Formação continuada de arte educadores: políticas da rede municipal de São Paulo (1996-2008)
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/86917 |
Resumo: | A presente pesquisa tratou de analisar a política de formação continuada, dirigida aos professores de Artes da rede municipal de ensino de São Paulo, no período que compreendeu os anos de 1997 a 2008. A sua realização problematizou a prática de formulação dos projetos de formação continuada, tendo em vista as mudanças promovidas a partir da Lei 9.394/96, que estabeleceu as novas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O desenvolvimento desta dissertação deu-se através da análise dos documentos oficiais da prefeitura de São Paulo e através de uma entrevista com um dos agentes responsáveis pela formulação de projetos de formação continuada. Para a fundamentação das análises dos documentos foram desenvolvidos dois capítulos essenciais à compreensão da pesquisa, que traçam um panorama sobre o ensino de Artes no século XX e trazem a discussão da formação continuada, a partir das vozes dos autores referenciais sobre o assunto. Os resultados apresentados apontam um aumento no volume das ações de formação continuada, dirigidas à rede, porém com o estabelecimento de uma política educacional que não privilegia a participação do corpo docente. No período analisado, não houve uma permanente ligação entre as diretrizes e proposições do Ministério da Educação e a prática da rede municipal de ensino paulistana. Ao final desse estudo, é possível concluir que o trabalho de formação continuada dos professores de Artes apresenta problemas estruturais, devido ao descompasso entre a formação inicial dos docentes, habilitados em uma determinada linguagem artística, e a prática escolar, que exige um trabalho com a totalidade das linguagens das artes. Sendo assim, as ações de formação continuada repensaram a reorientação da política educacional do município, como também os problemas específicos da área... |
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Formação continuada de arte educadores: políticas da rede municipal de São Paulo (1996-2008)Arte - EducaçãoFormação continuada de professoresEducação permanenteEducação - São PauloGestãoManagementA presente pesquisa tratou de analisar a política de formação continuada, dirigida aos professores de Artes da rede municipal de ensino de São Paulo, no período que compreendeu os anos de 1997 a 2008. A sua realização problematizou a prática de formulação dos projetos de formação continuada, tendo em vista as mudanças promovidas a partir da Lei 9.394/96, que estabeleceu as novas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O desenvolvimento desta dissertação deu-se através da análise dos documentos oficiais da prefeitura de São Paulo e através de uma entrevista com um dos agentes responsáveis pela formulação de projetos de formação continuada. Para a fundamentação das análises dos documentos foram desenvolvidos dois capítulos essenciais à compreensão da pesquisa, que traçam um panorama sobre o ensino de Artes no século XX e trazem a discussão da formação continuada, a partir das vozes dos autores referenciais sobre o assunto. Os resultados apresentados apontam um aumento no volume das ações de formação continuada, dirigidas à rede, porém com o estabelecimento de uma política educacional que não privilegia a participação do corpo docente. No período analisado, não houve uma permanente ligação entre as diretrizes e proposições do Ministério da Educação e a prática da rede municipal de ensino paulistana. Ao final desse estudo, é possível concluir que o trabalho de formação continuada dos professores de Artes apresenta problemas estruturais, devido ao descompasso entre a formação inicial dos docentes, habilitados em uma determinada linguagem artística, e a prática escolar, que exige um trabalho com a totalidade das linguagens das artes. Sendo assim, as ações de formação continuada repensaram a reorientação da política educacional do município, como também os problemas específicos da área...This research analyzes the continued education policy applicable to Arts teachers from São Paulo municipal schools, in the period from 1997 to 2008. The research identified a problem related to the development of continued education projects, in view of the changes introduced by Law No. 9394/96, which established the new National Education Guidelines and Directives. The development of this paper was based on the analysis of the official documents held by the São Paulo municipal government as well as an interview with one of the parties in charge of developing continued education projects. In order to support the analyses of the documents, two chapters were prepared, which are essential to the understanding of the research, and also contain a scenario about Arts teaching in the twentieth century, further discussing continued education, based on the declarations made by authors specialized in the matter. The results presented indicate an increase in the continued education initiatives, applicable to the network of municipal schools, however, with the establishment of an educational policy that does not prioritize participation of teachers. In the period under review, there was no permanent link between Ministry of Education directives and proposals and the practices adopted by São Paulo municipal schools. This study concludes that Arts teachers continued education work presents structural problems, due to the departure between the initial formation of certified Arts teachers and the teaching practice, which requires a work encompassing all sorts of artistic languages. In view of this, continued education initiatives started not only to reconsidered the restructuring of the municipal educational policy, also the specific problems in the area of actuation of Arts teachers, sharing its time and its success.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Christov, Luiza Helena da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes Junior, Carlos Eduardo [UNESP]2014-06-11T19:22:28Z2014-06-11T19:22:28Z2009-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 f. : il.application/pdfFERNANDES JUNIOR, Carlos Eduardo. Formação continuada de arte educadores: políticas da rede municipal de São Paulo (1996-2008). 2009. 115 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2009.http://hdl.handle.net/11449/86917000590814fernandesjunior_ce_me_ia.pdf33004013063P467593574289196520881287710938442Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPpor139284info:eu-repo/semantics/openAccess2024-10-04T19:13:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/86917Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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