O conceito de personalidade em Lidia I. Bozhovich: contribuições para a Psicologia Histórico-Cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salina, André Perussi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243384
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo sistematizar teoricamente o conceito de personalidade em Lídia I. Bozhovich, uma das continuadoras da Psicologia Histórico-Cultural. Identificamos que o desenvolvimento da personalidade é um fenômeno relevante para a psicologia soviética, sendo um dos conceitos fundamentais sobre o qual a teoria se desenvolve. Porém, no Brasil, o estudo da personalidade tem tido limites significativos, especialmente determinados pela dificuldade de acessar integralmente os textos dos psicólogos soviéticos. Em nossa pesquisa, refletimos sobre a constituição de uma pesquisa teórica a partir do método materialista histórico-dialético e dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Defendemos que a teoria é um momento da apreensão da realidade e que, enquanto produto humano, contém determinada objetividade. Realizamos uma síntese introdutória entre a história da psicologia soviética e a biografia da autora. Nesta, argumentamos que vida, obra e contexto histórico existem em unidade. A partir dos textos da autora, sistematizamos o conceito de personalidade e o seu processo de desenvolvimento. Além disso, organizamos as hipóteses da autora acerca dos períodos de formação da personalidade. Neste momento, apresentamos a ideia da autora segundo a qual a personalidade em desenvolvimento se expressa de maneira qualitativamente diferente em cada um dos períodos do desenvolvimento psicológico. Concluímos que o conceito de personalidade se refere a uma propriedade do ser humano que atingiu um certo nível de desenvolvimento psicológico. A personalidade sintetiza a relação do sujeito com a realidade e as suas funções psicológicas, garantindo ao sujeito relativa estabilidade. Por organizar o comportamento humano, o desenvolvimento da personalidade permite que o sujeito oriente a sua ação a partir de suas intenções e, portanto, desenvolva a possibilidade de agir criativamente, transformando a realidade e a si mesmo. Por fim, defendemos que o conceito de personalidade deva ser apropriado por psicólogas e educadoras, pois permite que a intervenção sobre o seu processo de formação seja intencional. Neste sentido, a formação da personalidade é meio e finalidade dos processos educativos e de cuidado.
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Em nossa pesquisa, refletimos sobre a constituição de uma pesquisa teórica a partir do método materialista histórico-dialético e dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural. Defendemos que a teoria é um momento da apreensão da realidade e que, enquanto produto humano, contém determinada objetividade. Realizamos uma síntese introdutória entre a história da psicologia soviética e a biografia da autora. Nesta, argumentamos que vida, obra e contexto histórico existem em unidade. A partir dos textos da autora, sistematizamos o conceito de personalidade e o seu processo de desenvolvimento. Além disso, organizamos as hipóteses da autora acerca dos períodos de formação da personalidade. Neste momento, apresentamos a ideia da autora segundo a qual a personalidade em desenvolvimento se expressa de maneira qualitativamente diferente em cada um dos períodos do desenvolvimento psicológico. Concluímos que o conceito de personalidade se refere a uma propriedade do ser humano que atingiu um certo nível de desenvolvimento psicológico. A personalidade sintetiza a relação do sujeito com a realidade e as suas funções psicológicas, garantindo ao sujeito relativa estabilidade. Por organizar o comportamento humano, o desenvolvimento da personalidade permite que o sujeito oriente a sua ação a partir de suas intenções e, portanto, desenvolva a possibilidade de agir criativamente, transformando a realidade e a si mesmo. Por fim, defendemos que o conceito de personalidade deva ser apropriado por psicólogas e educadoras, pois permite que a intervenção sobre o seu processo de formação seja intencional. Neste sentido, a formação da personalidade é meio e finalidade dos processos educativos e de cuidado.This research aimed to systematize theoretically the concept of personality in Lidia I. Bozhovich, one of the continuators of Cultural-Historical Psychology. We identified that personality development is a relevant phenomenon for soviet psychology, being one of the fundamental concepts upon which the theory develops. However, in Brazil, the study of personality has had significant limits, especially determined by the difficulty to fully access the texts of the Soviet psychologists. In our research, we reflect on the constitution of a theoretical research from the historical-dialectical materialist method and the assumptions of Cultural-Historical Psychology. We argued that theory is a moment of the apprehension of reality and that, as a human product, it contains a certain objectivity. We made an introductory synthesis between the history of Soviet psychology and the biography of the author. In this biography, we argued that life, work and historical context exist in unity. From the author's texts, we systematize the concept of personality and its developmental process. Furthermore, we organized the author's hypotheses about the periods of personality formation. At this point, we presented the author's idea that the developing personality is expressed in a qualitatively different way in each of the periods of psychological development. We concluded that the concept of personality refers to a property of the human being who has reached a certain level of psychological development. Personality synthesizes the subject's relationship with reality and his or her psychological functions, ensuring the subject relative stability. By organizing human behavior, the development of personality allows the subject to guide his action based on his intentions and, therefore, to develop the possibility to act creatively, transforming reality and himself. Finally, we argued that the concept of personality should be appropriated by psychologists and educators, because it allows the intervention on its formation process to be intentional. In this sense, the formation of personality is the means and purpose of the educational and care processes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 88887.617819/2021-00.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Asbahr, Flávia da Silva Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Salina, André Perussi2023-05-11T19:27:03Z2023-05-11T19:27:03Z2023-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24338433004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-26T06:22:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243384Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:23:01.192370Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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