formação
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
Formação de professores - Crenças
topic Teacher language education
Language learning in-teletandem
Beliefs
Discourse
Teaching reflection
Línguas - Estudo e ensino
Lingüística aplicada
Professores - Formação
Professores de línguas - Formação
Ensino à distância
Teletandem
Educação a distância
Formação de professores - Crenças
description Esta investigação enfoca a formação inicial de interagentes em contexto de aprendizagem de português e espanhol in-teletandem, estando inserida no projeto institucional Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos (UNESP/ FAPESP). Em termos gerais, a aprendizagem in-tandem envolve pares de falantes nativos de diferentes línguas trabalhando, de forma colaborativa, para aprenderem a língua um do outro, sem a presença de um professor, por meio do programa computacional MSN Messenger. Nesse sentido, este estudo tem como participantes uma interagente brasileira, licencianda em Letras por uma universidade pública paulista, uma interagente mexicana, doutoranda em Lingüística Aplicada na Espanha, e uma mediadora, que também é autora desta investigação. Tem como objetivo analisar de que maneira crenças, discursos e reflexões se manifestam e se (re)constroem em relação ao processo de aprender línguas e comunicar-se em um contexto mediado pelo computador. A pesquisa tem base etnográfica e os dados foram coletados por meio de instrumentos compatíveis com tal tipo de pesquisa, tais como interações e mediações gravadas inteletandem ou em chat, autobiografias, entrevistas, questionários e diários de pesquisa, analisados sob uma perspectiva interpretativista. Nesse contexto, o teletandem representa uma possibilidade real de comunicar-se com alguém, aprender sobre sua cultura, os pensamentos e os costumes de um povo, aspectos reais que usualmente não aparecem em livros didáticos. As mediações podem ser caracterizadas como um espaço de aprendizagem e têm potencial para promover oportunidades significativas de reflexão crítica, em busca de uma coerência para a formação inicial de professores inteletandem e conscientização quanto à responsabilidade pela aprendizagem em parceria. Dessa maneira, o diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
2014-06-11T19:32:45Z
2014-06-11T19:32:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KANEOYA, Marta Lúcia Cabrera Kfouri. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. 2008. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/103513
000592072
kaneoya_mlck_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
identifier_str_mv KANEOYA, Marta Lúcia Cabrera Kfouri. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem): um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional. 2008. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
000592072
kaneoya_mlck_dr_sjrp.pdf
33004153069P5
8417792775638251
url http://hdl.handle.net/11449/103513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 261 f. : il. color. + anexo, 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128519186677760