Como fazer junto: a arte e a educação na mediação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Valquíria Prates Pereira [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/183127
Resumo: A tese defendida neste estudo é que a mediação cultural se apropria de repertórios de participação da arte e da educação. Reconheceu durante a investigação elementos das seguintes hipóteses: que a mediação cultural em artes é realizada por profissionais de diversas áreas, que atuam em instituições culturais conjugando repertórios e práticas da arte e da educação a partir de premissas da ação cultural, em caráter dialógico e coletivo em âmbitos educacionais, artísticos ou sociais; que esta atuação pode instaurar ambientes e processos onde é possível experimentar o convívio e a valorização da diversidade a partir do contato com diferentes ideologias; que as publicações com as descrições, narrativas de processos, registros, avaliações e estratégias de circulação de ideias empregadas em projetos de mediação cultural podem constituir um importante material de formação para profissionais da área. Diante das hipóteses formuladas e suas premissas, tomou como objeto de investigação oito projetos de mediação cultural (sendo quatro deles realizados com a participação da pesquisadora). Estudou a partir deles os registros e narrativas sobre atividades artístico-pedagógicas coletivas feitas por profissionais que atuam na mediação cultural em instituições culturais, selecionando quatro projetos que tiveram a intenção prévia de pesquisar as práticas coletivas que promoveram junto de uma rede de profissionais e instituições envolvidos. Submeteu o material analisado aos seguintes questionamentos: ‘o que é possível apreender sobre a presença da arte e da educação como repertórios da mediação cultural a partir das descrições, narrativas, registros, avaliações e estratégias participação e de circulação de ideias empregadas em projetos de mediação cultural das artes?’ ‘como são articuladas as propostas metodológicas e estratégias de participação vislumbradas a partir das narrativas sobre as experiências de profissionais que realizam projetos de mediação cultural em artes?’. Os indicadores para avaliação em mediação cultural foram emprestados de relatórios de Carmen Mörsch e seus grupos de pesquisa, orientando a busca por indícios de: premissas e intenções dos projetos; estrutura para realização dos projetos; presença de diferentes estratégias de participação. Também buscou-se nos textos os modos como cada projeto: definiu o “artístico” e o “pedagógico”; estabeleceu estratégias e metodologias de participação. Atravessaram as formulações da pesquisa ideias sobre: a experiência, com John Dewey e Mary Jane Jacob; a mediação cultural com Rejane G. Coutinho, Maria Lind e Carmen Mörsch; a ação cultural para a democracia com Paulo Freire, John Dewey e Jacques Rancière.
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Reconheceu durante a investigação elementos das seguintes hipóteses: que a mediação cultural em artes é realizada por profissionais de diversas áreas, que atuam em instituições culturais conjugando repertórios e práticas da arte e da educação a partir de premissas da ação cultural, em caráter dialógico e coletivo em âmbitos educacionais, artísticos ou sociais; que esta atuação pode instaurar ambientes e processos onde é possível experimentar o convívio e a valorização da diversidade a partir do contato com diferentes ideologias; que as publicações com as descrições, narrativas de processos, registros, avaliações e estratégias de circulação de ideias empregadas em projetos de mediação cultural podem constituir um importante material de formação para profissionais da área. Diante das hipóteses formuladas e suas premissas, tomou como objeto de investigação oito projetos de mediação cultural (sendo quatro deles realizados com a participação da pesquisadora). Estudou a partir deles os registros e narrativas sobre atividades artístico-pedagógicas coletivas feitas por profissionais que atuam na mediação cultural em instituições culturais, selecionando quatro projetos que tiveram a intenção prévia de pesquisar as práticas coletivas que promoveram junto de uma rede de profissionais e instituições envolvidos. Submeteu o material analisado aos seguintes questionamentos: ‘o que é possível apreender sobre a presença da arte e da educação como repertórios da mediação cultural a partir das descrições, narrativas, registros, avaliações e estratégias participação e de circulação de ideias empregadas em projetos de mediação cultural das artes?’ ‘como são articuladas as propostas metodológicas e estratégias de participação vislumbradas a partir das narrativas sobre as experiências de profissionais que realizam projetos de mediação cultural em artes?’. Os indicadores para avaliação em mediação cultural foram emprestados de relatórios de Carmen Mörsch e seus grupos de pesquisa, orientando a busca por indícios de: premissas e intenções dos projetos; estrutura para realização dos projetos; presença de diferentes estratégias de participação. Também buscou-se nos textos os modos como cada projeto: definiu o “artístico” e o “pedagógico”; estabeleceu estratégias e metodologias de participação. Atravessaram as formulações da pesquisa ideias sobre: a experiência, com John Dewey e Mary Jane Jacob; a mediação cultural com Rejane G. Coutinho, Maria Lind e Carmen Mörsch; a ação cultural para a democracia com Paulo Freire, John Dewey e Jacques Rancière.The research seeks for evidences that cultural mediation practices appropriates repertoires of participation of art and education. He acknowledged during the investigation elements of the following hypotheses: that cultural mediation in the arts is carried out by professionals from different areas, who work in cultural institutions combining repertoires and practices of art and education from the premises of cultural action, in a dialogical and collective character in educational, artistic or social contexts; that this action can establish environments and processes where it is possible to experience the conviviality and the valorization of diversity from the contact with different ideologies; that the publications with the descriptions, process narratives, registers, evaluations and strategies of circulation of ideas employed in cultural mediation projects can constitute an important training material for professionals in the area. Considering the hypotheses formulated and its premises, it took as object of investigation eight projects of cultural mediation (four of them realized with the participation of the researcher). He studied from them the records and narratives about collective artistic and pedagogical activities done by professionals who work in cultural mediation in cultural institutions, selecting four projects that had the previous intention of researching the collective practices that they promoted with a network of professionals and institutions involved. The analyzed material was submitted to the following questions: “what can be learned about the presence of art and education as repertoires of cultural mediation from the descriptions, narratives, registers, evaluations and strategies participation and circulation of ideas employed in mediation projects cultural aspects of the arts? 'How are the methodological proposals and participation strategies envisaged based on the narratives about the experiences of professionals who carry out projects of cultural mediation in the arts?” The indicators for evaluation in cultural mediation were borrowed from reports by Carmen Mörsch and her research groups, guiding the search for evidence of: premises and intentions of the projects; structure to carry out the projects; presence of different participation strategies. We also sought in the texts the ways in which each project defined the "artistic" and the "pedagogical"; established strategies and methodologies of participation. They went through the formulations of the research ideas on: the experience, with John Dewey and Mary Jane Jacob; cultural mediation with Rejane G. Coutinho, Maria Lind and Carmen Mörsch; the cultural action for democracy with Paulo Freire, John Dewey and Jacques Rancière.La tesis defendida en este estudio es que la mediación cultural se apropia de los repertorios de participación del arte y la educación. Reconoció durante la investigación los elementos de las siguientes hipótesis: que la mediación cultural en las artes es llevada a cabo por profesionales de diferentes áreas, que trabajan en instituciones culturales combinando repertorios y prácticas de arte y educación desde las premisas de la acción cultural, en un carácter dialógico y colectivo. en contextos educativos, artísticos o sociales; que esta acción puede establecer ambientes y procesos donde es posible experimentar la convivencia y la valorización de la diversidad a partir del contacto con diferentes ideologías; que las publicaciones con las descripciones, narraciones de procesos, registros, evaluaciones y estrategias de circulación de ideas empleadas en proyectos de mediación cultural pueden constituir un importante material de capacitación para los profesionales del área. Considerando las hipótesis formuladas y sus premisas, la investigacion tomó como objeto de investigación ocho proyectos de mediación cultural (cuatro de ellos realizados con la participación del investigador). Estudiados desde ellas los registros y cuentas de las actividades artísticas y educativas colectivas de los profesionales que trabajan en la mediación cultural en las instituciones culturales, la selección de cuatro proyectos que han tenido una intención previa a la investigación de las prácticas colectivas que promovieron conjuntamente una red de profesionales e instituciones implicadas . Sometió el material analizado a las siguientes preguntas: “¿Qué se puede aprender sobre la presencia del arte y la educación como repertorios de mediación cultural a partir de descripciones, narraciones, registros, evaluaciones y estrategias de participación y circulación de ideas empleadas en los proyectos de mediación? ¿Cómo se contemplan las propuestas metodológicas y las estrategias de participación basadas en las narrativas sobre las experiencias de los profesionales que realizan proyectos de mediación cultural en las artes?”. Los indicadores para la evaluación en la mediación cultural fueron tomados de los informes de Carmen Mörsch y sus grupos de investigación, guiando la búsqueda de evidencias de: premisas e intenciones de los proyectos; estructura para llevar a cabo los proyectos; Presencia de diferentes estrategias de participación. También buscamos en los textos las formas en que cada proyecto definía lo "artístico" y lo "pedagógico"; Estrategias establecidas y metodologías de participación. Pasaron por las formulaciones de las ideas de investigación sobre: la experiencia, con John Dewey y Mary Jane Jacob; mediación cultural con Rejane G. Coutinho, Maria Lind y Carmen Mörsch; La acción cultural por la democracia con Paulo Freire, John Dewey y Jacques Rancière.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Coutinho, Rejane Galvão [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Valquíria Prates Pereira [UNESP]2019-08-05T15:15:01Z2019-08-05T15:15:01Z2019-05-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18312700091905633004013063P491506590983346330000-0002-9761-8135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T20:12:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183127Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T20:12:32Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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