As origens da psicanálise de crianças no Brasil: entre a educação e a medicina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000300002 http://hdl.handle.net/11449/6597 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar a forma como as primeiras informações relativas à psicanálise de crianças foram introduzidas no Brasil, bem como delinear como estas idéias foram apropriadas pelos teóricos nacionais e incorporadas nas práticas de assistência à criança desenvolvidas no País nas primeiras décadas do século XX. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa histórica de natureza qualitativa, mediante a realização de um levantamento bibliográfico que buscou identificar a produção de autores nacionais sobre psicanálise de crianças entre as décadas de 1920 a 1950. Os resultados indicam que a inserção da psicanálise de crianças no país ocorreu por duas vias: primeiramente através da educação, mediante a utilização deste referencial teórico com o intuito de melhor gerir a educação das crianças e solucionar seus problemas escolares; e, posteriormente, por intermédio da medicina, mediante o desenvolvimento de uma prática psicoterápica destinada ao tratamento de crianças com transtornos emocionais. |
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As origens da psicanálise de crianças no Brasil: entre a educação e a medicinaLos orígenes de psicoanálisis de niños en Brasil: entre la educación y la medicinaThe origins of the psychoanalysis of children in Brazil: between education and the medicinePsicanálisecriançaBrasilPsicoanálisisniñosBrasilPsychoanalysischildBrazilO presente artigo tem por objetivo investigar a forma como as primeiras informações relativas à psicanálise de crianças foram introduzidas no Brasil, bem como delinear como estas idéias foram apropriadas pelos teóricos nacionais e incorporadas nas práticas de assistência à criança desenvolvidas no País nas primeiras décadas do século XX. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa histórica de natureza qualitativa, mediante a realização de um levantamento bibliográfico que buscou identificar a produção de autores nacionais sobre psicanálise de crianças entre as décadas de 1920 a 1950. Os resultados indicam que a inserção da psicanálise de crianças no país ocorreu por duas vias: primeiramente através da educação, mediante a utilização deste referencial teórico com o intuito de melhor gerir a educação das crianças e solucionar seus problemas escolares; e, posteriormente, por intermédio da medicina, mediante o desenvolvimento de uma prática psicoterápica destinada ao tratamento de crianças com transtornos emocionais.El artículo presente tiene el objetivo de investigar la forma como las primeras informaciones relativas a los psicoanálisis de niños que se introdujo en Brasil, así como para delinear cómo estas ideas fueran adecuadas por las personas teóricas nacionales e, incorporado en las prácticas de ayuda al niño, desarrollado al país en las primeras décadas del siglo XX. Para tal una investigación histórica de naturaleza cualitativa se desarrolló, por el logro de un levantamiento bibliográfico que buscó identificar la producción de los autores nacionales en psicoanálisis de niños entre las décadas de 1920 a 1950. Los resultados indican que la inserción del psicoanálisis de los niños en el país pasó por dos caminos: primeramente a través de la educación, por el uso de esta referencia teórica con la intención de mejor manejar la educación del los niños y resolver sus problemas escolares, y, después, a través de la medicina, a través del desarrollo de una práctica psicoterapéutica destinada al tratamiento de los niños con los problemas emocionales.O presente artigo tem por objetivo investigar a forma como as primeiras informações relativas à psicanálise de crianças foram introduzidas no Brasil, bem como delinear como estas idéias foram apropriadas pelos teóricos nacionais e incorporadas nas práticas de assistência à criança desenvolvidas no País nas primeiras décadas do século XX. Para isto foi desenvolvida uma pesquisa histórica de natureza qualitativa, mediante a realização de um levantamento bibliográfico que buscou identificar a produção de autores nacionais sobre psicanálise de crianças entre as décadas de 1920 a 1950. Os resultados indicam que a inserção da psicanálise de crianças no país ocorreu por duas vias: primeiramente através da educação, mediante a utilização deste referencial teórico com o intuito de melhor gerir a educação das crianças e solucionar seus problemas escolares; e, posteriormente, por intermédio da medicina, mediante o desenvolvimento de uma prática psicoterápica destinada ao tratamento de crianças com transtornos emocionais.UNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SociedadeUNESP Faculdade de Ciências e Letras de Assis Programa de Pós-Graduação em Psicologia e SociedadeUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Abrão, Jorge Luís Ferreira [UNESP]2014-05-20T13:22:28Z2014-05-20T13:22:28Z2009-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article423-432application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722009000300002Psicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 14, n. 3, p. 423-432, 2009.1413-7372http://hdl.handle.net/11449/659710.1590/S1413-73722009000300002S1413-73722009000300002S1413-73722009000300002.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia em Estudo0,229info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-14T15:11:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/6597Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:29:55.360655Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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