Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Jessika Carneiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/79622
Resumo: As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.
id UFRGS-2_6ef44ad0d9f9b1b415c809097e022249
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79622
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fernandes, Jessika CarneiroCastro, Flavio Antonio de Souza2013-10-25T01:50:14Z2013http://hdl.handle.net/10183/79622000902821As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.Practices of teaching and learning, in swimming, are few explored in the scientific literature. Considering that children between 3 and 5 years old are going through a time of great transformation, knowledge about the methods used for teaching in this age group is critical to proper practices regarding motor and psychological reality of these children. Thus, the present study aimed to investigate the teaching methods applied in a swimming club and a swimming academy in Porto Alegre with children from 3 to 5 years old. The methodological design chosen for this work was the study of cases, from the classes’ observation and a semi-structured interview application to the selected teachers. Throughout this study issues related to the methodology of teaching swimming, teacher training, educational programs, goals, skills, organization and duration of lessons, use of teaching materials, teaching of playfulness and formal styles were analyzed and discussed. It is concluded that there is a relationship between theory and practice in both institutions and that the issues inherent in the teaching and learning of swimming are intertwined with the training of teachers and the lack of publications about this subject.application/pdfporNatacao : EstilosSwimmingLearningPracticeNatação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902821.pdf000902821.pdfTexto completoapplication/pdf350708http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/1/000902821.pdf7c30060f6039121d5a04c07d2db0de7eMD51TEXT000902821.pdf.txt000902821.pdf.txtExtracted Texttext/plain88005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/2/000902821.pdf.txtfb58968844854b3ee551d77aa9516f66MD52THUMBNAIL000902821.pdf.jpg000902821.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/3/000902821.pdf.jpg3540a21ef75e563d2f559e01ce5b6556MD5310183/796222022-06-16 04:41:23.723946oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79622Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-16T07:41:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
title Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
spellingShingle Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
Fernandes, Jessika Carneiro
Natacao : Estilos
Swimming
Learning
Practice
title_short Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
title_full Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
title_fullStr Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
title_full_unstemmed Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
title_sort Natação para crianças de 3 a 5 anos : as práticas de ensino-aprendizagem em um clube e em uma academia de Porto Alegre
author Fernandes, Jessika Carneiro
author_facet Fernandes, Jessika Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Jessika Carneiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Castro, Flavio Antonio de Souza
contributor_str_mv Castro, Flavio Antonio de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Natacao : Estilos
topic Natacao : Estilos
Swimming
Learning
Practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Swimming
Learning
Practice
description As práticas de ensino-aprendizagem, na natação, são pouco exploradas pela literatura científica. Considerando que a criança entre 3 e 5 anos passa por um momento de grandes transformações, o conhecimento dos métodos utilizados para o ensino nesta faixa etária é fundamental para práticas adequadas à realidade motora e psicológica dessas crianças. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo investigar os métodos de ensino da natação aplicados em um clube e em uma academia de natação de Porto Alegre com crianças de 3 a 5 anos. O desenho metodológico escolhido para este trabalho foi o estudo de casos, a partir da observação de aulas e de uma entrevista semi-estruturada com os professores selecionados. Ao longo deste estudo foram analisadas e discutidas questões referentes à metodologia de ensino da natação, formação do professor, programas de ensino, objetivos, habilidades, organização e duração das aulas, utilização de matérias pedagógicos, ludicidade e o ensino dos estilos formais. Se conclui que há proximidade entre a teoria e prática em ambas as instituições e que as questões inerentes ao ensino aprendizagem da natação estão entrelaçadas com a formação dos professores e a falta de publicações sobre o tema.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-10-25T01:50:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/79622
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000902821
url http://hdl.handle.net/10183/79622
identifier_str_mv 000902821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/1/000902821.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/2/000902821.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79622/3/000902821.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 7c30060f6039121d5a04c07d2db0de7e
fb58968844854b3ee551d77aa9516f66
3540a21ef75e563d2f559e01ce5b6556
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224456016756736