A gourmetização da comida: a globalização alimentar e o caso de Belém/PA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214482 |
Resumo: | A tese apresentada tem como objetivo discutir a globalização em seu aspecto cultural, apontando os impactos gerados pela gourmetização da comida em Belém/PA. No ano de 2015 Belém recebeu o prêmio de Cidade Criativa de Gastronomia, dado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A partir daí a cidade se tornou referência em gastronomia amazônica e muitos estudiosos das ciências gastronômicas e chefs de cozinha passaram a incluir a cidade em seus roteiros gastronômicos. Nesse ensejo, tanto o Estado, na figura da prefeitura da cidade e do governo estadual, quanto empresários argumentaram que esse título dado pela Unesco visa valorizar a tradição e identidade belenenses, a partir de sua culinária, que começa, então a ser inserida numa cadeia global de consumo, sendo mais uma possibilidade de consumo nas prateleiras do “supermercado cultural global”. Além disso, agora, os consumidores dessa comida se tornam parte de “comunidades transnacionais de consumidores”. As análises realizadas nesse trabalho estão estruturadas em três partes. Na primeira, foi exposto o contexto da transformação – ou da tentativa – de Belém num polo gastronômico mundial. Posteriormente, foi apresentada a rede que transita nessa cidade, apontando os discursos e as estratégias de ação dos agentes dessa rede, em busca de reconhecimento. Finalmente, foram analisados os pontos-chaves das narrativas desses agentes, demonstrando como eles utilizam da peça-chave que é a globalização para se vender enquanto representantes autênticos da culinária regional. |
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A gourmetização da comida: a globalização alimentar e o caso de Belém/PAThe gourmetization of food: the globalization of food and the case of Belém/PABelém/PAComidaGourmetizaçãoGlobalizaçãoA tese apresentada tem como objetivo discutir a globalização em seu aspecto cultural, apontando os impactos gerados pela gourmetização da comida em Belém/PA. No ano de 2015 Belém recebeu o prêmio de Cidade Criativa de Gastronomia, dado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A partir daí a cidade se tornou referência em gastronomia amazônica e muitos estudiosos das ciências gastronômicas e chefs de cozinha passaram a incluir a cidade em seus roteiros gastronômicos. Nesse ensejo, tanto o Estado, na figura da prefeitura da cidade e do governo estadual, quanto empresários argumentaram que esse título dado pela Unesco visa valorizar a tradição e identidade belenenses, a partir de sua culinária, que começa, então a ser inserida numa cadeia global de consumo, sendo mais uma possibilidade de consumo nas prateleiras do “supermercado cultural global”. Além disso, agora, os consumidores dessa comida se tornam parte de “comunidades transnacionais de consumidores”. As análises realizadas nesse trabalho estão estruturadas em três partes. Na primeira, foi exposto o contexto da transformação – ou da tentativa – de Belém num polo gastronômico mundial. Posteriormente, foi apresentada a rede que transita nessa cidade, apontando os discursos e as estratégias de ação dos agentes dessa rede, em busca de reconhecimento. Finalmente, foram analisados os pontos-chaves das narrativas desses agentes, demonstrando como eles utilizam da peça-chave que é a globalização para se vender enquanto representantes autênticos da culinária regional.The thesis presented aims to discuss globalization in its cultural aspect, pointing out the impacts generated by the gourmetization of food in Belém / PA. In 2015, Belém received the Creative City of Gastronomy award, given by Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). From then on, the city became a reference in Amazonian gastronomy and many scholars of gastronomic sciences and chefs began to include the city in their gastronomic itineraries. From this point, both the State, in the figure of the city and state governments, as well as businesspeople argued that this title given by Unesco aims to value the tradition and identity of Belém for its cuisine, which then begins to be inserted in a chain consumption, and becomes yet another possibility of consumption on the shelves of the “global cultural supermarket”. In addition, consumers of this food now become part of “transnational consumer communities''. The analysis carried out in this work is structured in three parts. In the first, I will expose the context of the transformation - or the attempt - of Belém in a world gastronomic pole. Later, I will present the network that pervades the city, pointing out the discourses and strategies of action of the agents of that network, in search of recognition. Finally, I will analyze the key points of these agents' narratives, demonstrating how they use the key piece that is globalization to sell themselves as authentic representatives of regional cuisine.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paoliello, Renata Medeiros [UNESP]Furtado, Lourdes GonçalvesUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Chêne Neto, Guilherme Bemerguy [UNESP]2021-09-21T16:22:01Z2021-09-21T16:22:01Z2021-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21448233004030017P7porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T19:34:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214482Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:05.819996Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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