Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP], Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000126
http://hdl.handle.net/11449/10782
Resumo: OBJETIVO: caracterizar e comparar, por meio de testes comportamentais, o processamento auditivo de escolares com diagnóstico interdisciplinar de (I) distúrbio da aprendizagem, (II) dislexia e (III) escolares com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares na faixa etária de 8 a 16 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental, divididos em três grupos: GI composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem, GII: composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia e GIII composto por 10 escolares sem dificuldades de aprendizagem, pareados segundo gênero e faixa etária com os grupos GI e GII. Foram realizadas avaliação audiológica e de processamento auditivo. RESULTADOS: os escolares de GIII apresentaram desempenho superior nos testes de processamento auditivo em relação aos escolares de GI e GII. GI apresentou desempenho inferior nas habilidades auditivas avaliadas para testes dicóticos de dígitos e dissílabos alternados, logoaudiometria pediátrica, localização sonora, memória verbal e não-verbal, ao passo que GII apresentou as mesmas alterações de GI, com exceção do teste de logoaudiometria pediátrica. CONCLUSÃO: os escolares com transtornos de aprendizagem apresentaram desempenho inferior nos testes de processamento auditivo, sendo que os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentaram maior número de habilidades auditivas alteradas, em comparação com os escolares com dislexia, por terem apresentado atenção sustentada reduzida. O grupo de escolares com dislexia apresentou alterações decorrentes da dificuldade relacionada à codificação e decodificação de estímulos sonoros.
id UNSP_82739b57a4fa1b23aa0bc537b63f5e59
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/10782
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivoPerformance of students with learning disabilities and dyslexia on auditory processing testsPercepção auditivaTranstornos da audiçãoTranstornos de aprendizagemDislexiaAuditory perceptionHearing disordersLearning disordersDyslexiaOBJETIVO: caracterizar e comparar, por meio de testes comportamentais, o processamento auditivo de escolares com diagnóstico interdisciplinar de (I) distúrbio da aprendizagem, (II) dislexia e (III) escolares com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares na faixa etária de 8 a 16 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental, divididos em três grupos: GI composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem, GII: composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia e GIII composto por 10 escolares sem dificuldades de aprendizagem, pareados segundo gênero e faixa etária com os grupos GI e GII. Foram realizadas avaliação audiológica e de processamento auditivo. RESULTADOS: os escolares de GIII apresentaram desempenho superior nos testes de processamento auditivo em relação aos escolares de GI e GII. GI apresentou desempenho inferior nas habilidades auditivas avaliadas para testes dicóticos de dígitos e dissílabos alternados, logoaudiometria pediátrica, localização sonora, memória verbal e não-verbal, ao passo que GII apresentou as mesmas alterações de GI, com exceção do teste de logoaudiometria pediátrica. CONCLUSÃO: os escolares com transtornos de aprendizagem apresentaram desempenho inferior nos testes de processamento auditivo, sendo que os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentaram maior número de habilidades auditivas alteradas, em comparação com os escolares com dislexia, por terem apresentado atenção sustentada reduzida. O grupo de escolares com dislexia apresentou alterações decorrentes da dificuldade relacionada à codificação e decodificação de estímulos sonoros.PURPOSE: to characterize and compare, by means of behavioral tests, the auditory processing of students with an interdisciplinary diagnosis of (I) learning disorder, (II) dyslexia and (III) students with good academic performance. METHODS: thirty students ranging from the ages 8 to 16 year old, from both genders, took part in this study and were divided as follows: Group I (GI): composed of 10 students with interdisciplinary diagnosis of learning disabilities. Group II (GII): composed of 10 students with dyslexia diagnosis. Group III (GIII): composed of 10 students, attending grades two to four, with good academic performance, paired up according to gender and age with groups I and II. A basic auditory evaluation and an evaluation of central auditory processing were conducted. RESULTS: the students of GIII showed statistically superior performance in auditory processing tests compared to the students of GI and GII. GI showed lower performance in auditory abilities assessed in the tests of dichotic digits, alternating dissyllable, pediatric speech intelligibility, sound localization, memory for verbal and non-verbal sounds, and GII also showed the same changes as GI, except in the pediatric speech intelligibility test. CONCLUSION: the students with learning disabilities showed lower performance in auditory processing tests, and the students with learning disorders had the highest number of altered abilities when compared with the students with dyslexia, which can be explained by the fact that this group shows reduced sustained attention. The dyslexia group showed alterations derived from the difficulty related to the auditory stimulus encoding and decoding.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e CiênciasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências Departamento de FonoaudiologiaCEFAC Saúde e EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2014-05-20T13:31:39Z2014-05-20T13:31:39Z2011-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article513-521application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000126Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 3, p. 513-521, 2011.1516-1846http://hdl.handle.net/11449/1078210.1590/S1516-18462010005000126S1516-18462011000300015S1516-18462011000300015.pdf30258980456435009057316530389548SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista CEFACinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-12T06:08:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/10782Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-12T06:08:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
Performance of students with learning disabilities and dyslexia on auditory processing tests
title Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
spellingShingle Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Percepção auditiva
Transtornos da audição
Transtornos de aprendizagem
Dislexia
Auditory perception
Hearing disorders
Learning disorders
Dyslexia
title_short Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
title_full Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
title_fullStr Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
title_full_unstemmed Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
title_sort Desempenho de escolares com distúrbio de aprendizagem e dislexia em testes de processamento auditivo
author Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
author_facet Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Cardoso, Ana Cláudia Vieira [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção auditiva
Transtornos da audição
Transtornos de aprendizagem
Dislexia
Auditory perception
Hearing disorders
Learning disorders
Dyslexia
topic Percepção auditiva
Transtornos da audição
Transtornos de aprendizagem
Dislexia
Auditory perception
Hearing disorders
Learning disorders
Dyslexia
description OBJETIVO: caracterizar e comparar, por meio de testes comportamentais, o processamento auditivo de escolares com diagnóstico interdisciplinar de (I) distúrbio da aprendizagem, (II) dislexia e (III) escolares com bom desempenho acadêmico. MÉTODOS: participaram deste estudo 30 escolares na faixa etária de 8 a 16 anos de idade, de ambos os gêneros, de 2ª a 4ª séries do ensino fundamental, divididos em três grupos: GI composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de distúrbio de aprendizagem, GII: composto por 10 escolares com diagnóstico interdisciplinar de dislexia e GIII composto por 10 escolares sem dificuldades de aprendizagem, pareados segundo gênero e faixa etária com os grupos GI e GII. Foram realizadas avaliação audiológica e de processamento auditivo. RESULTADOS: os escolares de GIII apresentaram desempenho superior nos testes de processamento auditivo em relação aos escolares de GI e GII. GI apresentou desempenho inferior nas habilidades auditivas avaliadas para testes dicóticos de dígitos e dissílabos alternados, logoaudiometria pediátrica, localização sonora, memória verbal e não-verbal, ao passo que GII apresentou as mesmas alterações de GI, com exceção do teste de logoaudiometria pediátrica. CONCLUSÃO: os escolares com transtornos de aprendizagem apresentaram desempenho inferior nos testes de processamento auditivo, sendo que os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentaram maior número de habilidades auditivas alteradas, em comparação com os escolares com dislexia, por terem apresentado atenção sustentada reduzida. O grupo de escolares com dislexia apresentou alterações decorrentes da dificuldade relacionada à codificação e decodificação de estímulos sonoros.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
2014-05-20T13:31:39Z
2014-05-20T13:31:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000126
Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 3, p. 513-521, 2011.
1516-1846
http://hdl.handle.net/11449/10782
10.1590/S1516-18462010005000126
S1516-18462011000300015
S1516-18462011000300015.pdf
3025898045643500
9057316530389548
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462010005000126
http://hdl.handle.net/11449/10782
identifier_str_mv Revista CEFAC. CEFAC Saúde e Educação, v. 13, n. 3, p. 513-521, 2011.
1516-1846
10.1590/S1516-18462010005000126
S1516-18462011000300015
S1516-18462011000300015.pdf
3025898045643500
9057316530389548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista CEFAC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 513-521
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
publisher.none.fl_str_mv CEFAC Saúde e Educação
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964904568913920